Marrocos...



Marrocos, é um país muçulmano e surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas, é um país com diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas.
Sempre tive a curiosidade de conhecer o Marrocos, talvez pela sua cultura, seu povo e pelas mulheres sempre envoltas em seus lenços, o que já é um mistério.

Nas ruas ainda impera o uso do djellaba, fato tradicional marroquino usado porhomens e mulheres que nos pés trazem calçados, os belgha, espécie de chinelos em pele, bastante confortáveis. A língua oficial é o árabe e o francês é considerada a segunda língua. Sua moeda é o Dirham e a economia baseia-se na agricultura, em serviços, indústria transformadora e exploração mineira. O turismo é outra fonte de receita.


Nas cidades marroquinas encontram-se traços únicos como a medina (centro comercial e residencial), cerrado por uma muralha que servia para fortificar a cidade, a mesquita central, o palácio real, o mellah (bairro judeu) e os suqs (mercados).




Casablanca é a maior cidade do país, com aproximadamente 3 milhões de habitantes e serviu de cenário ao romance de Hunphey Bogart e Ingrid Bergman durante a Segunda Guerra Mundial. Ao menos neste caso, cinema é fantasia, pois nenhuma cena do filme foi gravada ali. Casablanca é uma cidade portuária e industrial. As casas em sua grande maioria são todas brancas.


Em Casablanca há muitas mesquitas, porém a terceira maior do mundo está em Casablanca, a Mesquita Hassan II, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados. É monumental e para o povo esta mesquita representa o céu, o mar e a terra.



Na fachada, um minarete detalhadamente trabalhado com 200 metros de altura, gigantescas portas duplas de ferro e bronze, fontes e painéis decorados com mosaicos e azulejos coloridos dispostos em formas geométricas. O Interior da mesquita é fascinante, tudo é emoldurado com uma infinidade de mármore que cobre escadarias, colunas e corredores.



Ao entrar na mesquita (aliás, uma das únicas no país que permitem a entrada de não muçulmanos), o visitante escolhe, pelo idioma, um grupo para iniciar a visita. O passeio começa no subterrâneo, onde ficam as saunas e os banhos marroquinos e turcos, além de uma área com dezenas de torneiras e fontes de mármore em forma de flor de lótus para os fiéis se lavarem e se purificarem antes das orações. Subindo uma das escadarias, é hora de tirar os sapatos.


O salão de orações com capacidade para 25 mil fiéis, mescla o esmero e a perfeição dos detalhes com novidades tecnológicas impensáveis nas tradicionais mesquitas milenares - a de Hassan II foi inaugurada há 12 anos.



As paredes de estuque esculpidas com rebuscados arabescos foram feitas sem um molde sequer e versos do Corão que estampam as colunas principais são em ouro. Na saída do salão, ainda há uma bela escadaria que leva aos mezaninos destinados às mulheres e, para cima, no imenso domo, todo talhado em cedro e folhas de ouro.

Ao deixar a mesquita, uma boa idéia é conhecer o hotel Hyatt Regency, a poucas quadras dali, na Place des Nations Unies, saborear um delicioso chá ou café com doces e salgados. Hotéis como Sheraton, Novohotel podem tornar a viagem mais atraente e confortável.
Outra opção de passeio é andar pela avenida da praia, Boulevard de la Corniche, para conferir as casas de chá, os bares e restaurantes. Ao longo da Corniche, o mar surge com todo o seu esplendor. No Verão a agitação é permanente.

Nas medinas há uma imensidão de comércio, hoje tomado pelas mercadorias chinesas, mas procurando bem, pode-se encontrar artigos bonitos e tradicionais do país. A Medina Antiga ainda está parcialmente delimitada pela parede original. È um verdadeiro labirinto de ruas estreitas onde se encontra de tudo, desde alimentos a produtos artesanais. O dia, nas medinas, rege-se pelos cinco chamamentos à oração, anunciados pelo muezzin (sacerdote) do cimo do minarete das mesquitas.

O Bairro Habous, também chamado de Medina Novo ou Nouvelle Medina, foi projetado para resolver a crise habitacional e criar um ambiente moderno. Este bairro é formado por praças avenidas. Junto ao famoso bairro está o Castelo Real do Rei do Marrocos e também um dos locais mais freqüentados pelos moradores e turistas. O escritório da prefeitura também está localizado neste local!


A Igreja de Notre Dame de Lourdes, catedral católica que está situada perto do bairro de Habous e foi construída em 1950, sendo famosa pelos magníficos vitrais, desenhados pelo artista Gabriel Loire, que ocupam a totalidade das suas enormes janelas. Em Casablanca há cerca de aproximadamente 20 mil católicos.


E por falar em culinária, a comida é saborosa. Come-se muito carneiro e frango, tudo regado por azeite. O Cuscuz Royal é diferente e a comida marroquina é apimentada. A Pastella, é uma espécie de torta de massa folhada, meio doce, meio salgada, de sabor único. Tudo sempre acompanhado da bebida oficial do país, o chá de menta.
O Restaurant Le Rétro 1900 é considerado como um dos melhores restaurantes da cidade, Le Rétro apresenta as melhores especialidades da cozinha francesa. A decoração transporta-nos para o início do século, época em que o glamour marcava presença e a música era tocada pela grafonola. Restaurant Ryad Zitoun, Típico restaurante marroquino, onde são servidas algumas das melhores especialidades culinárias do reino de Sua Alteza, Hassan II.
Casablanca está a aproximadamente 100 Km de Rabat, a rodovia é pedagiada e de maneira geral a estrada é boa.
Todas as cidades, são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde; Fez é amarela.

Rabat, a cidade branca do litoral atlântico,é a capital do país e onde está o palácio do rei Hassan II filho de Mohammed V, morto em 1961. Na cidade está o Mausoléu imperial, onde está enterrado o rei Mohammed V, que levou o país à independência, em 1956. Ao lado do mausoléu está a Torre Hassan, um minarete que sobrou do que seria a maior mesquita do mundo, cujos restos resumem-se a algumas colunas e pilares, uma vez que um terremoto arrasou o local, anos atrás. O rei Hassan II, falecido em julho de 1999, era muito querido em quase todo o país e sua fotografia podia ser vista na parede da grande maioria das residências e casas de comércio. O sucessor é seu filho, Muhammad VI.



Em Rabat os principais pontos turísticos são a Torre Hassan, o Palácio Real, a Mesquita Real, o Chellah, o Portão de Oudaïa, a Kasbah des Oudaïas, o Mausoléu de Mohamed V e a Medina. Uma das partes mais memoráveis de Chellah é o seu portão, com 800 anos, de arquitetura merenida.


A Tour Hassan - enorme torre de 44 metros, era para ter sido o mais alto minarete do mundo, da mesquita destruída por um terremoto em 1755, da qual restam apenas os pilares e a própria torre.
O Mausoléu de Mohammed V, situado ao lado da Tour Hassan, que contém os restos mortais do pai do atual rei, e um belo e luxuoso mausoléu. a Kasbah des Oudaias (não qual se pode caminhar facilmente, sem a necessidade de um guia) se alcança através do Bab Oudaia, o grande portão. Nela encontra-se a antiga mesquita, do século XII e perto desta o Museu de Arte Marroquina, o Jardim Andaluz e o Cafè Maure, que tem uma bela vista para o mar.

Nenhum comentário: