Genève ou Genebra... como Preferir!

A mundialmente conhecida cidade de Genève está rodeada por duas cadeias montanhosas... os Alpes e o Jura, e situa-se no extremo sudoeste do Lago Genève (conhecido na Suíça e em França por Lac Léman)...


...no ponto onde ele se transforma no rio Rhône; a parte do lago pertencente a Genebra é conhecida como Petit Lac (pequeno lago); o segundo rio principal de Genève é o Arve, que desagua no Rhône a Oeste do centro da cidade.

O Jonction Jonction é o bairro mais alternativo de Genève. La Jonction (A Junção) é o nome dado a o Bairro de Genève devido à sua situação geográfica entre dois grandes rios, o Rhône e o Arve.


Neste local dá-se o "encontro" dos dois "fleuves gigantes" e a tonalidade das suas águas mantêm-se separada por cerca de 500 metros.

Genève tem ótimos museus e lindos parques, que ganham mais cores durante o verão. A forte influência francesa aparece na arquitetura, nos cafés e na gastronomia, principalmente nos queijos e fondues. A língua oficial é o francês. Uma cidade onde tudo que se vê é ouro. Sede das maiores marcas de relógios do mundo. Paraíso dos endinheirados. A cidade respira e pulsa de uma forma espetacular. É uma cidade que realmente encanta.

Andar a pé é a melhor maneira de conhecer o centro e as principais atrações turísticas, outras opções podem ser os bondes ou ônibus...

Alugar uma bicicleta para passear às margens do lago Leman ou passear de barco pelo lago!

Genève abriga muitas entidades internacionais como a ONU e a OMC...Clique nas fotos para ampliar!

Conhecida pelas convenções de Genebra, que são tratados, que definem normas para leis internacionais dos Direitos Humanitários. A terra dos diplomatas é limpa, organizada, florida e bucólica.


Entre as atrações estão o Jet d'Eau ou Jato d'Água...clique nas fotos para ampliar!

com mais de cem metros de altura, o famoso Flower Clock, o relógio de flores com 5 metros de diâmetro, que a cada estação muda de cores... Clique nas fotos para ampliar!


...realmente lindo! O próprio Lac Leman que oferece passeios, opções de jantar, a luz de vela, nos barcos...

e dar comidas aos cisnes...

O Le Rhône (rio Rhône) logo após a saída do Lago Léman, vendo-se ao fundo o Jet d'Eau do Lago.


A Pont du Mont-Blanc sobre o rio Rhone é um dos principais eixos de Genebra, ligando as duas margens do Lago Leman, outra atração para se conhecer.

Do centro dessa ponte vê-se o pico de Mont Blanc, sempre com neve.

O Le Palais des Nations...Clique nas fotos para ampliar!

...está localizado em um dos maiores e mais prestigiados parques, o Ariana Park.


O Palácio das Nações abriga exposições e onde já aconteceram conferências históricas, como a comemoração do jubileu da Declaração dos Direitos Humanos.


No coração da cidade velha “Vieille Ville” está a “La Place de Bourg-de-Four, um dos locais mais movimentados e ponto de encontro das várias etnias de Genève.


Uma praça movimentada onde se vê prédios da arquitetura do século 16 e do século 18, como o Palácio da Justiça que abriga hoje o Convento da Ordem de Santa Clara.


A cidade tem a noite mais agitada da Suíça, sendo que a maior parte da atividade se concentra em torno da praça Bourg-de-Four com diversos cafés com mesas ao ar livre.

A Catedral de Saint-Pierre localizada na zona de Vieille Ville, a mais antiga...

...tradicional e bonita da cidade e onde se tem uma vista panorâmica da cidade com os lagos e os Alpes.


Para os amantes da cultura, Genebra oferece atrações, entre elas o “Musée d'Art et d'Histoire
que exibe pinturas, esculturas, armas e galerias que formam um dos maiores museus da Suíça, abrigando também o Museu do relógio e Esmaltagem,que é afinal uma das grandes especialidades dos suíços. No “Petit Palais” (pequeno palácio), o ponto forte é arte moderna, com obras de Cézanne, Monet, Renoir etc...

Outra grande atração de Genebra é o “Museu Internacional da Cruz Vermelha” ilustra a história das atividades humanitárias através de guerras e catástrofes naturais. A herança deixada pelo genebrino Henry Dunant, que deu origem à maior organização humanitária do mundo.


Passear por Gèneve é sentir o prazer de estar onde os melhores relógios do mundo são fabricados, a sede da empresa Rolex não deixa dúvidas disto e tantos outros que são o sonho de consumo de qualquer pessoa.


O Patek Philippe Museum, é o museu da empresa Patek Philippe, fundada em 1839, é para apaixonados por relógios. São duas coleções permanentes, uma de objetos antigos que mostra relógios dos séculos 16 ao 19 e a coleção The Patek Philippe conta a história da marca, na 7, rue de Vieux Grenadiers.


No centro de Genève, na Rue de Rhône, pode-se encontrar as griffes mais cobiçadas do mundo como Cartier, Bvlgari, Gubelin, Patek Phillippe, Armani, Chanel, Dior, Givenchy, Gucci,Louis Vuitton, Joalherias, entre outras...

Na Rue du Marché e Rue de la Croix d'Or só podem circular tramways, pessoas e veículos não motorizados como bicicletas, é na verdade um grande calçadão, onde de um lado e de outro, encontram-se dezenas de lojas, de todos os tipos.

A principal loja de charutos é a Gérard Père et Fils (Rue Plantamour 34), um estabelecimento com mais de 600 variedades de charutos. As melhores jóias e relógios da Europa podem ser comprados por exemplo, na Bucherer (Rue de Mont Blanc, 22), enquanto os chocolates Favarger...

...podem ser encontrados em todas as lojas da cadeia Mercury.


O comércio de Genève não vive apenas de relógios e chocolates o Plainpalais e Carouge são dois bairros repletos de lojas personalizadas. O Carouge é considerando um bairro um tanto quanto “italiano”, o que pode ser explicado pela atmosfera descontraída.


Um bairro onde não se vêem prédios altos.

São vários os lugares agradáveis para almoçar ou jantar, como é o caso do Qu’Importe (1, rue Ancienne), do Café des Négociants (29, rue de la Filature) ou de Le Cheval Blanc (15, pl. de l’Octroi), e não faltam bares.


A Grottes/Saint Gervais é a zona da cidade conta com alguns bares interessantes e ruas com bastantes lojas. É o caso do grande Armazém MANOR, que conta com cinco andares, cada um deles dedicado a um tema e onde se pode encontrar um pouco de tudo, desde roupa a brinquedos, passando por livros ou eletrodomésticos.


O Centre Balexert , na avenue Louis-Casaï 27, está situado a alguns minutos do centro da cidade, este é um dos centros comerciais de Genebra. O Planète Charmilles (Promenade de l'Europe 11) e o Conféderation Centre (Rue de la Croix d'Or 11) são apenas três das opções ao dispor de todos aqueles que pretendem dedicar algum tempo às compras.

Em se tratando de culinária, a suíça é um dos lugares que se come um dos melhores foundes do mundo e os melhores chocolates. Dos pratos típicos está o Fondue (de queijo, de carne, de legumes, de chocolate), a Raclette (queijo, batatas e bacon), os gratins (pratos gratinados no forno) e os emancés (ensopados). È um lugar para provar os deliciosos queijos, existem mil e uma qualidades, para todos os paladares.

Há muitos bares e discotecas capazes de garantir uma boa noite de diversão. Junto ao lago e a Plainpalais, uma grande praça da cidade, conta com restaurantes de grande qualidade e diversidade.

Genebra conta com muitos locais de diversão noturna, para todos os gostos, idades e tendências, os bares ficam abertos até as 2hs da manhã, em geral, na Suíça a vida noturna acaba cedo, Café Art's (Pâquis, muito bem decorado), o Les Brasseurs (existem vários, bar típico de cerveja), Arthur's Rive Gauche (margem esquerda do lago, muito chique), Alhambar (Vieille Ville, noites temáticas), Le Nathan (gay friendly) Barrio's Latino (Plainpalais, música brasileira e latina) La Clémence (Vieille Ville, esplanada muito apreciada pelos estudantes) e Wall Street Cafe (margem direita do lago, estilo americano) ...

...já as Discos ficam abertas até as 5 da manhã como a S.I.P (Plainpalais, all styles) Platinum (Saint Gervais, pesoal elegante) B-Club (Centro, chic & branché) Bypass (Acacias, ir obrigatoriamente bem vestido) Monte-Cristo Club (Acacias, estilo latino) Moa Club (all styles, dj's internacionais).

Quanto às opções de restaurantes, considerado um dos melhores restaurantes de Genevè, o Lion D'Orfoi foi classificado entre os 150 melhores do mundo, está situado às margens do lago Léman, a poucos minutos do centro de Genevè.

Café Les Platanes, Route de la Plaine 92, aproximadamente 10 km da cidade, cozinha francesa.


La Plaine Atmosphère Lounge, na Rue Kléberg 8, restaurante sofisticado, com cozinha internacional e uma das melhores cartas de vinho de Genève. Deve-se fazer reserva!


Au Carnivore na Place du Bourg-de-Four 30, localizado no coração de Vieille Ville, pode-se apreciar a praça de Bourg-de-Four e fazer parte da história de Genève. Cozinha francesa.

Nologo, Rue de Fribourg 11, 1201, Genève, o universo da cozinha italiana.

...do salão do restaurante pode-se ver a cozinha e onde os pratos estão sendo preparados. Um restaurante elegante e confortável.


O Windows, na Quai du Mont-Blanc 17, conta com uma vista panorâmica do Lago e das montanhas e cozinha internacional, passando pela culinária francesa até a culinária da estação.

Considerado como restaurante espetacular e romântico da cidade!


Hotéis : O FOUR SEASONS DES BERGUES GENEVA,um hotel cinco estrelas, muito bem localizado no coração da cidade, a poucos metros de Jardin des Anglais...

...da Catedral de St Pierre e do centro da cidade. O Four Seasons está na 33, Quai des Bergues.

Na margem direita do Lago Lemàn encontra-se o Hotel Le Richemond que funciona como hotel desde o final do século XIX e reaberto em 2007. De alguns andares do Hotel, pode-se avistar o lago, a Cidade Velha e as montanhas do Mont-Blanc. Localizado na Jardin Brunswick,1201.

O InterContinental Genève, outro hotel cinco estrelas, na 7-9 Chemin du Petit Saconnex

Hotel Best Western Hotel Century, localizado no centro de Genève e a poucos minutos do lago e restaurantes, na av. De Frontenex, P.O. Box 6292.

Além destes hotéis, há o hotel La Cour des Augustins- Boutique Gallery Design Hotel, um hotel moderno!

...situado no emergente bairro do Carouge, na 15 rue Jean Violette.

Um comentário:

Rosarinho disse...

Adorei este post, já imprimi e vou levar na minha viagem :)