Comer bem em...

Comer bem em...ARRUDA dos VINHOS!!!

Arruda dos Vinhos situa-se num vale ameno, com solos fértéis e cursos de água. O concelho de Arruda dos Vinhos, do distrito de Lisboa, situa-se a 36 km para norte da capital. Conta com cerca de 11.000 habitantes, é composto por quatro freguesias, Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos.

O turismo tem maior expressão no espaço rural e também no denominado turismo de fim de semana. No entanto, o patrimônio arquitetônico existente, assim como as festas anuais, as touradas e a gastronomia, atraem cada vez mais visitantes.

Deve ser referido como Patrimônio mais significativo do Concelho como a Igreja Matriz, o Chafariz Pombalino de 1789, o Aqueduto, os Fortes da Carvalha e do Cego que fazem parte da 1.ª linha defensiva que constituíram as Linhas de Torres, o Palácio do Morgado, a Capela de São Lázaro o Hospital da Misericórdia e a Igreja da Misericórdia.

Em termos de patrimônio religioso destacam-se ainda a Igreja de S. Tiago, em S. Tiago dos Velhos, Igreja de São Lourenço e Santuário de N.ª Sr.ª da Ajuda na Freguesia de Arranhó, e Igreja de São Miguel de Arcanjo em Cardosas.

• Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos - Nossa Senhora da Salvação - A Igreja de Nossa Senhora da Salvação ergue-se no centro da povoação, na zona antiga da vila.



• Chafariz - Um amplo largo no centro da vila, o chafariz pombalino de Arruda impõe-se, hoje, mais pelo seu aparato cenográfico que marca decisivamente a malha urbana, do que pelas razões utilitárias que, em 1789, estiveram na origem da sua edificação. Na verdade, o século XVIII dedicou especial atenção à questão do abastecimento da água às populações, sendo que as construções decorrentes desta preocupação, por parte da coroa, dos municípios ou dos nobres e eclesiásticos era, simultaneamente, uma forma de reforço do seu poder, ao qual não deixavam de associar a sua própria imagem, habitualmente através da exibição de brasões.
• Praça de Touros José Marques Simões - Situada no topo do Jardim Municipal, esta praça da primeira metade do séc. XX, reflete as tradições do povo e a sua ligação à festa brava.

Arruda dos Vinhos é por excelência uma terra de vinho e de vinhas, não só pelo nome, mas também pelas tradições, paisagem e história. A Adega de Arruda foi recentemente, e englobada no percurso da Rota do Vinho da Região Oeste.


A Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos ao longo de mais de 50 anos tem produzido e comercializado alguns dos melhores vinhos que se têm produzido na região e no país, como atestam os inúmeros prêmios recebidos em Portugal e no estrangeiro.

Restaurantes em Arruda dos Vinhos:
O Fuso – O melhor dos Melhores!!!!!!!Peixe: Bacalhau assado na brasa, Carne: Costeleta de vaca assada na brasa, Sobremesa: Pudim de ovos. Rua Cândido dos Reis, n.º 92-94. Telefone: 263 975 121.

A Tasca do Beco Torto - Peixe: Bacalhau em crosta de milho e salsa Carne: Espetada de porco em pau de louro e Sobremesa: Três pecados - Beco Torto n.º 25 Telefone: 263 976 500 Encerramento semanal: sábado.

O Barril - Peixe: Bacalhau à casa Carne: Costeletinhas de borrego de coentrada Sobremesa: Doce da casa - Casal do Urjal – Rondulha Cardosas Telefone: 916 619 613 Encerramento semanal: segunda-feira à noite.

Ao Forno Restaurante - Peixe: Lasanha de bacalhau, Carne: Bife do lombo com molho de ervas, Sobremesa: Cheesecake de Oreo , Telefone: 919 706 419, Rua Cândido dos Reis, n.º 42 Arruda dos Vinhos .

Club dos Bifes - Peixe: Bacalhau da Ti’Estrudes na telha, Carne: Bife na tábua à Ti’Tonho, Sobremesa: Amor quente e frio, Rua João de Deus, n.º 34. Telefone: 263 098 420 . Encerramento semanal: domingo.

O Valverde - Peixe: Mil-folhas de bacalhau, Carne: Bochechas recheadas, estufadas em vinho moscatel com puré de batata doce. Sobremesa: Trouxas de aletria com ananás e creme de frutos vermelhos, Travessa do Serrado, n.º 6A , Telefone: 261 941 631 / 933 372 850. Encerramento semanal: quinta-feira.

Kottada de Galopin – Restaurante moderno, localizado em um Horse Club. Serve Peixe: Bacalhau em massa folhada com patê de grão e pimentos piquilho, Carne: Trouxa de perdiz de Arruda com risotto de espargos verdes, Sobremesa: Pera rocha em calda com gelado e chocolate quente, Academia de Dressage - Quinta da Pataca,Telefone: 263 854 300, Encerramento semanal: segunda-feira e aos jantares. Somente almoço.

Sabores da Quinta - O Restaurante Sabores da Quinta oferece uma refinada cozinha mediterrânica e sem esquecer a gastronomia tradicional portuguesa, utilizando frequentemente produtos produzidos na Quinta. Peixe: Bacalhau a baixa temperatura com puré de grão, alho assado e espinafres salteados, Carne: Terrina de cabrito, Sobremesa: Pera rocha, baunilha e anis com um creme brulee de maçã do Oeste, Quinta de Santa Maria - Galinhatos -Telefone: 263 975 528. Encerramento semanal: domingo ao jantar e segunda-feira.

Hospedagem:

Quinta de Santa Maria - Hotel Rural - Está situado na Arruda dos Vinhos, a Quinta de Santa Maria - Hotel Rural está apenas a 35 minutos de Lisboa e a 15 minutos do Aeroporto da Portela. Neste espaço privilegiado, onde a ruralidade e o requinte se misturam harmoniosamente. O Café da Manhã é tomado à beira da piscina, uma xicara de chá num recanto do jardim, uma massagem relaxante …são apenas alguns dos prazeres que se encontra neste lugar.
www.quintadesantamaria.pt.


Este Hotel é o convite ao repouso, num ambiente familiar, onde a participação no quotidiano de uma Quinta ficam ao alcance de todos, proporcionando experiências únicas. Inserida na Região da Rota dos Vinhos do Oeste, próximo do Mar e da Serra, a Quinta de Santa Maria goza de uma centralidade que proporciona experiências ricas em diversidade.

A Quinta tem 6 quartos no Solar e um bloco de 4 apartamentos. Dispõe de Restaurante, Bar, Sala de Convívio, Sala de Jogos, Sala de Reuniões, Piscina, Quinta Pedagógica, Jardins, Vinha e Adega. Aqui, mantém-se o espírito da mais genuína tradição portuguesa, aliada à modernidade. É o "sabor" de uma aristocracia campestre à sua espera! Quinta de Santa Maria - Hotel Rural - Galinhatos, 2630 -183 Arruda dos Vinhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um sítio fantástico, de requinte e bom atendimento!