ΣΑΝΤΟΡΙΝΗ - Santorini

Formato de uma meia-lua é o que restou de um vulcão que explodiu em 3.000 a.C. e boa parte de suas construções está pendurada nas encostas e as ruas ligam-se por rampas e escadarias...


Esta é a ilha de Santorini, a chegada a Santorini por mar é impressionante, já que navegamos por entre formações rochosas vulcânicas de inigualável beleza.


Santorini como uma, mas na verdade é complexo de cinco ilhas. Santorini (Thira) é a ilha principal e em torno dela Thirasia e Aspronisi (partes do Stroggili antigas) e as duas ilhas vulcânicas Palea Kameni e Nea Kameni.


Era uma ilha chamada Stroggili círculo (em grego) até cerca de 1645 aC, quando o vulcão no meio da ilha entrou em erupção e Caldera foi criado.



As duas ilhas vulcânicas apareceram muito mais tarde, a partir de várias erupções 157 aC, o último a ser no século 20 (1950). Hoje a paisagem inclui vinhedos, figueiras, grutas e igrejas. Santorini é ligada ao Piraeus, Thessaloniki, Creta, Rhodes, Kos e todas as principais ilhas Cíclades (Mykonos, Paros, Naxos, Ios, Sifnos, Milos, Tinos, Syros) por barco e Atenas, e muitos países por avião...


A principal cidade é Thira (Fira), mas a mais bonita é Oía (pronuncia-se IHA), no extremo norte da ilha, com um cenário mágico, principalmente durante o pôr-do-sol, quando as casas brancas, com telhados azuis, são banhadas por uma aura alaranjada.



A cidade de Santorini (Fira) foi erguida sobre uma destas formações vulcânicas, destacando-se na paisagem. O nome vem de Santa Irene, nome que os venezianos lhe deram originalmente.

Como ela está no alto do penhasco, há 2 formas de subir até lá: ou no lombo de um burrico, ou usando o plano inclinado. O porto onde param os barcos e Navios está ligado a Fira e ao resto da ilha por uma estrada íngreme. Condução para cima ou para baixo é feita por um teleférico...





...que pode ser uma experiência diferente ou também pode caminhar (quase 600 degraus) ou subir estes degraus de burro pelo caminho que conduz a ilha. É uma ilha muito pequena e é fácil de contornar. Há ônibus locais para a maioria dos lugares, mas o melhor é alugar um carro ou uma moto. Há também táxis na ilha.



Lá em cima, ruas estreitas trazem o charme de, ao final de cada uma delas, encontrar uma paisagem de cinema.


Ao lado do plano inclinado há bares de onde se pode admirar um dos maiores espetáculos da terra: o por de sol de Santorini. O céu alterna tons de vermelho, roxo, rosa, lilás, enquanto o sol mergulha no mar.


Vê-lo é uma obrigação, de preferência acompanhado de vinsanto, o vinho fortificado local. Um dos cartões postais da Grécia, a igrejinha branca com sua cúpula azul, está aqui!


Na vila de Oia (Iha), Oia está situada no norte da ilha, a 11 km de distância de Fira, o visitante tem a oportunidade de explorar a área do Castelo de Oia e as áreas de entorno considerado uma das mais pitorescas aldeias de Santorini, com as casas em branco e vielas.


Vale a pena também uma visita ao Museu Marítimo, lá vai descobrir diversas espécies da vida marinha no velho Oia e variedade de fotografias e objetos de arte popular. É uma aldeia tradicional com casas encantadoras em ruas estreitas, igrejas com cúpulas azuis e varandas banhadas pelo sol. Suas ruas têm muitas lojas turísticas, bares, cafés e outras lojas.



Oia é um lugar para se conhecer sem pressa. Não fique com preguiça de entrar por ruelas ou escadas escondidas, pois pode descobrir paisagens maravilhosas que não vistas da rua principal. A vila não é muito grande e dá para conhecer tudo a pé, mas prepare as pernas para as escadas e subidas. Para se planejar melhor e não ficar perdido, veja o mapa da SkyMap3D, que támbém pode ser obtido gratuitamente em alguns pontos de Santorini.



Visitar a ilha de Santorini merece ver dois dos sítios arqueológicos mais famosos da Grécia. A primeira é a cidade antiga de Akrotiri...


...no sul da ilha de Santorini, e a segunda é a antiga cidade de King Thira que localizado na parte oriental da ilha de Santorini. Akrotiri é uma cidade pré-histórica que está bem preservada.


O número de Joalherias no centro principal de Fira é incrível, os preços são convidativos e pode comprar sem medo, nestas ruas há também lojas de roupas, de souvenires. Entre as joalherias a Lalaounis, com jóias modernas e muito bonitas. www.lalaounis.com

Há muitos cafés, restaurantes, casas noturnas e bares. As ruas são pavimentadas com pedra de lava negra do vulcão A vista maravilhosa, o ambiente descontraído e boa música tornam uma viagem inesquecível.


Restaurantes - A comida é baseada nas carnes de porco e cordeiro...


Naoussa Tavern – Considerado um restaurante com preço bom, boa comida, bom serviço, melhor ambiente. Um jantar para apreciar as tavernas tradicionais. Lagoudera Shopping Center, Fira

Santorini Mou, Oia – Como dica pedir Moussaka e as costeletas de cordeiro - Finikia, Oia 84 792 http://www.santorinimou.com/


Almira Restaurant – O restaurante está aberto de manhã até tarde da noite, servindo pratos da cozinha tradicional grega, especialidades locais e frutos do mar. Localizado na praia de Kamari.

Sphinx Restaurant - localizado em uma mansão restaurada em Fira desde 1991. Sua visão única sobre a Caldeira de Santorini torna-se maior durante o pôr do sol.
Com cozinha mediterrânica, mostra o melhor dos produtos de Santorini e mais frescos do mar Egeu. Conta com serviço sofisticado de boas-vindas e uma vasta seleção de vinhos. http://www.sphinx.gr/

"1800" Restaurante em Oia - classificado entre os restaurantes mais destacados de Santorini. "1800" está aberto de abril a outubro. Ele está situado na rua pedonal central, que é adornada por casinhas brancas. A vista do terraço do "1800" é excelente e os clientes podem desfrutar da sua refeição com vista para o pôr do sol mais encantador na Grécia e um dos melhores do mundo. Horário de funcionamento: 20:00 - 01:00. Recomenda-se reserva. http://www.oia-1800.com/


Ambrosia and Nectar Restaurant - Íntimo restaurante, também com um terraço com vistas deslumbrantes. As estrelas e a lua, o mar e a caldeira a seus pés. O cardápio e a carta de vinhos foram projetados com um toque ainda mais fino para combinar com esse lugar especial. http://www.ambrosia-nectar.com/


Restaurante Papagalos, Desde a sua criação em 1987, na aldeia de Oia (Ia), Santorini, Papagalos Restaurante apresenta cozinha grega contemporânea. Como um dos melhores Restaurantes de Santorini e entre os 50 melhores restaurantes gregos. Horário / Reservas - aberto durante toda a semana apenas para jantar. Horário de funcionamento 12:30-02:00.Oia, Santorini, TK 84702. http://www.papagalosrestaurant.com/


Flame Of The Volcano - localizado na rua principal da caldeira, em Fira, a capital de Santorini. A cozinha é tradicional grega. O Frango a la Grec, bem como uma vasta escolha de saladas frescas são populares e saborosas e o preço não é muito alto. Bom para: Famílias com crianças, Romântico, Cozinha local, Mesas externas - Main Street on the caldera, Fira.

Em Fira, o Franco's Bar é a pedida para o pôr-do-sol, sempre ao som de música clássica. O pequeno Kira Thira é o mais antigo da vila, e o som vai do jazz ao étnico. Óia é cheia de cafés deliciosos espalhados pela ruinha principal. O mais charmoso é o Red Bicycle, todo branco, com vista sensacional do mar e boa música. Para acompanhar o vinho, peça uma das tortas, como a de figos secos com queijo, passas e castanhas. A esplanada do Meteor (meteorcafe.gr) fica do outro lado da rua, sem vista para o mar. Dentro, apenas duas ou três mesinhas se espremem diante da janela florida que se abre para a caldeira

Atrações Turísticas:

Catedral Ortodoxa, localizada no centro de Fira. Originalmente construída em 1827 precisou ser reerguida após o grande terremoto de 1956. O interior é ricamente ornamentado com belíssimos ícones pintados pelo artista grego Christoforos Assimis.




Museum of Prehistoric Thera está localizado em Fira e exibe desde os tempos pré-históricos que foram escavados a partir de Akrotiri, a Thera antigo e de outras áreas em Santorini. As exibições incluem cerâmica, estátuas de mármore, afrescos Minoan de Akrotiri, ferramentas e armas.

Museu Arqueológico de Santorini está localizado em Fira, a cidade capital da ilha. Abriga esculturas, cerâmicas, estátuas, vasos pequenos e os resultados do antigo cemitério de Thera. As exposições podem não ser tão impressionantes como as exposições do Museu Pré-histórico, mas ainda vale a pena uma visita.

A Catedral Católica está muito próxima à Igreja Ortodoxa. Ela está localizada no bairro católico de Fira Santorini e distingue pelas suas cores vibrantes. A igreja é dedicada a São João Batista. A torre sineira foi reconstruída após o terrível terremoto de 1956 que atingiu a ilha.

O Convento de Dominicano é dedicado a Santa Catarina. Fundado em 1596, o convento funciona até hoje e tem 12 monjas de diferentes países. Está localizado no bairro católico de Fira, ao lado da Catedral Católica.

Hotéis:

O Katikies Hotel um cinco estrelas que fica em um penhasco, 100m acima da bacia azul da Caldeira. Oferece um restaurante no último piso com vista para o cenário excepcional de Oia Além da sua estrutura arquitetônica única, com escadas, pontes, casas de campo e piscina com borda infinita, o Katikies Hotel tem vista para a Caldera e a reputação de ser o melhor hotel da cadeia de hotéis Caldera. Os quartos deste hotel dispõem de varandas privadas, com vista para o mar. Os hóspedes recebem vinho e frutas como presente de boas vindas.


Um café-da-manhã americano, com champanhe, é servido na privacidade do seu quarto ou em uma varanda privada.Os hóspedes do Hotel Katikies podem utilizar o serviço de transporte gratuito para a praia (3km do hotel) e o acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi). As instalações do Katikies incluem ainda jacuzzis ao ar livre e cobertas e piscinas! http://www.katikies.com/


Tzekos Villas - O Tzekos Villas está situado na encosta de Caldera, em Santorini, e tem vista para os ilhéus vulcânicos e para o pôr-do-sol. Dispõe de piscina e bar de piscina. O hotel conta com 22 quartos decorados no estilo típico das Cíclades. Cada um deles tem varanda com vista para o vulcão, além de TV via satélite. O Tzekos Villas dispõe de recepção 24 horas cujos serviços incluem informações turísticas e aluguel de automóveis. Fira , 84700 Firá http://www.tzekos.gr/


Kapari – 5* - localizado em Imerovigli e tem uma vista majestosa para a caldeira, em Santorini. Dispõe de uma bela piscina e de serviço de quartos 24 horas. O hotel tem 19 quartos e suítes mobiliados elegantemente, decorados no estilo das Cíclades. Cada um apresenta camas king-size Duxiana, com um menu de travesseiros e uma cozinha com frigobar. No restaurante Kapari Wine, o chef prepara pratos excelentes da cozinha mediterrânea - Main Street, 84700 Imerovíglion.

Art Maisons Aspaki-Oia Castle- Com uma localização excelente à beira da caldeira e com vista para Oia, o Art Maisons oferece acomodações tradicionais, porém luxuosas em Santorini, com vista para o pôr-do-sol mais famoso do mundo. No Art Maisons, a arte arquitetônica inspirada pelo vulcão encontra as comodidades modernas e o estilo tradicional das Cíclades. Cada uma das suítes está totalmente equipada em base self-service exclusiva e confortável. Os hóspedes têm uma série de comodidades modernas, tais como cafeteira, TV via satélite, cozinha totalmente equipada, e leitor de CD. O acesso à internet é gratuito e está disponível em todo o complexo. Os hóspedes podem usufruir também da piscina e da área para tomar sol do Lioyerma Lounge Café & Swimming Pool, que tem vista frontal para o pôr-do-sol e está situado a 5 minutos a pé do Oia Castle. Considerado um dos melhores hotéis de Santorini. http://www.artmaisons.gr/


Blue Suites Hotel - Este complexo de apartamentos tradicional, de gerência familiar, está situado no centro de Santorini, em Fira. Ele foi construído no estilo arquitetônico das Cíclades e possui todas as maravilhosas características da ilha. Por ter uma localização tão conveniente na capital da ilha, esta propriedade é ideal para chegar às principais áreas da ilha, permitindo que possa visitar os locais mais importantes e descobrir suas atrações culturais.


Também há translado (de ida e volta) para o aeroporto ou o porto para a conveniência dos hóspedes. Aproveite o terraço do hotel, que tem vistas deslumbrantes para a paisagem e para o mar. Com serviços de qualidade e um alto padrão de acomodações decoradas com elegância, o Blue Suites oferece a base ideal para explorar Santorini. Kontochori area, 84700 Firá - http://www.greekhotel.com/


Porto Fira Suites - Estas suítes tradicionais estão situadas à beira de uma falésia que tem vista panorâmica da Baía de Fira e do vulcão. O Porto Fira Suites dispõe de camas king-size, acesso à internet sem fio, TV via satélite e varandas que têm vista para o pôr-do-sol de Santorini, mundialmente famoso. O translado para o aeroporto está disponível e também aluguel de carros ou bicicletas. O acesso à internet sem fio (Wi-Fi) é fornecido gratuitamente em toda a propriedade. A localização do Porto Fira Suites, perto de Fira, o torna na base perfeita para caminhadas pela parte antiga de Fira ou para fazer excursões de barco ao vulcão e à Ilha de Nea Kameni. Caldera Cliffs, 84700 Firá http://www.portofira.gr/


Blue Sky Villa - O Blue Sky Villa, é um hotel simples e está situado a apenas 150m do centro de Fira e oferece acomodações a preços acessíveis, além de acesso gratuito à internet sem fio. Os hóspedes têm translado gratuito de ida e volta para o porto e aeroporto, além de uma piscina com bar. Cada um dos quartos deste hotel tem uma varanda, televisão, ar-condicionado e frigobar. O Blue Sky Villa também dispõe de quartos adequados para pessoas com mobilidade condicionada. O hotel dispõe de uma localização conveniente perto de uma parada de ônibus, lojas e restaurantes. O Blue Sky Villa também pode providenciar o aluguel de um carro, bicicleta ou moto para ajudar os hóspedes a explorar a área circundante facilmente. Fira, 84700 Firá.

Amerisa Suites - Situado em uma colina com vista panorâmica de Fira, o Amerisa Suites oferece acomodações 4 estrelas no lado leste de Fira, perto do centro. Fornece suítes e quartos elegantemente decorados, todos com varanda, acesso gratuito à internet sem fios, TV via satélite e ar-condicionado. As suítes também possuem camas king-size, televisão de plasma e chuveiro de hidromassagem. Os hóspedes dispõem de uma piscina no último andar, terraço ensolarado, jacuzzi e massagens. Mediante pedido, os hóspedes dispõem de serviços de aluguel, tratamentos de beleza ou organização da viagens. O hotel oferece traslado gratuito do porto ou aeroporto à chegada. Main Street, 84700 Firá.

Perivolas Suites - Os quartos são autênticas casas construídas nas escarpas, com e com 30 deliciosas varandas. A piscina, com infinite view, parece flutuar sobre o mar - e é o cenário perfeito para tomar o café-da-manhã. http://www.perivolas.gr/

Boutique Hotel Alexanders de Oia - As suítes do Alexander's Boutique Hotel têm uma decoração única, móveis de época e tapetes feitos à mão. As vilas dispõem de TV via satélite e banheiros em mármore, com chuveiros de hidromassagem e jacuzzis, além de cozinhas totalmente equipadas. Os hóspedes deste hotel podem relaxar em um terraço ensolarado, que também é a base ideal para festas particulares e para admirar o pôr-do-sol. Main Street, 84702 Oía.

Fazer um passeio de burro é uma das atividades mais populares de Santorini. Particularmente, em Fira e Oia, passeios de burro são muito comuns. A rota mais famosa é a partir do antigo porto de Fira até a cidade.


O vinho tem sido uma das partes integrantes da cultura grega. Felizmente Santorini é abençoado por ter algumas das melhores vinhas na ilha grega.





Alguns dos melhores vinhos de Santorini podem ser encontrados em todo o mundo, produzidos a partir das adegas de Santorini. Depósito de pedra vulcânica de cinzas, lava e pedra-pomes virou o solo perfeito para a produção de vinho.

Η Σαντορίνη είναι ένα μυστηριακό τοπίο, είναι παθιασμένος έρωτας με την πρώτη ματιά! (Santorini é um lugar mistico, apaixonante... é amor a primeira vista!)

Nenhum comentário: