É Brasil...É Fortaleza!

Fortaleza é conhecida como cidade luz, é a terra do Sol e não é conto de pescador não, já que a Capital do Ceará é também a terra das Jangadas...o que proporciona um belo passeio e atração turística imperdível!

Como diz a música...” Minha Jangada vai sair pro mar...vou trabalhar meu bem querer”...


De uma década pra cá, a terra do grande escritor José de Alencar, teve um crescimento extraordinário, atualmente conta com quase 3 milhões de habitantes. Novos prédios surgem a cada mês e a cada ano, tudo por conta de investidores Italianos, Portugueses, Alemães e Brasileiros, muitos Brasileiros que encontraram no Ceará um lugar de vida nova e oportunidades.

Por conta da nova perspectiva de vida, a cidade possui inúmeros restaurantes, shoppings, clubes, sem falar é claro das praias... os investimentos na rede hoteleira, em condomínios, e no turismo faz a capital do Ceará um ótimo lugar para passeio e lazer.

A partir de 2008, Fortaleza será rota dos transatlânticos vindos do Caribe, EUA. O Centro da cidade conta com prédios tombados e restaurados pelo governo Municipal, Estadual e Federal...O Mercado de Artesanato, em seus quase três andares, é um local onde se concentram inúmeros artesãos com seus belos trabalhos, desde roupas, toalhas em bordado renascença, frutas secas como caju e muito mais!
O Mercado Central abre diariamente, com estacionamento coberto...

... e está situado em ponto estratégico, próximo à Catedral Metropolitana, que é histórica por natureza e que pode abrigar aproximadamente 5.000 fiéis.

Em se tratando de cultura, o Centro de Eventos Dragão do Mar, oferece lazer, arte e cultura, próximo da Rua Monsenhor Tabosa. O Dragão do Mar também serve para grandes convenções. Um lugar moderno e muito atraente. Próximo ao Dragão do Mar está a Biblioteca Pública, outra opção de cultura na cidade!

No centro ainda há um antigo presídio, a ENCETUR, hoje, transformado em feira de artesanato, neste local pode se encontrar belas toalhas de jantar, porta-bandejas, guardanapos de linho e tudo muito bem feito.


As fábricas de roupas e acessórios cresceram muito e a famosa Rua Monsenhor Tabosa, no coração da cidade oferece opções de compras, é um grande pólo de compras de roupas, calçados e acessórios com várias quadras, um verdadeiro Shopping a céu aberto...
As lojas, uma ao lado da outra, contam com ar condicionado e um atendimento muito bom. Quanto aos preços vale a pena conferir, mas prepare-se por que o calor castiga e se chover, é um banho na certa!
Fortaleza atrai compradores de países como Cabo Verde, Ilha da Madeira entre outros da Europa. São comerciantes em busca de roupas, calçados, acessórios e tudo mais que a terra cearense proporcionar. Os vôos são diários e os compradores enriquecem a economia.

A Beira Mar de Fortaleza é ligada por um extenso calçadão.
O dia começa muito cedo, por volta das cinco horas da manhã e o entardecer por volta das 18 hs., nestes horários as pessoas fazem suas caminhadas e respiram o ar tão gostoso desta terra. Ao longo do calçadão há quiosques com água de côco, peixes fritos, sucos e batidas das mais diversas frutas típicas, como o caju, sirigüela, etc...

Um dos bairros mais conhecidos da capital cearense é o bairro de Iracema, famoso pelas obras de José de Alencar e por seus encantos.
Neste lugar há uma ponte, um dos pontos mais procurados e de onde se pode ver a parte litorânea da cidade, um lugar para namorar e apreciar o mar, muito lindo e mágico... ...é a Ponte dos Ingleses. Há também a rua Tabajara, com grande concentração de bares e shows humorísticos, como a comediante Rossicléia e outros... Os shows acontecem na Lupus Bier Haus.

Em Iracema, a noite é uma criança, o complexo Armazém, antigo Armazém 47, já é conhecido dos baladeiros de Fortaleza pelas suas atrações.

A casa oferece quatro ambientes climatizados, os quais abrangem o Palco Show, onde são feitas as apresentações de forró, axé, reggae ou pop rock; a Boate Oceanos, para curtir FlashBack e Disco Music; a Boate Armazém, que oferece Dance e House ou Rock e o Bar Esquematizado.


Mucuripe Club é sucesso em Fortaleza, sendo considerado um dos melhores e maiores Complexos de Entretenimento do Brasil. O Mucuripe está na Rua Maranguape, 108.

Toda segunda-feira é dia de muita festa e forró. É a segunda-feira no Pirata, um lugar alegre divertido e famoso, atração imperdível!
Em Iracema estão alguns hotéis, como o Íbis, Blue Tree Iracema, apenas duas quadras da praia, o Holliday Inn, Maredomus Hotel, Ponta Mar de frente ao mar e o Marina Park, o hotel referência dos grandes shows e do Reveillon.

A cada final de ano, um tema é apresentado pelo Marina Park, com grandes atrações como Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e muito mais.
A capital do Ceará tem um dos reveillons mais alegres do país, em média, três bandas diferentes fazem a festa em cada clube da cidade, os convites são vendidos com tudo incluído.

A cidade quer ser reconhecida como a Capital do Reveillon.
Para comemorar a entrada do Ano Novo, na praia de Iracema, acontecem shows e fogos de artifícios, uma festa com muito calor e alegria e reúne mais de 500 mil pessoas.

Fortaleza é dividida em Oeste e Leste. Seguindo pela orla em sentido Leste, encontra-se a praia de Meireles. O padrão de construção dos prédios é de alto nível, apartamentos maravilhosos e hotéis cinco estrelas, o que fazem deste lugar... um lugar muito bom de se hospedar, passear e quem sabe de morar.


Em Meireles estão alguns dos melhores hotéis, de frente ao mar e com um calçadão para longas caminhadas. Hotéis como Praiano, Luzeiros, Oásis, Seara, Mareiro Hotel, antigo Olympo, Sol Meliá, Othon entre outros proporcionam uma vista espetacular da orla.
Em Meireles, todos os dias, acontece a feira de artesanatos, “a feirinha”, com tudo que há de bonito em artesanatos, roupas, telas. Horário de funcionamento das 16:00 às 22:00.

Mais adiante e seguindo pelo calçadão está a praia de Mucuripe, com restaurantes variados. Um dos melhores da beira mar é o restaurante Camarões, lindo, com excelente comida, gente bonita e descolada!
No final da Praia de Mucuripe pode-se degustar um bom camarão frito, ou uma lagosta, preparados na hora; é o mercado de peixes, sempre com camarões, peixes e lagostas frescas...
Outro ponto turístico é o Mausoléu do Presidente Castello Branco, uma construção moderna e localizado no bairro de Aldeota, na Av. Barão de Studart.Um dos bairros chiques de Fortaleza é o Aldeota, bairro com concentração de gente bonita, restaurantes extraordinários e comércio cinco estrelas. As melhores grifes e lojas estão neste bairro. Os Shoppings são muito bonitos, como o Shopping Aldeota e os shoppings a céu aberto fazem toda a diferença como o Buganvília.

Este lugar é realmente muito simpático e bonito, o jardim se mistura com o chafariz o que deixa com um ar de primeiro mundo. Neste shopping encontram-se restaurantes como o francês Lautrec, com pratos baseados na culinária francesa tradicional e decoração no estilo bistrô, o restaurante atrai clientes pelo requinte dos pratos e pela descontração do ambiente. Conta com uma área externa ao ar livre e outra mais reservada e climatizada.
O restaurante possui adega climatizada com cerca de 250 rótulos e capacidade para 450 garrafas;


O Japonês Ryori Sushi Lounge, com decoração moderna e paredes de vidro nos dois pavimentos, também conta com área externa.


Ainda em Aldeota o shopping Del Paseo conta com um bistrô instalado na loja de vinhos Expand Store, tem cardápio variado e a grande pedida é a berinjela gratinada... Para harmonizar com as receitas não faltam na adega as mais variadas opções em tintos, brancos, rosés e espumantes.


O Pulcinella é um dos grandes e reconhecidos restaurantes, a unidade da Rua Osvaldo Cruz é mais ampla e sofisticada; fica numa casa com jardim florido, salão climatizado com paredes de vidro, cadeiras estofadas e lustres de estilo clássico. Há um buffet de queijos e frios no sistema self-service. No cardápio são oferecidos massas com produtos regionais e frutos do mar. Rua Osvaldo Cruz, 640 – Aldeota.


Na casa da Virgílio Távora, o Pulcinella é uma cantina, situada em uma casa de esquina em área predominantemente residencial. Conta com uma farta e completa mesa de antepastos italianos; o cardápio, é um pouco diferente do restaurante da Rua Oswaldo Cruz, com pratos rápidos, pizzas, calzones, sanduíches e um bom chope, mantendo o mesmo padrão e fidelidade à verdadeira e artesanal cozinha italiana". Avenida Senador Virgílio Távora, 600 – Aldeota.


Não dá para deixar de provar a pizza da Pizzaria Vignoli, na Rua Silva Jatahy, 1600. Um lugar lindo, agradável e para esquecer das horas. A melhor pizzaria da cidade. A casa tem duas unidades quase vizinhas e ambientes ao ar livre, com mesinhas de madeira instaladas debaixo de árvores. Os objetos antigos que estão por toda parte, rádios, gramofones e máquinas fotográficas, pertencem à coleção pessoal do proprietário. A grande diversão é comer as pizzas com as mãos, vestindo as luvinhas de plástico que são oferecidas pela casa. A pizzaria tem um espaço reservado para apreciadores de vinho. Na adega climatizada estão aproximadamente 230 rótulos.


Coco Bambu é o restaurante dos restaurantes, do mesmo proprietário do restaurante Camarões. Um lugar diferente, com decoração, estilo selva Amazônica! No almoço é self-service, com comidas regionais. À noite é a vez dos crepes e das pizzas. Em outro ambiente pode-se provar da cozinha japonesa! Na Canuto de Aguiar, 1317.


Outro bairro gastronômico e que deve ser conhecido é o bairro de Varjota, conta com ótimos restaurantes e vida noturna dinâmica. O Colher de Pau é um restaurante de comida típica, muito bem feita e servida. O cardápio de alma cearense privilegia pratos típicos como a carne-de-sol servida com baião-de-dois, paçoca, banana frita, macaxeira e batata-doce.O menu regional combina perfeitamente com a decoração informal dos dois ambientes, um de cada lado da rua. A dica é ficar na área ao ar livre, especialmente a parte que funciona sob as árvores. A casa também prepara bons peixes, como o sirigado grelhado com molho de maracujá ou requeijão. Na Rua Frederico Borges, 206, Varjota.

Ainda neste bairro, o restaurante Milmares oferece um atendimento personalizado e um ótimo cardápio. Considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar de Fortaleza, na Rua Frederico, Borges, 496, Varjota.


O Parque Ecológico do Cocó é um parque estadual, no coração de Fortaleza...
é uma área de conservação, com 1.155,2 hectares... Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. Na Rua Virgílio Borba, sn - Dionísio Torres. Passando pelo parque Cocó, mais adiante está o Shopping Iguatemi.

O Iguatemi tem o melhor mix da cidade. São mais de 300 lojas, muitas delas de grandes grifes nacionais.


A Praia do Futuro é a praia mais salina do Brasil, está a cerca de 15 minutos do Centro da cidade é o local próprio para banho. Conta com diversos restaurantes, dentre eles os melhores e mais indicados são o Itaparicá e o Atlantis, com boa comida e infra-estrutura. A água é limpa na Praia do Futuro, porém o mar do Ceará é bravo.


Considerada a melhor praia de Fortaleza, tanto pela beleza, como pelas atrações é a praia do Beach Park, alem é claro de poder desfrutar do parque aquático Beach Park. Este complexo conta com restaurantes ao ar livre, com capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas, um resort de luxo.Além da localização privilegiada, o resort do Beach Park oferece uma completa infra-estrutura de serviços e lazer, com piscina, quadra poliesportiva, quadra de tênis, fitness center, saunas, teatro, restaurante e muito mais.