Colônia de Sacramento..Vale a pena conhecer!!!


Portugal queria ampliar as fronteiras de sua Colônia até o Rio da Prata, que estava sob o domínio dos espanhóis e, no século XVII uma expedição comandada pelo português D. Manuel Lobo, iniciou o estabelecimento da Colonia do Santíssimo Sacramento,no Uruguai, na fronteira com Buenos Aires, à margem direita do rio.
Passado alguns anos a cidade passou a se chamar Colônia de Sacramento, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
Está aproximadamente a 177 Km, a oeste de Montevidéu, estrategicamente localizada na ponta de uma península, cercada pelo Rio da Prata, que, em dias de sol, reflete águas azuis e se confunde com o mar.
É uma das localidades que melhor conserva o passado português e uma cidade que também mistura os estilos espanhol e português. A cidade é bastante romântica, com ruas arborizadas com muitos, muitos plátanos e belos jardins.
O ponto de partida do Bairro Histórico é a Puerta de Campo, porta de entrada da cidade, que na época era uma fortificação.
Ao cruzar o arco de pedra, pode-se chegar ao Rio da Prata seguindo pelo Paseo de San Miguel, percorrer suas estreitas ruas, como a mais famosa Calle de los Suspiros, calçada com pedra, admirar os prédios estilo colonial pintados em branco...
... as casas com portas baixas, costume português, e mantidas nas suas portas a ALDRAVA ou ALDRABA...
Peça de ferro ou bronze para bater na porta, no lugar da campainha. Na Plaza Mayor estão o Farol de Colonia...
...as ruínas do antigo Convento de San Francisco, que foi construído em 1694, e destruído por um incêndio apenas 10 anos depois. São impressionantes as paredes que sobraram de pé e alguns dos principais museus locais.
Na área, também se encontra a Iglesia Matriz de Colonia, a mais antiga do país, que começou a ser erguida em 1680.
Colônia é repleta de museus como: o Museu Municipal,Paleontológico, Indígena e o Museu Espanhol...

O Museu do Azulejo, em frente ao rio, uma típica construção portuguesa de mais de 300 anos, restaurada em 1987, cujas paredes e parte do piso permanecem originais. Conserva uma pequena coleção de azulejos utilizados na arquitetura dos séculos 18 e 19.

O Museu Português localizado em plena Plaza Mayor, coração do centro histórico. Destacam-se móveis e cerâmicas do século 18, trazidos de Lisboa, e armas utilizadas por portugueses e espanhóis. Nos museus, encontram-se mapas com inscrições em português arcaico e livros antigos com trechos de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, os azulejos brancos com inscrições em azul. Todos estão abertos diariamente das 11h30 até 17h45, exceto às quartas-feiras.

Além do passeio histórico, as caminhadas são deliciosas, o Paseo San Gabriel, considerado o melhor ponto para se ver o sol se pôr sobre o Rio da Prata.
No centro antigo, onde ficam as atrações, a iluminação durante a noite é feita com antigos lampiões, um belo programa para relaxar e namorar...
O Puerto de Yates com sua marina cheia de barcos, vale uma visita!!! Um dos melhores passeios, para entrar no espírito da cidade, é andar de bicicleta ou de scooter, aliás, pode ser alugado em diversos locais da cidade.

Em Colônia, as diversas lojas oferecem o que há de melhor em artigos de couro, blusas e casacos de BURMA (Cashmere Uruguaio) e as lojas de antiguidades são de encher os olhos!
A Zona Franca, em Colônia, conta com condições de acesso no comércio bilateral Brasil-Uruguai para produtos provenientes da Zona Franca de Manaus e da Zona Franca de colônia e Nova Palmira.
Em Colônia pode-se se hospedar em maravilhosos e luxuosos hotéis!

Sheraton Golf & Spa Resort Colonia del Sacramento - Apenas 16 Km do Centro da Cidade e 18 Km do Aeroporto de Colonia. O Sheraton Golf Hotel Roma oferece uma localização excelente. Há Campo de Golfe, Piscina, Sala de ginástica, o Resort é realmente um luxo!
Four Seasons Carmelo Hotel - Ruta 21, km 262. Excelente hotel de luxo, rodeado por pinheiros e eucaliptos, próximo ao Rio da Plata. Uma tranqüilidade admirável rodeia o lugar, que se encontra muito perto de Colonia del Sacramento, com um Spa espetacular, piscina aberta com cascata, o melhor campo de golfe da América do Sul e um serviço inigualável.

Radisson Hotel Colonia- Washington Barbot 283.Um hotel novo, de frente para o Rio da Prata, com uma área de lazer, que convida a passar horas, apreciando a bela paisagem.

Days Inn Resort Casa del Sol Ruta 1, Km 170. Fica apenas 5 minutos de Colonia del Sacramento e 3 minutos do aeroporto, sobre a Rota Nacional 1, que liga Colonia a Montevideo.Um hotel muito bom, com conforto e preparado para o melhor do lazer.

Colony Park Plaza Unique Hotel, Rambla de las Américas y JM Blanes, localizado a apenas 5 minutos do centro histórico da Cidade de Colônia del Sacramento, numa área onde o arquitetônico está em harmonia com a natureza.

Hotel Don Antonio Posada, Ituzaingó 232.Construído em 1850, proporciona um ambiente aconchegante, romântico e confortável...
Um lugar diferente, charmoso e com um excelente atendimento ...
Desfrute de quartos espaçosos, decorados com pedras brutas, caregue as energias com um requintado café-da manhã e divirta-se com o pôr-do-sol sobre o Rio da Plata.

El Mirador Hotel e Spa, possui 2 quadras de Tênis, 1 quadra de Padel,na Avenida Roosevelt 203, na entrada à direita da Cidade. Um bom hotel.

Posada del Virrey
Hotel, España 217. Localizada próxima do Bairro Histórico. Uma pousada muito charmosa!
Há restaurantes e pequenos bistrôs para todos bolsos e gostos, predominando as parrilladas e frutos do mar. Os que estão localizados nas ruazinhas do Bairro Histórico incluem no cardápio o preço do seu charme.

El Meson de La Plaza... Maravilhoso... A construção é do século XVII e na parte de trás tem uma varanda deliciosa para os dias de verão...

Outras alternativas, são os restaurantes El Viajo Galeón, na Avenida 18 de Julio 253, que serve pratos individuais.


O El Portón, na C. General Flores 333, e o Bar Parrifia El Asador, na ltuzaingó 168, que serve assados e comida caseira e pizzas.

La Bodeguita, Calle del Comercio, 167. A vista é linda!

Dica *6 estrelas*: Para conhecer Colônia, saindo de carro de Montevideo, a estrada é muito boa e leva aproximadamente 2 horas; de ônibus, a viagem leva quase três horas ou vindo diretamente de Buenos Aires, pode-se pegar o Buquebus, um catamarã rápido, seguro e muito confortável e com free-shop a bordo! A viagem dura aproximadamente 40 minutos, cruzando as águas do Rio da Prata, o que faz de Colonia uma excelente alternativa para aqueles que querem dar um tempo fora do agito de Buenos Aires.

Um comentário:

Unknown disse...

parabéns pela postagem.
fui para Buenos Aires e de lá fiz uma visita a colônia, mas só agora pude conhece-la de verdade.