Comer bem em...

Comer bem em... ALCOCHETE!

Alcochete é uma vila portuguesa sede do município com o mesmo nome, com cerca de 16 000 habitantes, integrado no distrito de Setúbal, na região de Lisboa e na subregião da Península de Setúbal. Localizada a 15 minutos do Aeroporto de Lisboa e a 20 minutos do centro da capital portuguesa.


"Alcochete" parece derivar de uma expressão árabe que significa "forno", remetendo para os numerosos fornos que existiam na região. Ligada à criação de gado bravo até as tradicionais touradas e as largadas de touros que, nas festas de Verão, especialmente nas do Barrete Verde e das Salinas, obrigam quem anda nas ruas a fugir do animal.

O primeiro encontro com a vila de Alcochete é, muitas vezes, o miradouro das palmeiras, hoje denominado Miradouro Amália Rodrigues. O encanto da muralha, leva à descida ao bairro das Barrocas do lado esquerdo, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Vida, até a Igreja da Misericórdia e a ponte do cais.

Pontos Turísticos:

• Igreja Matriz, uma construção marcadamente em estilo gótico, com três naves, sendo que a torre sineira e a porta lateral sul são de estilo manuelino.
• Igreja da Misericórdia, interior de uma só nave, profusamente decorada.
• Capela de Nossa Senhora da Vida, interior também de uma só nave, albergando no seu interior a imagem de Nossa Senhora da Vida, de grande devoção entre as classes piscatórias.
• Ermida de Nossa Senhora dos Matos, próximo do Samouco.
• Capela de Santo António da Ussa, estranha capelinha na Herdade da Barroca d’Alva, que imita um zigurate.
• Ruínas do Convento de São Francisco, nesta freguesia.
• A Ponte Cais, é o ex-líbris da vila de Alcochete.
• O Edifício dos Paços do Concelho, edifício que imita o estilo neoclássico, de linhas sóbrias, no Largo de São João.
• Edifício do Lar Barão de Samora Correia, no Rossio ou Largo com o mesmo nome.
• Palacete do Marquês de Soydos, no Largo com o mesmo nome.


As Festas do Barrete Verde e das Salinas de Alcochete são realizadas todos os anos durante quatro dias, não faltando as festividades taurinas com particular destaque para as largadas de touros. Um dos momentos esperados da festa é o de sábado à noite com a tradicional sardinhada em que, pelas ruas típicas da vila são oferecidas sardinhas assadas, pão e vinho. Na vertente religiosa, o ponto alto da festa é o da procissão por terra e mar com a imagem de Nossa Senhora da Vida que chega à vila a bordo de uma embarcação típica do Tejo.


Hospedagem:

Quinta da Praia das Fontes - Localizada na pitoresca vila de Alcochete, tendo o rio Tejo como paisagem, a Quinta da Praia das Fontes foi residência do Marquês de Soydos. Construída no século XVI, foi posteriormente enriquecida com magníficos azulejos portugueses do século XVII e XVIII. Por estas e outras razões, constitui um local privilegiado onde se pode disfrutar de toda a comodidade num ambiente histórico.

Numa das alas da residência principal situam-se os cinco quartos que servem ao turismo de habitação. Ao café da manhã, o melhor cenário é a cozinha do palácio, um verdadeiro aposento real, tanto em dimensões como no mobiliário e nos utensílios culinários expostos.

No exterior da ala há um grande recinto aberto, semelhante aos antigos pátios portugueses, onde se encontram os apartamentos, destinados igualmente à serventia dos visitantes.

As alternativas de lazer dividem-se entre a piscina, o tênis ou a sala de jogos com pingue-pongue e bilhar. Na parte externa os jardins e os passeios de bicicleta ou a cavalo oferecem momentos únicos de descontração. Acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) está disponível por toda a pousada. www.quintapraiafontes.com.pt


Os bons restaurantes de Alcochete estão a poucos minutos de carro de Lisboa, pela Ponte Vasco da Gama.

RESTAURANTE ALCOCHETANO – Um restaurante pequeno, simples e barato. A comida é fantástica. Tudo é da melhor qualidade! Largo da Misericórdia 8, 2890. ‎


RESTAURANTE O ARRASTÃO - O Arrastão é um Restaurante na margem Sul do rio Tejo, localizado junto à Praia dos Moinhos em Alcochete. As especialidades vão desde o peixe grelhado no carvão, Sopa de Peixe, Bacalhau à Arrastão, até à Caldeirada de peixe . Uma seleção de vinhos de várias zonas do país, incluindo uma seleção de reservas especiais, fazem parte da carta de vinhos.

DON PEIXE RESTAURANTE GRILL – Serve Ensopado de Enguias, Cataplanas de Garoupa / Cherne, Choco Frito, Massinha de Peixe, Peixe e Carne Grelhados no Carvão. Largo António Dos Santos Jorge.

RESTAURANTE SOLAR DO PEIXE - Para se comer um bom peixe o lugar é ideal. É um restaurante pequeno e acolhedor com bom atendimento. Largo da Misericórdia, 10.

Nenhum comentário: