Kuşadası & Ephesus - Turquia


Kuşadası é uma cidade litorânea e turística da Turquia, na costa do Mar Egeu e conta com uma população de 50.000 habitantes, subindo para quase um milhão durante o verão. A sua principal indústria é o turismo. Kuşadası fica a uma distância de 95 km (59 milhas) ao sul da maior metrópole do centro da região de Esmirna, 71 km (44 milhas) da sede da província de Aydin situada no interior e 30 Km das ruínas de Efhesus.


Para quem chega a Kusadasi de navio, a recepção aos turistas é calorosa, com apresentações de danças folclóricas, muito carinho e calor humano. No Porto de Kusadasi há free shop e um Shopping Scala Nuova, com diversas lojas de marcas internacionais. Os restaurantes apresentam pratos típicos como Shish Kebab.

Os pratos de cordeiro e peixe são os principais nos restaurantes. As sobremesas são doces (muitas vezes feitas com mel) e, em geral, misturam frutas, nozes e massas em combinações tentadoras.

As lojas e o comércio também são tentadores, muitas lojas, joalherias, casas especializadas em Tapetes e muitas ofertas por todos os lugares... e todos com negociações!


O azul do mar e a beleza deste lugar da Turquia conta com inúmeros resorts como SURMELI EFES HOTEL KUSADASI 5*, Carpe Diem Onyria Claros 5*, Pine Bay Holiday Resort 5*,Charisma De Luxe Hotel 5*, este localizado há cinco minutos do centro da cidade entre outros...
Um ponto turístico é a Guvercin Ada - a península no final da baía, que tem um castelo de praias e piscinas, incluindo uma praia privada e um café com vista para o outro lado da baía do porto de Kusadasi.



Existem praias públicas nas costas da península, em direção ao mar aberto.

Em Efhesus encontram-se ruínas bem conservadas, local que foi capital provinciana de Roma, abrigou o templo de Cybele (Artemis para os Gregos ou Diana para os romanos) e a casa da Virgem Maria.




Era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor.



Pode-se fazer um tour às ruínas desde o teatro com capacidade para 25.000 pessoas com maravilhosa acústica e onde ainda se realizam espectáculos.



Ao lado do templo de Ártemis, com 80 m de comprimento e 50 m de largura, foram encontrados suntuosos palácios romanos. Como é comum em praticamente todas as cidades ao redor do Mediterrâneo, também Efhesus acumulava em sua tradição traços religiosos orientais, egípcios, gregos, romanos e do judaísmo.



Ao ver as ruínas desta antiga cidade romana é fácil imaginar sua beleza original.



Como foi centro de comércio entre a Europa e a Ásia se desenvolveu e enriqueceu muito, o que propiciou a construção de muitos templos, bibliotecas, aquedutos e claro, teatros.



Na foto acima o templo de Adriano ...

A região também abrigou figuras históricas como Cleópatra, Marco Antônio, Virgem Maria e o apóstolo João. A casa onde, segundo conta a tradição, viveu Virgem Maria com São José quando viajaram para Efhesus foi encontrada em 1820.

Esta casa foi reconhecida pelo Vaticano como reliquia e foi visitada pelo Papa Paulo VI e pelo Papa João Paulo II.

Marrocos...



Marrocos, é um país muçulmano e surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas, é um país com diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas.
Sempre tive a curiosidade de conhecer o Marrocos, talvez pela sua cultura, seu povo e pelas mulheres sempre envoltas em seus lenços, o que já é um mistério.

Nas ruas ainda impera o uso do djellaba, fato tradicional marroquino usado porhomens e mulheres que nos pés trazem calçados, os belgha, espécie de chinelos em pele, bastante confortáveis. A língua oficial é o árabe e o francês é considerada a segunda língua. Sua moeda é o Dirham e a economia baseia-se na agricultura, em serviços, indústria transformadora e exploração mineira. O turismo é outra fonte de receita.


Nas cidades marroquinas encontram-se traços únicos como a medina (centro comercial e residencial), cerrado por uma muralha que servia para fortificar a cidade, a mesquita central, o palácio real, o mellah (bairro judeu) e os suqs (mercados).




Casablanca é a maior cidade do país, com aproximadamente 3 milhões de habitantes e serviu de cenário ao romance de Hunphey Bogart e Ingrid Bergman durante a Segunda Guerra Mundial. Ao menos neste caso, cinema é fantasia, pois nenhuma cena do filme foi gravada ali. Casablanca é uma cidade portuária e industrial. As casas em sua grande maioria são todas brancas.


Em Casablanca há muitas mesquitas, porém a terceira maior do mundo está em Casablanca, a Mesquita Hassan II, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados. É monumental e para o povo esta mesquita representa o céu, o mar e a terra.



Na fachada, um minarete detalhadamente trabalhado com 200 metros de altura, gigantescas portas duplas de ferro e bronze, fontes e painéis decorados com mosaicos e azulejos coloridos dispostos em formas geométricas. O Interior da mesquita é fascinante, tudo é emoldurado com uma infinidade de mármore que cobre escadarias, colunas e corredores.



Ao entrar na mesquita (aliás, uma das únicas no país que permitem a entrada de não muçulmanos), o visitante escolhe, pelo idioma, um grupo para iniciar a visita. O passeio começa no subterrâneo, onde ficam as saunas e os banhos marroquinos e turcos, além de uma área com dezenas de torneiras e fontes de mármore em forma de flor de lótus para os fiéis se lavarem e se purificarem antes das orações. Subindo uma das escadarias, é hora de tirar os sapatos.


O salão de orações com capacidade para 25 mil fiéis, mescla o esmero e a perfeição dos detalhes com novidades tecnológicas impensáveis nas tradicionais mesquitas milenares - a de Hassan II foi inaugurada há 12 anos.



As paredes de estuque esculpidas com rebuscados arabescos foram feitas sem um molde sequer e versos do Corão que estampam as colunas principais são em ouro. Na saída do salão, ainda há uma bela escadaria que leva aos mezaninos destinados às mulheres e, para cima, no imenso domo, todo talhado em cedro e folhas de ouro.

Ao deixar a mesquita, uma boa idéia é conhecer o hotel Hyatt Regency, a poucas quadras dali, na Place des Nations Unies, saborear um delicioso chá ou café com doces e salgados. Hotéis como Sheraton, Novohotel podem tornar a viagem mais atraente e confortável.
Outra opção de passeio é andar pela avenida da praia, Boulevard de la Corniche, para conferir as casas de chá, os bares e restaurantes. Ao longo da Corniche, o mar surge com todo o seu esplendor. No Verão a agitação é permanente.

Nas medinas há uma imensidão de comércio, hoje tomado pelas mercadorias chinesas, mas procurando bem, pode-se encontrar artigos bonitos e tradicionais do país. A Medina Antiga ainda está parcialmente delimitada pela parede original. È um verdadeiro labirinto de ruas estreitas onde se encontra de tudo, desde alimentos a produtos artesanais. O dia, nas medinas, rege-se pelos cinco chamamentos à oração, anunciados pelo muezzin (sacerdote) do cimo do minarete das mesquitas.

O Bairro Habous, também chamado de Medina Novo ou Nouvelle Medina, foi projetado para resolver a crise habitacional e criar um ambiente moderno. Este bairro é formado por praças avenidas. Junto ao famoso bairro está o Castelo Real do Rei do Marrocos e também um dos locais mais freqüentados pelos moradores e turistas. O escritório da prefeitura também está localizado neste local!


A Igreja de Notre Dame de Lourdes, catedral católica que está situada perto do bairro de Habous e foi construída em 1950, sendo famosa pelos magníficos vitrais, desenhados pelo artista Gabriel Loire, que ocupam a totalidade das suas enormes janelas. Em Casablanca há cerca de aproximadamente 20 mil católicos.


E por falar em culinária, a comida é saborosa. Come-se muito carneiro e frango, tudo regado por azeite. O Cuscuz Royal é diferente e a comida marroquina é apimentada. A Pastella, é uma espécie de torta de massa folhada, meio doce, meio salgada, de sabor único. Tudo sempre acompanhado da bebida oficial do país, o chá de menta.
O Restaurant Le Rétro 1900 é considerado como um dos melhores restaurantes da cidade, Le Rétro apresenta as melhores especialidades da cozinha francesa. A decoração transporta-nos para o início do século, época em que o glamour marcava presença e a música era tocada pela grafonola. Restaurant Ryad Zitoun, Típico restaurante marroquino, onde são servidas algumas das melhores especialidades culinárias do reino de Sua Alteza, Hassan II.
Casablanca está a aproximadamente 100 Km de Rabat, a rodovia é pedagiada e de maneira geral a estrada é boa.
Todas as cidades, são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde; Fez é amarela.

Rabat, a cidade branca do litoral atlântico,é a capital do país e onde está o palácio do rei Hassan II filho de Mohammed V, morto em 1961. Na cidade está o Mausoléu imperial, onde está enterrado o rei Mohammed V, que levou o país à independência, em 1956. Ao lado do mausoléu está a Torre Hassan, um minarete que sobrou do que seria a maior mesquita do mundo, cujos restos resumem-se a algumas colunas e pilares, uma vez que um terremoto arrasou o local, anos atrás. O rei Hassan II, falecido em julho de 1999, era muito querido em quase todo o país e sua fotografia podia ser vista na parede da grande maioria das residências e casas de comércio. O sucessor é seu filho, Muhammad VI.



Em Rabat os principais pontos turísticos são a Torre Hassan, o Palácio Real, a Mesquita Real, o Chellah, o Portão de Oudaïa, a Kasbah des Oudaïas, o Mausoléu de Mohamed V e a Medina. Uma das partes mais memoráveis de Chellah é o seu portão, com 800 anos, de arquitetura merenida.


A Tour Hassan - enorme torre de 44 metros, era para ter sido o mais alto minarete do mundo, da mesquita destruída por um terremoto em 1755, da qual restam apenas os pilares e a própria torre.
O Mausoléu de Mohammed V, situado ao lado da Tour Hassan, que contém os restos mortais do pai do atual rei, e um belo e luxuoso mausoléu. a Kasbah des Oudaias (não qual se pode caminhar facilmente, sem a necessidade de um guia) se alcança através do Bab Oudaia, o grande portão. Nela encontra-se a antiga mesquita, do século XII e perto desta o Museu de Arte Marroquina, o Jardim Andaluz e o Cafè Maure, que tem uma bela vista para o mar.

Mi Buenos Aires Querido...

Buenos Aires... ...com seus boulevars, parques, arquitetura rica em detalhes é um dos países mais conhecidos da América Latina, conhecida como "Paris da América Latina".
O Obelisco é um dos cartões postais da cidade e foi erguido em 1936 para comemorar os 400 anos da fundação de Buenos Aires.


Está localizado no centro da Plaza de La Republica, na intersecção das Avenidas Corrientes e 9 de Julio, uma das mais largas do mundo!

A Avenida Corrientes imponente com seus teatros, restaurantes, cafés, pequenas livrarias com obras-primas, lojas e Shopping Centers com artigos mais populares.A confeitaria mais antiga da cidade, a Confiteria Ideal preserva a tradição e costumes portenhos, na qual são servidos chás e sobremesas em um ambiente com aulas de tango e milongas, estando a poucos metros da Av. Corrientes e Suipacha.

Deslocando-se para a parte mais antiga da cidade está o bairro de La Boca, um antigo porto onde nasceram os primeiros cortiços que abrigavam os primeiros imigrantes vindos da Itália, Espanha e outros países da Europa. As cores vibrantes da casas tornam o lugar inconfundível e atraente, pelas suas atrações e pelo famoso Caminito...

...reduto de artistas, desenhistas, músicos. No museu de La Boca é onde estão as obras do famoso pintor Benito Quinquela Martin, que retrata a beleza nostálgica do porto e seus imigrantes. Outro ponto turístico é o estádio do "Boca" - Boca Juniors, um dos times mais importantes da Argentina. O Estádio está aberto, diariamente, para visitação entre 10:00 e 18:00 hs.

Além do estádio do Boca, o Estádio Monumental de Nuñez é o estádio do time do River Plate que faz com o Boca Juniors o maior clássico da Argentina, também conhecido como “El Superclásico”. O Monumental de Nuñez é o estádio que abriga o time no bairro de Nuñez em Buenos Aires, palco também de grandes shows como U2, Rollig Stones, Madonna etc... Tem capacidade para aproximadamente 65.000 pessoas.

No coração de Buenos Aires estão os Bancos, hotéis, lojas tradicionais e pontos turísticos como a Plaza de Mayo, palco de grandes manifestações, protestos e rebeliões. É nesta praça de encontra-se a Casa Rosada, Palácio do Governo, sede Presidencial desde 1862. A sacada da Casa Rosada foi palco de muitos discursos do Presidente Perón e sua mulher Evita! Atualmente os presidentse não residem, na Casa servindo apenas como local de reuniões e despachos do Presidente. Ainda na Plaza de Mayo está o Banco de La Nación, sede do Banco Central Argentino.
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é o principal tempo católico, com seu estilo neoclássico, se parece mais com um templo grego.

Sua fachada exibe 12 colunas que simbolizam os doze apóstolos e seu interios representa uma igreja colonial Espanhola. Aberta ao público de segunda às sextas-feiras das 08:00 às 19:00 hs, aos sábados das 09:00 à 19:30 fechando ao meio-dia e aos domingos das 09:00 às 14:00 e das 16:00 às 19:30.

O Teatro Colón, uma verdadeira jóia, a mais importante sala de espetáculos de Buenos Aires, neste ano de 2010, abre novamente suas portas depois de uma remodelação integral. Para Programação, Calendário de Eventos e outras informações deve-se acessar o site http://www.teatrocolon.org.ar.

Buenos Aires também é para ser conhecida a pé ou de metrô, com cinco linhas e aproximadamente 40 kms.


Na famosa Calle Florida estão inúmeras lojas de couro, farmácias, óticas e a belíssima Galerias Pacifico...


...com o que há de mais bonito para homens, mulheres e crianças.


Próximo a Galerias Pacifico está a Plaza de San Martin, homenagem ao pai da Pátria Argentina, General José de San Martin.

Próximo a praça está o Monumento aos Heróis caídos nas Malvinas, local onde estão os nomes dos mortos durante a Guerra das Malvinas. Muitas praças embelezam a cidade de Buenos Aires, a Plaza Fuerza Aerea Argentina, localiza-se no bairro Retiro e encontra-se a Torre dos Ingleses ou Torre Monumental, alvo de protesto dos argentinos durante a Guerra das Malvinas.

Os teatros enriquecem a cultura da capital e o Teatro lírico Cervantes, abriga o museo de teatro de Buenos Aires, o único teatro nacional argentino! O tango é a mais importante forma de expressão da cultura argentina. A melhor maneira de conhecer toda a sensualidade e o ritmo portenho é visitando uma de suas muitas casas de tango . A mais tradicional "tanguería" de Buenos Aires é a Señor Tango (Tango Mio) - conhecida internacionalmente e também a maior da cidade, com capacidade para 1.800 pessoas. Pode-se incluir jantar. Além desta, outras "tanguerías" tradicionais são a La Ventana e El Viajo Almacén, Esquina de Gardel entre outras.

Outro ponto interessante é a Av. Santa Fé, com lojas de roupas, calçados, galerias, cafés e bares. Nesta avenida concentram-se inumeráveis opções, desde compras, a entretenimento.

Uma atração que agrada turistas e porteños é o Puerto Madero. Um lugar maravilhoso e ideal para passeios a pé. O local é o antigo porto de Buenos Aires, que foi revitalizado e com uma extensa variedade de espaços gastronômicos e lugares de lazer noturno. As docas foram transformadas em mais de 40 restaurantes sofisticados, são de primeiríssimo nível, um ao lado do outro, oferecendo cozinha internacional, churrascarias, massas e peixes etc...

Há também os lofts residenciais que conservam a antiga faixada em estilo inglês. Hotéis próximos a Puerto Madero: Hilton, Faena, com assinatura do conceituado designer francês Philippe Starck e erguido sobre um armazém do início do século 20, inaugurado com a missão de revolucionar o conceito de hospedagem. Conseguiu, ao traduzir a mescla entre a beleza da belle époque com avançados serviços de primeira classe, ainda o Sofitel Madero, Holiday Inn, etc...

A Recoleta é um dos bairros mais chiques e de grande interesse histórico, arquitetônico com muitos museus, esculturas, praças e parques. No elegante bairro, está a avenida mais elegante de Buenos Aires, a Avenida Alvear, com lojas como Hermès , Zegna, Versace, Polo Ralph Lauren, Louis Vuitton, Emporio Armani, Kenzo e Nina Ricci. Um passeio imperdível!


Estão neste bairro, hotéis chiques, modernos e fashions, como o Palacio Duhau - Park Hyatt Buenos Aires, o Alvear Palace,onde todos os quartos são servidos por mordomos, o Melia Recoleta Plaza Boutique Hotel, considerados hotéis-boutiques!



Em se tratando de compras o bairro oferece também o Pátio Bullrich, um shopping charmoso, com mais de 100 lojas. O shopping fica localizado num edifício histórico, e que vale a pena conhecer. Horário de funcionamento de Segunda a Sábado das 10hs às 21 hs, domingos e feriados do meio-dia às 9hs.

Mais que badalação, a Recoleta é também é um centro de atração cultural, que integra museus e palácios. Nos finais de semana acontece a Feira de artesanato da Recoleta, na “Plaza Francia”, coração do bairro.

Há ainda, na mesma praça, está o Buenos Aires Design, primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração. No terraço está o “Paseo del Pilar”, repleto de restaurantes com mesinhas externas e com uma bela vista para a Plaza Francia. Passeio obrigatório aos domingos!

O Centro Cultural Recoleta promove artes visuais contemporâneas e tem diversas salas de show. Também tem um cinema e um museu de ciências interativo para crianças! O cemitério da Recoleta, considerado o mais importante da Argentina pela arquitetura dos monumentos e jazigos e declarado monumento histórico nacional. É lá que descansa Evita. O legendário cemitério tornou-se um dos mais destacados do mundo.

Outra atração importante é a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em frente ao cemitério, que é uma das igrejas mais singelas da capital, com linhas barrocas, pintada de branco e construída pelos jesuítas em 1732.

A Floralis Genérica é uma grande flor feita de aço inoxidável. A obra pode ser apreciada ao abrir suas "pétalas", durante o dia, ou quando se fecha, à noite, refletindo luzes, localizada na Praça das Nações Unidas, obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano.

Na capital Argentina, os finais de semana são repletos de feiras, em San Telmo, aos domingos, a partir das 10 da manhã, acontece a feira de San Telmo, na praça Dorrego, famosa pela sua variedade de móveis, porcelanas, óculos, discos de tango, etc.

Palermo é o bairro de maior extensão na Cidade de Buenos Aires e, sem dúvidas com maior número de espaços verdes em parques, bosques e praças. Palermo Soho é o bairro do momento, são mais de 80 lojas bem bacanas, pubs temáticos, bares, cafés literários e restaurantes legais. Passear em Palermo é conhecer o Jardim Japonês, o Planetário, Hipódromo, a quadra de Pólo, o belíssimo Jardim Botânico e o Jardim Zoológico, o Temaiken, com aproximadamente 200 espécies de animais cercados de ambientes que imitam seus habitats naturais. Além disso, o zôo conta com aquário e com cinema 360 graus. Abre de terça-feira a domingo, das 10:00 hs às 18:00 hs.

Os Bosques de Palermo é a maior área verde da cidade e reúne diversas atrações, além de ser também um ótimo lugar para relaxar, ideal para caminhar, correr, etc...

Belgrano é outro dos bairros considerados tradicionais na cidade, com importante área comercial e residencial. Possui amplos parques e paisagens bonitas. É parte destacada da história Argentina por ter sido provisoriamente sede do Governo Nacional (o prédio atual do Museu Histórico Sarmiento).

MUSEUS...Em Buenos Aires há inúmeros museus, são mais de 25 prédios espalhados pela cidade. Tem desde os tradicionais até um museu dedicado a Eva Perón, a Evita.

Museu “Casa Carlos Gardel”, na Jean Jaurès 735, foi o artista mais popular que a Argentina teve.O Museu de Arte Moderna, situado no Bairro de San Telmo, com exposições periódicas e acervo permanente de artistas plásticos argentinos contemporâneos e artistas internacionais. Museo Histórico Nacional, abriga uma boa mostra da história argentina desde seu descobrimento.

O Malba (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires), inaugurado em 2001 e que mantém mais de 222 peças, colecionadas por Eduardo F. Constantini. Há muitas oberas de artistas brasileiros como: Tarsila do Amaral com “Abapuru”, Lygia Clark, entre outros.

MUSEO HISTORICO SARMIENTO encontra-se a biblioteca pessoal do argentino Domingo Faustino Sarmiento, ex-Presidente da República com livros da época, móveis e documentos históricos.

MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES, possui umas das mais importantes coleções dos mestres da pintura como Rembrant, Goya y Lucientes, Renoir, Manet, Monet, Van Gogh, Degas, Miró, Kandinsky entre outros. Aberto de segunda à sexta das 12:30hs até 20:30hs e Sábados, Domingos e feriados das 9:30hs até 20:30 hs.

O Museu de Arte Espanhola Enrique Larreta, no bairro de Belgrano, é a sede de uma coleção do escritor e hispanista desse nome baseada em pinturas, esculturas, móveis e diversos objetos da Espanha dos séculos XVI e XVII. Museu de Armas da Nação, que expõe uma vasta coleção de armas desde o século XVII até hoje.

O tradicional passeio pelo Delta do Tigre, San Isidro e pelo Trem da Costa é somado a possibilidade de navegar pelo Canal Costeiro do Rio de la Plata, ao longo do qual se poderá observar as seguintes atrações: Clubes Náuticos, barrancos de San Isidro, Porto de Olivos, Cidade Universitária, o monumental estádio do Clube Atlético River Plate.

Saindo Buenos Aires, na Província de San Martin ao lado de Buenos Aires, a mais ou menos 17km, e de táxi aproximadamente 30 minutos, encontra-se o Mega Shopping Unicenter que conta com lojas como Mimo e Co (roupas infantis), Isadora (bijoux e acessórios),Lacoste, Polo, Tommy, Armani, Levi`s, Dior, Cacharel, Nike, Puma, Adidas e muito mais. Uma outra alternativa é pegar o ônibus do Unicenter, gratuito para turistas , no Hotel Marriot (final da Calle Florida), com saída ao meio-dia, todos os dias.

Dicas de compras:



Fonte : Revista Gol - www.revistatrip.uol.com.br

Dica *6 estrelas*: O turista estrangeiro poderá recuperar o valor pago do Impuesto al Valor Agregado (IVA) cobrado sobre os produtos comprados durante a viagem pela Argentina. Vale a pena receber essa devolução, que corresponde a 21% do preço pago. Atenção porque essa devolução vale somente para os produtos fabricados na Argentina, comprados nas lojas conveniadas (procure pelo selo ) e para notas com valor superior a $ 70 (por nota). Depois de receber o carimbo na Aduana, deve-se ir ao guichê da Global Refund com toda a papelada e receber o reembolso em dinheiro.