München - Munique - Munich

A cidade de Munique, capital da Baviera, no sul da Alemanha, é conhecida em todo o mundo por sua tradicional " Oktoberfest ".

Munique conta atualmente cerca de 1,4 milhão de habitantes.
A cidade foi fundada no ano de 1158, tendo se tornado capital do então Reino da Baviera (hoje o maior dos 16 estados da Alemanha ) em 1506.
Munique é a terceira maior cidade da Alemanha. A cidade fica às margens do Rio Isar, que percorre 14 km. da área metropolitana. O clima é moderado, sem temperaturas extremas, tanto no inverno como no verão

O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de -2,2 ° C (28 ° F). O verão na cidade de Munique é bastante quente, com uma média máxima de 23 ° C (73 ° F) em julho. O verão dura de Maio até Setembro.



Munique é uma cidade verde, com inúmeros parques. O Englischer Garten , perto do centro da cidade abrange uma área de 3,7 km ² (maior que o Central Park em Nova York), é um dos maiores parques públicos do mundo, e contém pistas de cooper e ciclovias.

Principais pontos turísticos:

A praça Marienplatz - Esta praça tem sido o coração da cidade, desde sua fundação. Conhecida como a "sala de visitas" de Munique, a praça é dominada pelo prédio neo-gótico da nova Prefeitura. A praça Marienplatz é freqüentemente utilizada para eventos festivos e políticos.
Precisamente no momento em que o ponteiro dos segundos empurra o ponteiro das horas para as cinco da tarde, as atenções centram-se na Marienplatz e na torre do relógio do edifício neo-gótico da Câmara Municipal, onde, lá no alto, rodopiam as figuras dançantes com o bater das horas... se perder esta ocasião, é somente voltar no outro dia às 11h (horário de inverno)ou às 12h.(horário de verão)

Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora.
Construída entre 1468 e 1488, a Igreja de Nossa Senhora é o símbolo da cidade e impressiona os visitantes com suas duas torres de 99 m. de altura.
Do alto, pode-se desfrutar de uma maravilhosa vista de Munique e dos Alpes próximos.






Peterskirche perto de Marienplatz, é a Igreja de São Pedro, uma igreja católica romana. É também a igreja mais antiga da cidade.


Viktualienmarkt – O Mercado Municipal ao ar livre

Há mais de 200 anos, desde 1807, o maior mercado de produtos agrícolas de Munique atrai os compradores e amantes da boa mesa, com sua enorme oferta de frutas, verduras, queijos,salsichas, linguiças, nozes, conservas, especiarias, carnes e peixes, pães, vinhos, etc. No verão, é um bom lugar para se desfrutar de uma cerveja e de uma refeição ao ar livre. Para um almoço rápido e barato, o melhor mesmo é uma incursão ao Viktualienmarkt, com fruta, peixe, carne...









Junto ao Viktualienmarkt se encontra a Schrannenhalle. Com 430 m. de comprimento, era
antigamente um pavilhão onde se comercializavam grãos. Hoje em dia , totalmente
reformado mas mantendo a estrutura original de vigas de ferro, abriga lojas de artesanato, restaurantes e bares de várias nacionalidades, e é palco de eventos culturais.

Nymphenburg Palace – Palácio de Nymphenburg

Suntuoso palácio barroco, construído a partir de 1675, era a residência de verão dos
monarcas da Baviera, sendo agora um museu. Sua luxuosa decoração e a muito admirada "Galeria das Beldades", seu parque com árvores seculares e canais, sua coleção de porcelanas e seu Museu da Humanidade e da Natureza fizeram com que se tornasse uma das atrações mais visitadas de Munique.O complexo de edifícios inclui o Jardim Botânico.

Dois grandes palácios barrocos em Nymphenburg e Oberschleissheim são lembranças do passado real da Baviera. Schloss Nymphenburg (Palácio Nymphenburg), cerca de 6 km a noroeste do centro da cidade.

Olympiapark – Parque Olímpico

Os 3 km.² do Parque Olímpico, construído em 1972 para os vigésimos Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano. No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento, como o Festival de Verão, em agosto, e o Festival Tollwood de artes e artesanato. No Parque também se encontram lagos, pistas de ciclismo e restaurantes.

Nas proximidades, encontram-se o Museu BMW e o Mundo BMW, bem como o impressionante prédio, em forma de quatro cilindros, da matriz da empresa.

Os pavilhões, em forma de tendas gigantes, e a torre de 290 m. de altura são símbolos de modernidade.o Museu BMW Monumentalmente ampliado – possui 5000 metros quadrados –, acompanha os 90 anos de história da famosa marca alemã.

Residenz Munique (Münchner Residenz, Munique Palace) é o antigo palácio real da Baviera. A Residenz é o maior palácio cidade e hoje é aberta aos visitantes por sua arquitetura e decoração.

Teatro Nacional de Munique (Nationaltheater München). É a casa da Ópera Estadual Bávara.

O Allianz Arena é um estádio de futebol, localizado próximo ao Aeroporto Internacional e recebeu os jogos do Mundial de Futebol de 2006.

A Hofbräuhaus, indiscutivelmente a mais famosa cervejaria do mundo, está localizada no centro da cidade. A cervejaria abre todos os dias às 9h, mas os funcionários já começam a se preparar às 7h para abrir as portas. Ela está presente na Oktoberfest , uma das mais famosas atrações de Munique. Durante duas semanas, a Oktoberfest atrai milhões de pessoas do mundo inteiro.
Shopping:

Nenhum passeio pela cidade será completo sem uma visita às lojas e centros de compras.

Neste item, Munique compete em pé de igualdade com qualquer outra metrópole européia ou mundial. A alta costura e as lojas de grife podem ser encontradas na Maximilianstrasse, na Theatinerstrasse, na Residenzstrasse e na Brienner Strasse (Strasse = Rua).

A Maximilianstrasse é conhecida por suas galerias, lojas de design, boutiques de luxo, lojas de jóias, e um dos principais hotéis de cinco estrelas de Munique, o Hotel Vier Jahreszeiten (Kempinski).

Dolce & Gabbana , Versace , Louis Vuitton , Dior , Chanel , Escada , Hugo Boss , Gucci , Gianfranco Ferré , Bulgari e muitas outras lojas famosas estão na Maximilianstrasse.

No centro da cidade, no calçadão que une a praça Marienplatz à praça Karlsplatz, (ruas Neuhauser Strasse e Kaufingerstrasse, até o Karlstor, portão medieval da cidade) há uma concentração de lojas de departamentos.

Nesta rua (calçadão) encontra-se o Oberpollinger - Ao entrar no piso térreo, estão lojas como Louis Vuitton, Gucci, Prada e várias outras. O Balcão de Concierge está logo atrás da entrada principal. Os clientes podem obter respostas para quaisquer perguntas que possam ter, eles podem fazer uso do serviço de entrega, um personal shopper, chamar um táxi ou obter uma recomendação de restaurante para a noite. Seguindo o boulevard de luxo os clientes encontram um exclusivo departamento de produtos de couro. No final do corredor há um grande departamento de beleza com perfumes, maquiagem etc...no lounges de beleza da Kanebo, Lancôme ou Chanel.

São três andares sendo que dois deles são dedicados às senhoras: acessórios de moda tais como chapéus, cachecóis e luvas, além de lojas de grife da Strenesse Blue, Max Mara, Marc Cain, Burberry e os departamentos de jeanswear. Tendo chegado no andar de cima é o momento para uma pausa de compras, com um terraço com vista panorâmica sobre toda Munique,o Restaurante e o Bar Le Buffet Champagne. www.oberpollinger.de

Ao redor do Viktualienmarkt, por sua vez, encontram-se inúmeras lojas de pequeno porte, oferecendo antiguidades, jóias, moda e alta costura, mobiliário e decoração, artigos de couro, relógios e chocolates finos.

Além das lojas de departamentos e das lojas de cadeias internacionais na área de pedestres, no centro da cidade, há boutiques e galerias comerciais em bairros como Gärtnerplatz e Glockenplatz, Haidhausen ou Schwabing.

Muitas lojas se especializam em artigos específicos, tais como luvas, velas, artesanato em madeira, artigos esportivos, chá, sapatos, jóias, discos, suvenires, roupas típicas, artigos de tabacaria, utilidades para o lar, obras de arte, etc.

Outros pontos de Interesse:

* Planetário,
* Zoológico Hellabrun,
* Jardim Botânico,
* Parque "Englischer Garten",
* Bairro boêmio e universitário de Schwabing.

Excursões na região de Munique e na Baviera

A partir de Munique é possível percorrer vários roteiros de um ou dois dias, conhecendo as regiões mais lindas da Baviera e mesmo da Áustria. Pode-se visitar os famosos castelos do Rei Ludwig II, a começar pelo Schloss Neuschwanstein (Schloss = castelo), que serviu de inspiração para Walt Disney. Outros castelos dignos de um conto de fadas são o Schloss Linderhof, em estilo rococó francês, e o Schloss Herrenchiemsee, em uma ilha no lago do mesmo nome, com seus magníficos jardins e seu Salão dos Espelhos.

Outros roteiros interessantes percorrem a Estrada Romântica, de Füssen a Würzburg, ou
levam a Berchtesgaden e Garmisch-Partenkirchen, aos pés dos Alpes, ou às cidades austríacas de Salzburg e Innsbruck.

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Alte Pinakothek (Pinacoteca Antiga de Munique)
- Neue Pinakothek (Nova Pinacoteca)
- Gliptoteca de Munique
- Lenbachhaus
- Deutsches Museum
- Museum für Völkerkunde München
- Münchner Stadtmuseum
- Marienplatz
- Viktualienmarkt (feira permanente)
- Karlsplatz
- Englischer Garten (enorme jardim)
- Estátua da Baviera no Theresienwiese
- Theatinerkirche (igreja)
- Palácio Alter Hof
- Castelo Blutenburg
- Schloss Schleissheim (castelo)
- Palácio de Leuchtenberg

Restaurantes e bares em Munique:

Merecem uma visita as lojas de alta gastronomia, como Dallmayr ou Käfer.

Tantris - Johann-Fichte-Str. 7, Munique

L"Atelier gourmet - Rablstrasse, Munique.

Desde 1852, o Weinhaus tem sido um Restaurante de família. Hoje a quinta geração continua a frente do Weinhaus,um ótimo restaurante no coração de Munique. www.weinhaus-neuner.de

Brasserie Tresznjewski - Bar e Café Theresienstraße 72

Café Glockenspiel - restaurante popular, café e bar em cima de um dos principais edifícios da Marienplatz, excelente vista sobre o centro da cidade. Marienplatz 28

Zoozie`z - o mais popular entre os locais - Wittelsbacherstrasse 15

Brasserie OskarMaria - Café-bar e restaurante - Salvatorplatz 1

Schumann's - O mais famoso cocktail - vale sempre a pena uma visita
Odeonsplatz 6+7.

Um dos melhores cafés e doceria de Munique é o Rischart. Os doces e os salgados são incomparáveis, acompanhados do melhor chá, das cinco! Marienplatz 18. www.rischart.de



O Weißwürste ('salsichas brancas”) são uma especialidade de Munique. Tradicionalmente consumidos apenas antes das 12:00 (meio-dia) - uma tradição que são freqüentemente servidos com mostarda doce e pretzels assados.

Sightseeing Munich Tours = Todos os tours = 3 linhas - 16 Euros = 1 Dia
Saída Hauptbahnhof

Bicicletas: o veículo ideal...

Hauptbahnhof (a estação central de comboios)uma dica é percorrer os cerca de 170 km devidamente sinalizados que atravessam a capital da Baviera alemã. Para quem não quer fazer esforço, as Call a Bike, motocicletas movidas a pedal ou motor, são uma boa opção. Podem ser alugadas pelo telefone ou via internet e são distinguíveis por uma luz vermelha intermitente. A cidade é plana e de fácil orientação.

O metrô funciona muito bem...


Hotéis:

Mandarin Oriental- Hotel cinco estrelas, localizado no coração da Maximilianstrasse - www.mandarinoriental.com - Neuturmstraße 1.

Hotel Vier Jahreszeiten Kempinski- hotel cinco estrelas na Maximilianstrasse.
www.kempinski.com - Maximilianstraße 17

The Charles Hotel - Luxuoso hotel que está próximo da Pinacoteca- Sophienstr. 28 - www.charleshotel.de

Mercure Hotel Muenchen Altstadt - Hotel quatro estrelas localizado no coração de Munique, ótima localização e serviço. Hotterstr. 4 - www.mercure.com

Comfort Hotel And Munich City Center - Localizado próximo da estação de trens. Landwehrstraße 33 - www.choicehotels.de

Um comentário:

Bípede Falante disse...

Gisele, eu não sabia que você tinha um blog. Eu adoro blogs. Blogueio desde 2007. O seu post está completíssimo. Na verdade, está uma matéria pronta para uma revista ou para um guia. Eu estive em Munique em 1994. Adorei a cidade. Achei sofisticada dentro dos padrões da Alemanha. Fui dar uma volta e retornei ao hotel para me arrumar. Coisa que até então eu não tinha feito.
Beijos.
Lelena