São Luis- Capital do Maranhão!

Os Lençóis Maranhenses são sem dúvida uma das maravilhas naturais do mundo, o contraste dos lagos azul com a cor branca da areia, das dunas proporcionam um cenário encantador.

Para se chegar aos Lençóis a viagem começa em São Luis capital do Maranhão, são aproximadamente 300 km até Barreirinhas.

A capital do Maranhão conta com uma população de aproximadamente 1 milhão de hab. Uma cidade onde está tudo por se fazer e por acontecer.

O povo é hospitaleiro, os restaurantes são muito bons e os hotéis têm para todos os gostos e bolsos. A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20 e 23 graus e a máxima geralmente fica entre 29 e 31 graus. Localizada a 2 graus abaixo da linha do Equador, conta com o privilégio de ser banhada por águas de temperatura amena e aquecida pelo sol o ano todo. Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a julho.

Em São Luís o destaque é para o Centro Histórico, que passou por um grande programa de restauração. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. São Luis possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.




A festa tradicional é o Bumba-meu-Boi que acontece nos meses de Junho e Julho, ainda tem a festa do Tambor- de- Crioula, danças Portuguesas entre outras.




As principais praias da capital maranhense são: Praia Ponta d’Areia: é a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Encontra-se a apenas três quilômetros do centro da cidade. Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas. Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação. Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira. Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho D´água e Araçagy, próprias para prática de kitesurf. Araçagy está distante 19 km do centro, o que afasta a poluição, é uma das preferidas dos moradores nos finais de semana e conta com infra-estrutura de bares.

Com exceção de alguns trechos da praia do Araçagy, nenhuma outra - Ponta d’Areia, Calhau, São Marcos e Olho d’Água - estão em condições para banho. Principal causa: lançamento de esgotos não tratados.

Praia do Calhau - O horizonte proporciona uma bela vista, a partir do extenso calçadão na avenida Litorânea, um convite para caminhadas no final da tarde, com mirantes. A paisagem muda a cada seis horas, com a subida ou descida da maré. Tem bons hotéis, lojas bacanas, bares e restaurantes nas redondezas.




Pontos Turísticos:

• Solar São Luís: Considerado o maior prédio em azulejos da país (tem três pavimentos), foi construído na segunda metade do século XIX e teve seu interior destruído por um incêndio e ficou abandonado até ser adquirido e restaurado pela CEF, que nele instalou uma agência.

• Palácio dos Leões - A cidade também é a sede do Governo estadual, sendo o Palácio dos Leões o edifício-sede do governo.



Sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, o Palácio representa um dos maiores símbolos da cultura maranhense...



• Centro Histórico - O vasto conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco abrange centenas de sobrados, igrejas, fontes, lampiões e até paralelepípedos e as calçadas. Há desde construções grandiosas, como o mercado Casa das Tulhas, com quatro fachadas distintas em combinações de cores, telhados e revestimentos, até pequeninas casas de porta e janela e as chamadas casas de "meia-morada", com duas janelas rente à calçada. O estado de preservação do patrimônio varia do bom ao péssimo. Entre os pontos mais visitados por turistas estão as ruas Portugal, da Estrela e do Giz, com alguns casarões coloniais abrigando museus.



• Mercado Central - São Luís - Bairro: Centro - A última reforma pela qual passou o popular Mercado Central foi em 1992. Ocupando um quadrilátero retangular entre a rua de São João e o fim da avenida Magalhães de Almeida, o Mercado Central reúne cerca de 450 estabelecimentos.


No Mercado se encontra mistura de sabores, cheiros, cores e artes e também o que de mais peculiar tem: frutas e bebidas regionais, doces caseiros, ervas, plantas medicinais, caças, grãos, além de carnes, aves, peixes, mariscos, legumes, hortaliças, artesanato em palha, couro e madeira, gaiolas, vassouras, funis e diversas quinquilharias. Os boxes da área externa concentram as maiores exposições de artigos de artesanato.





Os boxes internos são, em sua maioria, ocupados pelos vendedores de gêneros alimentícios não-perecíveis (grãos) e dos diversos tipos de carne.

• Igreja do Carmo - Diante da praça João Lisboa, o imponente conjunto formado por igreja e convento, com duas torres e duas escadarias laterais, serviu de fortaleza para a expulsão dos holandeses, no século 17. Praça João Lisboa, s/nº, Centro.


• Teatro Arthur Azevedo - O prédio original é de 1817, anterior à Independência do Brasil e ao uso de azulejos nas fachadas. O antigo teatro foi dos primeiros no país a receber uma companhia de ópera européia.Nos anos 90, foi restaurado com modernos recursos de sonorização e iluminação, entre outros, passou por nova reforma no ano de 2005.Camarotes em quatro andares formam uma ferradura neoclássica diante do palco e do grande lustre de cristal. Com visitas guiadas. Durante a visita à cidade, vale a pena conferir a programação do Teatro Arthur de Azevedo, não só pela beleza do espaço, restaurado e modernizado por duas vezes, com confortáveis poltronas e camarotes, mas pela importância dos artistas locais, nacionais e estrangeiros que lá se apresentam, em concertos, peças de teatro, shows de música e dança. Rua do Sol, s/nº, Centro, tel: (98) 3218-9900.



• Lagoa da Jansen - Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. À noite, a orla da lagoa se transforma no lugar ideal para diversão com barzinhos, boates e pizzarias.


O local é um grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de parte da cidade de São Luís.

• Fonte das Pedras- Rua de São João, Centro, próximo ao Mercado Central.
Construída no local onde, em 1615, Jerônimo de Albuquerque, na campanha pela expulsão dos franceses, teria acampado com suas tropas. Espaço amplo e arborizado, cercado de muros.

Hotéis:

• Pestana São Luis- Resort Hotel- Av. Avicênia, nº 1 – Praia do Calhau. Localizado na melhor faixa litoral de São Luís, na Praia do Calhau, a apenas 10 minutos do Centro Histórico e a 20 minutos do aeroporto. http://www.pestana.com/

• Mercure Apartments Mont Blanc- Av. das Monções, 1, Renascença- Tel: (98) 2109-4700- http://www.accorhotels.com.br/

• Best Western Praia Mar - Av. São Marcos, Qd. Comercial 04 – nº12 , Ponta D'Areia - http://www.praiamar.com.br/


• Quality Grand São Luís Hotel- Av. Dom Pedro II, nº299 – Centro Localizado no centro histórico de São Luis do Maranhão, na praça Dom Pedro II, o Quality Hotel Grand São Luis está próximo das principais empresas, bancos, órgãos públicos e ao centro de convenções da capital maranhense. Próximo a Av. Litorânea, pólo dos melhores bares e restaurantes da região. http://www.atlanticahotels.com.br/


• Expresso XXI Saint Louis Endereço: Av. Colares Moreira, Qd 100, lote 4, Renascença. Excelente custo/benefício, excelente localização. Na área nobre, próximo a praias, shoppings, e a 4 minutos Centro Histórico. Obs:geralmente está sempre lotado.

A cozinha maranhense mesclou traços e temperos da cultura européia, indígena e africana, dando origem a pratos com sabores exóticos, que usam e abusam dos frutos do mar como principais ingredientes de sua comida típica.

O prato mais tradicional de São Luís é o arroz de cuxá, seguido pela peixada ao leite de coco e a caldeirada de camarão e peixe. As frutas regionais podem ser encontradas frescas para o consumo em qualquer feira livre ou mercado da capital. Mas são nos doces, especialmente a jaca e o caju, que elas ganham destaque na mesa, além de serem usadas na produção de deliciosos licores. Falando em bebida, uma das que mais chama a atenção é a tiquira, um aguardente de coloração azulada feito de mandioca...muito forte!!!! Também têm destaque a catuaba e as cachaças com sabores variados e aroma marcante.

Restaurantes:

• Restaurante Maracangalha - Rua Mearim s/n, Qd.3, lote 120 – Calhau

• Restaurante Antigamente - Estrategicamente instalado em uma das esquinas do Centro Histórico, o restaurante Antigamente, fundado há 18 anos, atrai muitos turistas, além de clientes locais.Um prédio centenário abriga o estabelecimento, que está dividido em dois pisos, um deles com salão climatizado, e estende-se por parte da calçada e da rua do Centro Histórico (tombado pelo Patrimônio Cultural da Humanidade). A decoração rústica é inspirada na cultura maranhense e tem contribuições fotográficas espontâneas dos clientes. A especialidade local é a caldeirada de frutos-do-mar, uma iguaria tradicional de São Luís que é servida fumegante em panela de barro. Rua da Estrela, 220. Imperdível!!!

• Dom Francisco Restaurante - R Giz, 155 Centro Histório Praia Grande – Centro-São Luis. Tradicional culinária típica Maranhense e Nordestina. Aberto para almoço e jantar de seg. a sábado. Almoço sef-service e jantar a la carte.

• O Armazém da Estrela, na Praia Grande - Tem um excelente chope e uma ótima cozinha. Pratos individuais. Aberto de segunda a sábado. Os melhores dias são entre quarta e sexta, para 'curtição' no bar. O restaurante é uma ótima opção para almoçar; à noite, prefira o bar.

• O Cabana do Sol está em um salão climatizado e decorado com elementos regionais, foi inaugurado em 1994, com o objetivo de oferecer a gastronomia típicas da culinária nacional, com enfoque nos pratos maranhenses. Rua João Damasceno, 24 A - Farol de São Marcos. Imperdível!!! www.cabanadosol.com.br

• Dona Maria - R. Sepetiba, 10 (acesso pela Av. dos Holandeses) (Calhau), São Luís - Fone: (98)3227-5331 - www.restaurantedonamaria.com.br

• Feijão de Corda - R. Maracaçumé, 8 (Farol de S. Marcos), São Luís Fone: (98)3235-7880 / Reservas: (98)8852-0127 - www.restaurantefeijaodecorda.com

• Grand Cru - Av. Daniel de La Touche, 3 (Center Marcus Barbosa) (Cohajap),
Fone: (98)3248-8151- www.grandcru.com.br


Museus:

Cafuá das Mercês - É o Museu do Negro, na área do antigo mercado que comercializava os escravos. Entre os objetos em exposição no sobrado colonial estão instrumentos musicais, artesanato, obras de arte africana em madeira e marfim, máscaras e figurinos para rituais de religiões afro-brasileiras. No pátio foi erguida uma réplica do pelourinho. Rua Jacinto Maia, 43, Praia Grande.

Casa do Maranhão - A antiga sede da alfândega, de 1873, abriga exposições sobre as raízes do bumba-meu-boi e das festas juninas. Estão lá fantasias, adereços e a história de ícones como São Marçal e Santo Antônio. Rua do Trapiche, s/nº, Praia Grande, tel: (98) 3218-9954...



Casa de Nhozinho - Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974), o artesão Nhozinho, batiza este centro cultural inaugurado em 2002 em um sobrado azulejado de três pavimentos, no coração da área tombada. No acervo da cultura popular maranhense constam de miniaturas de brinquedos a objetos de grande porte. Rua Portugal, 185, Praia Grande, tel: (98) 3218-9951.

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Em um casarão do século 19 são exibidos objetos e vestimentas de festas tradicionais como bumba-meu-boi, tambor de mina, tambor de crioula, Festa do Divino e Carnaval. Não por acaso, o espaço é conhecido como Casa da Festa. Rua do Giz, 221, Praia Grande, tel: (98) 3218-9924.



Convento das Mercês - Por ali passou Padre Antônio Vieira, no século 17, com a Ordem dos Mercedários. No belo casarão com jardins que abriga a Fundação da Memória Republicana funciona o Memorial José Sarney. No acervo estão fotos, discursos, documentos e uma coleção de charges e caricaturas do ex-governador do Maranhão e ex-presidente do Brasil. Também abre espaço para shows de grupos folclóricos. Rua da Palma, 502, Centro, tel: (98) 3222-5182.

Museu Histórico e Artístico - Destaca-se na coleção de obras de arte e objetos de porcelana. O Solar Gomes de Sousa foi erguido na primeira metade do século 19.

O Museu de Arte Sacra tem entrada neste mesmo casarão e expõe peças de missionários europeus no trabalho de catequização dos indígenas. Rua do Sol, 302, Centro, tel: (98) 3218-9920.

Museu de Artes Visuais - Numa das ruas mais importantes do Centro Histórico, o museu cobre-se de azulejos portugueses do século 19 desde a fachada, com três pisos, sacadas de ferro e sótão. Lá dentro, painéis explicam o uso desses elementos coloridos de revestimento, de origem moura, exibindo também exemplares peças alemãs e francesas. Há ainda obras de arte de artistas contemporâneos brasileiros. Rua Portugal, 273, Praia Grande, tel: (98) 3218-9938.

Compras:

São Luis Shopping - Mais do que um centro de compras, o São Luís Shopping reúne mais de 150 lojas que exibem grandes marcas nacionais e internacionais distribuídas em 55.000 m2 de área construída, oferecendo comodidade, conforto e segurança e reúne 10 salas de cinema climatizadas. Av. Prof. Carlos Cunha,1000, Jaracati- http://www.saoluisshopping.com/


Ceprama- O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão tem como sede uma antiga fábrica inteiramente recuperada pelo governo. São aproximadamente 3000 metros quadrados, onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. É hoje o mais importante núcleo de distribuição de artesanato no Maranhão. Rua de São Pantaleão, 1232, Madre Deus, São Luís


Passeios:


Alcântara - Após uma viagem de barco de hora e meia, chega-se a uma pacata cidade com centenas de construções do período colonial, declarado patrimônio histórico nacional. Na praça principal, após a ladeira de acesso que parte do cais, estão as ruínas da Igreja de São Matias e o pelourinho, e também bares e lojas. O Museu Histórico de Alcântara e a Casa de Cultura Aeroespacial merecem visita, e também a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em estilo rococó, de onde saem cortejos na Festa do Divino, em maio. O local de partida do barco em São Luís depende das condições da maré; informações no tel: (98) 3232-0692. .



Sites sobre a cidade:

http://www.guiasaoluis.com.br/

http://www.maranhao.gov.br/

Istambul is Cool...

A Turquia com uma área de 780.000 Km2 fica em dois continentes: Europa e Ásia, separadas pelo Bósforo, estreito de Istambul e pelo de Dardanelos - estreito de Çanakkale. Tem como fronteiras, os países: Grécia, Bulgária, Geórgia, Armênia, Irã, Iraque e Síria. Banhada pelo Mar Negro a Norte, pelo Mar Egeu a Oeste e pelo Mediterrâneo ao Sul


A sua capital é Ankara. Capital de três impérios -- Romano, Bizantino e Otomano --, Istambul é testemunha ocular da história da humanidade. Ainda que a capital da Turquia seja Ankara, é de Istambul que todos falam e para onde todos querem ir, atraídos por sua singularidade...

...uma metrópole cortada pelo Estreito de Bósforo, ficando uma de suas metades na Ásia e a outra, na Europa!

Istambul...



Istambul algumas vezes se confunde com qualquer cidade da Europa. Em outras, muito mais corriqueiras, com um lugar diferente de todos aqueles da Europa e do mundo! As cores de Istambul se distribuem nos alimentos, nos mosaicos das mesquitas, nos lenços que envolvem ou cobrem as cabeças das mulheres. na cidade as muçulmanas desfilam tanto de minissaia ou cobertas. Cinco vezes ao dia, o chamado para as orações, ou Muezin, encanta e ecoa pela cidade.


País que Pertence: Turquia
Data de Fundação: 667 a.C
Gentílico: istambulita
População: 11,91 milhões de habitantes (2006)
Área (em km²): 1.538
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 6.521
Administração: dividida em 33 distritos (bairros)
Principais Atividades Econômicas: indústria e comércio.
Temperatura média anual: 20 °C
Clima: temperado continental
Índice Pluviométrico anual: 880 mm

A parte européia é a mais desenvolvida e onde estão as maiores atrações turísticas da cidade.
A igreja/mesquita/museu Ayasofia (ou Hagia Sofia), a Mesquita Azul, o Grande Bazar, o Mercado de Especiarias, a Cisterna da Basílica e o Palácio Topkapi ficam todos muito próximos aos outros. Esses são pontos de visitas imperdíveis ao visitar Istambul.

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Basílica de Santa Sofia- não só impressiona por fora, com seus tons de terracota, mas principalmente por dentro. Ao entrar em sua nave principal, o fôlego desaparece, a cabeça ergue-se para cima e a gente só não cai de joelhos por detalhe. Tudo é mega e fascinante: a altura da cúpula, os mosaicos, as colunas, os balcões e os medalhões caligráficos, dourados, pendurados nas paredes
. Era a catedral de Constantinopla (antigo nome de Istambul). Em 1943 foi convertida em mesquita e em 1935 em Museu. Aberto diariamente das das 9:30 as 16:30.>






- Palácio de Topkapı-obra do Império Otomano (jarros incrustados com pedras preciosas, adagas de ouro e esmeraldas) e o harém onde o sultão guardava outras jóias: suas roliças e fogosas concubinas. Grande parte do Topkapi é hoje um parque público, com jardins bem cuidados, situado na área conhecida como Região do Palácio do Sultão. Aberto das 9:00 às 19h e fecha às terças-feiras.

- Mesquita de Arap.

- Torre de Gálata (Galata Kulesi)- A melhor vista de Istambul é a do alto da Torre de Galata. O melhor horário para contemplar Istambul do alto é o final da tarde, pouco antes do pôr-do-sol.


- Avenida Istiklal Caddesi, um calçadão onde se descobre que nem só de tapete vive o comércio do país. Onde estão diversas lojas de instrumentos musicais, boutiques de grife, uma livraria encantadora chamada Robinson Crusoé, uma filial da rede de sorvetes Mado (considerado o melhor do país) e a interessante galeria Çiçek Pasaji, um antigo mercado de flores cujas barracas abrigam hoje diversos restaurantes e cafés típicos. No final da avenida Caddesi chega-se à praça de Taksim, o coração cosmopolita de Istambul.

- Ilhas do Príncipe
- Torre de San Leandro
- Hipódromo
- Castelo das sete Torres
- Museu dos Mosaicos -Horário de Funcionamento das 9h. às 16:30 hs. fecha às segundas -feiras
- Museu Sadberk Hanım

- Mesquita Azul - Mesquita Azul, famosa mundialmente por sua decoração interior.
De frente uma para a outra e separadas apenas por uma pequena praça, a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia competem em majestade. A primeira, com seus seis minaretes esguios apontados para o céu, é internamente recoberta de azulejos e de silêncio: entra-se sem os sapatos. De maio a setembro, assim que começa a escurecer, turcos e turistas se reúnem na pracinha defronte para assistir ao espetáculo de som e luzes projetadas sobre a mesquita. Enquanto uma voz narra, pelos alto-falantes instalados nos minaretes, a história da sua construção (cada noite em um idioma diferente).


Os bazares mais conhecidos de Istambul são o Grande Bazar que é um centenário aglomerado de mais de 4.000 lojas e bancas situadas em uma imensa área murada e coberta encravada no coração da cidade. As lojas se misturam, desde joalherias a souvenirs...Os vendedores deixam claro o que é jóia e o que não é, pode acreditar e levar! http://www.kapalicarsi.org.tr/


As lojas de tapetes são inúmeras e maravilhosas entre elas a Ethinicon, que oferece tapetes antigos ou contemporâneos...é o máximo! www. ethinicon.com

As lojas de bolsas são intermináveis, há artigos de todos os tipos, mas a dica é comprar na La Moda, são duas lojas que oferecem boa qualidade e grande variedade. Divrikli Sokak Nº 11-13 Kapaliçarsi e Ortakazazlar Sokak Nº 8 - http://www.lamodacollection.com/






O Bazar de Especiarias... de frente para o Bósforo, é uma tentação para quem gosta de comer e/ou de cozinhar. Apesar do nome, ele não se restringe a temperos, parecendo mais uma enorme feira livre onde é possível receber lições culinárias preciosas e provar chás e doces exóticos.

Palácio de Beylerbeyi, localizado na parte asiática. Cruzando-se a Ponte entre a Ásia e a Europa...






O Bósforo é um estreito que divide em duas partes a cidade de Istambul, conectando o mar de Mármara ao mar Negro...




...a travessia do Bósforo, é uma experiência marcante!

Existem duas pontes sobre este estreito: uma, de 1.074 metros de comprimento e inaugurada em 1973, e outra, com 1.014 metros, completada em 1988, quase cinco quilômetros ao norte da primeira ponte.

TRANSPORTE

Hospedagem e transporte público funcionam muito bem na cidade, bem como a qualidade de produtos e serviços equiparáveis aos países mais abastados da Europa. O bonde de superfície cruza praticamente todos os pontos turísticos. É fácil se locomover pela cidade usando os transportes públicos. Cada passagem custa 1,8 liras (R$ 2,50).






Hotéis...

*As grandes Redes hoteleiras estão em Istambul, mas o destaque fica por conta do Çiragan Palace Kempinski, um dos hotéis mais badalados, chamado só de Çiragan, que se pronuncia " Chiram". É um palácio do séc. 17 e que está a beira do Bósforo, lindo, chique, luxuoso e conta com vários restaurantes.
www.kempinski.com/en/istanbul


*Four Seasons Istambul Sultanahmet é ideal para quem tem pouco tempo na cidade. Fica bem no centro, na parte antiga rodeado de pontos turísticos. www. fourseasons.com/istanbul

*Swissotel the Bosphorus. Hotel 5 estrelas está rodeado por jardins grandes e tem uma vista espetacular para o Bósforo. As comodidades de lazer do hotel incluem uma piscina coberta e uma piscina ao ar livre, além de um spa premiado e de um centro de bem-estar. O Swissotel The Bosphorus é membro do "Leading Hotels of
the World".

*The Ritz-Carlton, Istanbul possui um serviço de spa completo, uma academia de ginástica, piscina interna, uma jacuzzi e sauna a vapor.Este hotel de Luxo está localizado em Istambul, perto de Estádio BJK Inonu e Universidade Técnica de Istambul. Estão perto também: Centro Cultural de Ataturk e Praça Taksim. http://www.ritzcarlton.com/

Bairro Nisantasi: É os jardins de SP, gente bonita, cafés, lojas bacanas e restaurantes charmosos!

Restaurantes:

360 – Avenida Istiklal, 32, Beyoglu. Com cozinha contemporânea e vista deslumbrante da cidade, o 360 é o restaurante mais badalado. Preços: pratos a partir de 30 liras turcas (R$ 42). O melhor restaurante de Istambul. É preciso reservar com antecedência para jantar com uma vista da Hagia Sofia e da Mesquita Azul.
http://www.360istambul.com/


Sunset em Ulus Park, um restaurante que fica no alto de uma montanha e oferece uma vista linda de Istambul.
http://www.sunsetgrillbar.com/

5 Kat - restaurante tranqüilo, sofisticado e com uma vista do Bósforo. Aberto no almoço e jantar.
http://www.5kat.com/

Karadeniz aile Pide & Kabap- Avenida Tahsinbey,1, Sultanahmet. Muito próximo da Mesquita Azul e da Hagia Sofia, este restaurante é uma opção boa e barata para quem está passeando pela região de Sultanahmet. Serve Kebabs e Pides, as pizzas turcas.Um bom endereço para almoçar rapidamente sem gastar muito.Diariamente das 8h-23h.

Karakoyum – freqüentado por moradores da cidade, o restaurante fica no 8º andar em um prédio comercial. Vale a pena almoçar com vista para o Palácio Topkapi e ciade antiga.
http://www.karakoyum.com/


Tarihi Sultanahmet Köftecisi (A B4)Divan Yolu Cad. 12/A Tel (0212) 513 64 68 Diariamente das 10h30-24h -
http://www.sultanahmetkoftesi.com/


Não deixe de provar as famosas Baklavas – deliciosos doces turcos recheados com pistache, amêndoas ou chocolate.



Para Curtir:

Suada Club fica na ilha Galatasaray e um ferryboat leva os interessados do continente para a ilha da festa, que tem agito durante o dia e também noite. http://www.suadaclub.com.tr/

O Club Reina sedia as festas da Fórmula 1 e também da semana da moda de Istambul. A dica é jantar e despois eguir pela pista e dançar até o amanhecer. http://www.reina.com.tr/

O dinning Club Anjelique, tem vista linda, música e gente bonita. http://www.istanbuldoors.com/

O banho turco dos Çemberlitas, é um dos mais antigos do país e faz voltar no tempo. http://www.cemberlitashamami.com.tr/