Montego Bay - Jamaica



Na costa noroeste da ilha Jamaicana, encontra-se Montego Bay - "Mo Bay"...



...considerada a segunda principal cidade da Jamaica...



Montego Bay apresenta um clima quente durante o ano todo e é considerada o principal destino turístico jamaicano.


A cidade de Montego Bay é dividida, claramente, em partes distintas: há a cidade propriamente dita, com suas ruas movimentadas e bastante cheias, há a "área dos hotéis", que se estende numa faixa através da cidade, e há ainda uma área mais afastada com vilas e hotéis nas praias e colinas.


As ruas são muito coloridas, agitadas e deve-se tomar cuidado, poís é mão Inglesa!


O povo do campo está sempre na cidade para visitar os mercados, lojas e bancos, além dos hóspedes dos hotéis e dos navios de cruzeiro que também estão sempre passeando pelas lojas de artesanato e mercados.



O centro é barulhento, confuso, desarrumado...



A agricultura se baseia nas culturas comerciais herdadas do período colonial , principalmente cana-de-açúcar e banana. A principal atividade econômica continua sendo a extração de bauxita, exportada em estado bruto ou sob a forma de alumínio, além do turismo internacional.


Contudo, com um crescimento demográfico bastante acentuado e com uma oferta de empregos muito inferior às necessidades da população, o país permanece fortemente endividado e sob a influencia preponderante dos EUA. Durante os anos 80, foram adotados medidas econômicas austeras, em troca da ajuda do FMI. No entanto, a situação permanece desastrosa. Por isto a clara diferença, de um lado exuberantes Resorts e de outro falta de saneamento, pobreza e miséria...


Mo Bay, como é chamada, ficou famosa por ser o porto principal dos cruzeiros turísticos e, claro, por seus hotéis de altíssimo luxo, como o Ritz-Carlton. A região tem Aeroporto Internacional, o Donald Sangster.

Uma das principais atrações é a "Hip Strip", com restaurantes, clubes noturnos e campos de golfe. À noite, é dançar ao ritmo do reggae.



Conhecido como o local para a festa em Montego Bay "Hip Strip" Gloucester Avenue, Margaritaville é perfeita para quem procura entretenimento excitante, um ambiente animado e divertido, comida deliciosa e misturas. Margaritaville, atrai multidões de visitantes de navio-cruzeiro e outros turistas.


Situado a cerca de 13 quilômetros a leste de Montego Bay - Half Moon Shopping Village abriga 25 lojas diferentes, como belas lojas de roupas, lojas de souvenir, farmácia, galeria de arte, cabeleireiro, tabacaria e joalheria, entre outras, além da danceteria The Bob Marley Experience.


Há também o famoso Pier One, com várias lojas, restaurantes e marina, de onde partem vários passeios de barco.


É ainda possível desfrutar de várias atividades desportivas, entre elas, navegar em jangadas de bambu, rafting, pescar nas barreiras de recife de coral, praticar surf, jogar golfe, praticar mergulho, montar a cavalo, etc. Uma dica é provar, aquele é que considerado ser, um dos melhores cafés do mundo, proveniente das Montanhas Azuis, assim como o afamado rum Appleton State.

Montego Bay no Verão, oferece o maior festival de reggae que se celebra no mundo, o Reggae Sunfest.

A praça Sam Sharpe Square, no coração de Montego Bay, antigamente chamada Praça Charles, contém conta com uma coleção de estátuas de bronze.



A praça ainda é usada por políticos e outras reuniões locais, e as estreitas e ruas circundantes, estão repletas de ambulantes vendendo de tudo, desde produtos frescos, camisetas, entre outros...



O principal Mercado de Artesanato está no Porto perto da rua de Sam Sharpe Square...



Há uma série de outras galerias comerciais em Montego Bay, onde o visitante pode comprar souvenirs!




Principais atrações:

1 - Greenwood Great House - Route A1, 23km a leste de Montego Bay- A casa com 15 quartos, erguida entre 1780 e 1800 em estilo georgiano, era a residência de Richard Barrett, primo da poeta Elizabeth Barrett Browning. Em exibição, a biblioteca original da família, com livros raros datados desde 1697, obras de arte, instrumentos musicais e antiguidades. P.O. Box 169, Montego Bay, http://www.greenwoodgreathouse.com/

2 - Rose Hall Great House - Rose Hall Highway, 15km a leste de Montego Bay -A Rose Hall é a mais lendária mansão da Jamaica.


Construída entre 1778 to 1790 por John Palmer, um rico produtor inglês, a casa ficou famosa pela presença de Annie Palmer, mulher do sobrinho neto de Palmer. Ela era acusada de matar seus maridos enquanto dormiam. Depois de anos em ruínas, o local foi restaurado. O Annie's Pub fica no subsolo.

3 - Seven Mile Beach – Negril - A famosa praia em Negril se estende por 11 quilômetros ao longo da costa oeste. Com areias douradas e mar transparente, é ótima opção de passeio para famílias. Há alguns pontos da praia reservados para nudistas. É uma das praias mais bonitas da Jamaica.

4 - Bob Marley Experience & Theatre - Half Moon Shopping, Village Rose Hall, Montego Bay - O complexo de compras e entretenimento tem um teatro exclusivo para fãs de Bob Marley. Eles assistem a um filme sobre a vida e a obra do cantor e, depois, visitam a loja que vende uma coleção de camisetas, discos e suvenires de Marley. http://www.bobmarleyexperience.com/


Algumas dicas de Resorts:

Há cinco grandes hotéis na área de Rose Hall:

O RITZ-CARLTON GOLF & SPA RESORT - São 480 quartos, praia resort com uma sensação de charme. Spa de luxo com serviço completo e ginásio, campos de tênis e cinco restaurantes de classe mundial. O Ritz-Carlton opera o aclamado White Witch Golf Course, desenhado por Robert Von Hagge, considerado um dos melhores do Caribe.

ROSE HALL RESORT & COUNTRY CLUB - São 488 quartos à beira-mar oferece cinco restaurantes, 11 mil metros quadrados de espaço para reuniões, tênis, desportos aquáticos, fitness center e um prazer para crianças grandes: Sugar Mill Falls - um parque aquático com uma piscina de de 13 mil metros quadrados.

O PALMYRA RESORT & SPA - O Palmyra Resort & Spa em Rose Hall é o primeiro hotel de luxo em frente à praia na Jamaica. A Palmyra oferece um acesso privilegiado a três campos de golfe de renome internacional, bem como comodidades de cinco estrelas, incluindo ESPA, um spa assinatura desenhado por Susan Harmsworth. Aqueles que desejam experimentar a magia da Jamaica podem comprar um apartamento ou casa dentro deste exuberante santuário privado e desfrutar do melhor.

HALF MOON RESORT, MONTEGO BAY – Esta magnífica propriedade oferece casas e vilas em duas praias em forma de lua crescente. Tem quadras de squash, campos de tênis, piscinas, desportos aquáticos, fitness center e sauna, parque infantil, centro eqüestre, lojas duty-free e cinco restaurantes de classe mundial. Maravilhoso!

IBEROSTAR RESORT & SPA - Iberostar Resort & Spa, um dos mais novos. O hotel oferece a elegância de luxo europeu, que caracteriza a marca Iberostar.





Restaurantes em Montego Bay:

Além de grandes lojas, a praça Shoppes em Rose Hall permite aos visitantes desfrutar de especialidades Blue Mountain Coffee e refeições leves no 'Café Blue', ou relaxar no esplendor gourmet no Habibi Latino com cores vibrantes.



A maioria dos restaurantes oferece serviço de pick-up quando você chamar para fazer uma reserva:

Akbar é um autêntico restaurante indiano, o menu oferece pratos com nomes exóticos. Gloucester Ave.

Belfield 1794 é o único que fica em uma antiga usina de açúcar. Atraente sala de jantar e bar. Iluminação suave aquece as paredes de pedra e cria um ambiente acolhedor onde os clientes podem desfrutar do melhor do lugar. Imóveis Barnett, Montego Bay. Aceita American Express, Mastercard, and Visa.

Jimmy Buffett's Margaritaville, situado onde a festa não pára. Serve grelhados, fajitas, hambúrgueres e pratos locais autênticos.


Day O Restaurant - Um bonito terraço com jardim para um jantar sob as estrelas. Especialidade em frutos do mar, música ao vivo. http://www.dayorestaurant.com/


The Pelican Restaurant. Por 35 anos um local favorito para moradores e visitantes. Com seus famosos sorvetes ou uma banana split. Situado na Avenida Gloucester.

The Native - em um local atraente em Gloucester Avenue. Excelente comida jamaicana, a preços razoáveis. Excelente buffet de almoço das sextas-feiras aos domingos.

Pier One on the Waterfront – De frente para o mar azul da Jamaica...






...oferece frutos do mar junto a cozinha típica Jamaicana. Na Howard Cooke Blvd. http://www.pieronejamaica.com/


Houseboat Grill - Montego Bay Freeport Southern Cross Blvd - Bar 4pm-11pm - Restaurante Diariamente 6pm-11pm.

Calabash Restaurant- Restaurante famoso no Calabash Resorts atrai muitas estrelas internacionais, o extenso cardápio inclui pratos locais como caranguejos jamaicanos e frutos do mar realmente de atrair a atenção. 5 Queens Dr - Calabash Resort.

Richmond Hill Inn no topo da Union Street, no topo de uma colina com a melhor vista da cidade, oferece uma cozinha europeia com um toque jamaicano. A lagosta é uma especialidade da casa. Aberto todos os dias. Este restaurante ao ar livre tem vista para as águas brilhantes e as luzes da cidade de Montego Bay e oferece um cardápio eclético.

Dolly - situado na Sunset Boulevard no Hotel Gloriana Plaza. Café da manhã, almoço e jantar. Muito bons os pratos jamaicanos, também os sanduíches, Você não pode deixar novamente a Jamaica sem provar o pudim de batata-doce, servido quente com um molho especial.

Glistening Waters Uma experiência que não se deve perder. Localizado a 20 min. a leste de Montego Bay, restaurante de frutos do mar. O marisco é a especialidade. Aberto 08:00-11:00 todos os dias. Luminous Lagoon, Falmouth, Jamaica . http://www.glisteningwaters.com/

Guangzhou Restaurant - oferece almoço diariamente com especialidades e variedade enorme de pratos chineses, tailandeses e pratos da Mongólia enquanto a sua maravilhosa vista panorâmica sobre a baía, torna-o um cenário romântico para jantar. Miranda Ridge Plaza, 39 Gloucester Ave.
Ma Lou’s. Faça um passeio pela culinária e gosto do Caribe. De suas viagens para as ilhas, Ma Lou capturou a essência de seus sabores indígenas e prepara um interessante conjunto de pratos deliciosos - Coral Cliff Hotel, Av. Gloucester

Rum Jungle Café & Bar - Localizado no Coral Cliff, Montego Bay, este café e bar acrescenta um toque de diversão noturna excitante em Montego Bay. Mais de 100 variedades de rum, uma incrível lista de drinques especiais. Um cardápio exótico das Caraíbas e entretenimento até as primeiras horas da manhã. 165 Avenue Gloucester.

Town House Restaurant- Um jantar dos ricos e famosos, seu livro de convidados inclui nomes famosos como Sean Connery, Steve McQueen, Dustin Hoffman, Goldie Hawn e Kurt Russel.



As paredes de tijolo vermelho com sua coleção de arte e à luz de velas brilhando no vidro e talheres dão a este lugar um brilho especial. Aberto das 11:00-16:00 e 18:00-22:00 todos os dias.






Outra dica de Passeio: Blue Lagoon - "A Lagoa Azul" maravilha da natureza, onde a atriz Brooke Shields nadou nua e foram gravadas cenas do filme. A piscina natural rodeada por um anfiteatro tem profundidade de 56 metros e, dizem, tem poder afrodisíaco. Localizada em Port Antonio, na costa nordeste da Jamaica, aproximadamente 300km de Montego Bay.


Rio Quente - Goiás

Próximo ao município de Caldas Novas, está a cidade turística de Rio Quente que juntas formam a maior estância hidrotermal do mundo. Embora de pequena dimensão territorial, Rio Quente tem uma boa agricultura, com cultivo de milho, arroz e prática a pecuária de leite. Sua população é estimada em 3.000 habitantes.



A cidade de Rio Quente está numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 23°C, oferecendo ao visitante excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo. O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, localizado:

•50 km de Caldas Novas - GO
•170 Km de Goiânia - GO
•273 Km de Brasília - DF
•150 Km de Uberlândia - MG
•270 Km de Uberaba - MG
•750 Km de São Paulo (capital) e do interior paulista, de onde se origina o maior percentual de turistas.

A extensão territorial da cidade é grande em vista do seu número de habitantes. Isso ocorre pelo fato de que bairros do município se encontram distantes uns dos outros.
Os principais bairros da cidade são o Bairro Esplanada: onde se encontra o complexo turístico da cidade, Fauna I: concentra a maioria da população, é um bairro que se expandiu na emancipação política do municipio e onde se encontra a Praça dos Ipês que é famosa pela sua decoração, Fauna II: situado ao pé da Serra de Caldas, foi construído junto a programas sociais.

Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente Resorts (anteriormente Pousada Rio Quente Resorts) que está localizado no bairro Esplanada...


...é um resort de renome nacional que foi por muitas vezes eleito pela revista exame como o melhor resort do Brasil e emprega a maioria da população do município de Rio Quente e pessoas de cidades circunvizinhas como Caldas Novas e Morrinhos.



Uma das atrações do Rio Quente Resorts está na constante renovação de toda a água das piscinas devido ao grande volume que brota de suas principais fontes termais.



O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando assim, uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas. Possui ainda, Centro de Convenções para sediar eventos nacionais e internacionais.



Dentro do complexo Rio Quente Resorts, ao lado do Hot Park...





...está a famosa Praia do Cerrado, maior praia artificial (com ondas) e água quente natural do mundo. Apesar de ser artificial, a Praia do cerrado é um lugar deslumbrante, uma paisagem maravilhosa.



Conta com Bares aquáticos (Piers), Quadras de Voleyball, Beach Soccer, Rodeada por Coqueiros, Pedras, gazebos na areia da praia onde pode ser alugado para descanso e afins e várias outros detalhes que tornam o cenário ainda mais belo.



A praia do Cerrado recebe anualmente, desde 2009 a Copa Latina De Beach Soccer. O empreendimento Rio Quente Resorts, passa por constantes evoluções, dita tendências e hoje figura como o mais completo destino de entretenimento e lazer da América do Sul. Sua história pode ser contada a partir de 1916.

Época em que o médico mineiro Ciro Palmerston, fascinado pelas águas quentes e pelos 365 dias de sol, comprou uma fazenda na região. Quarenta e oito anos depois, em 1964, nascia a Estância Thermas Pousada do Rio Quente, cujo controle foi adquirido em 1979 pelos grupos Algar (Uberlândia) e Gebepar (Goiânia). Desde sua inauguração o Rio Quente Resorts consagra-se como o melhor destination resort para descoberta da natureza exuberante do Brasil. Em comum, o fascínio pelas águas quentes.


Mas como explicar este fenômeno? Estudos demonstraram que a água das chuvas penetra em fissuras nas rochas e infiltra-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. Ela é então aquecida a altas temperaturas, começa a evaporar e, ganha pressão para retornar à superfície. No caminho de volta, resfria-se ao se encontrar com lençóis freáticos e forma as 18 fontes do Rio Quente, que apresentam vazão de 6,5 milhões de litros por hora a 37,5º C de temperatura.





O descobrimento das águas quentes, no entanto, aconteceu muito antes. Os primeiros registros remontam a meados do século XVIIII – com a ida de pessoas para o interior do Brasil, dando origem às bandeiras. Foi nessa época que Bartolomeu Bueno da Silva desbravou o interior de Goiás. O ano era 1722 e, entre bosques, vegetação nativa e muita beleza, encontrou as fontes que formaram o Rio Quente.


Entre um mergulho e outro nas águas em, uma intensa programação movimenta os visitantes de todas as idades. Entre as atividades, hidroginástica, esportes terrestres e aquáticos, passeios a cavalo ou em pedalinhos, mergulho, trilhas e tirolesa.





E mais: shows, apresentações teatrais e semanas temáticas – um dos destaques é o Festival das Nações, que homenageia os países através da decoração, da gastronomia e do folclore.



Hotéis do Complexo:

Hotel Turismo

Situado em posição central do complexo, próximo ao Hot Park e ao Parque das Fontes, o Hotel Turismo possui 144 apartamentos categoria superior. Seus jardins foram projetados por Burle Marx, com uso de vegetação nativa...


O Hotel possui duas piscinas de águas quentes com bar molhado, restaurante, Coffee Shop e o Lounge Stella Artois, um espaço com cardápio elaborado, boa música e áreas de convivência, além de projeto arquitetônico e de decoração de extremo bom gosto. Acesso ao apartamento por rampa e elevador.



É a melhor dica de hospedagem, além de ter um serviço ótimo, está longe do barulho!

Hotel Pousada

O Hotel Pousada está localizado no centro do complexo, em local mais que privilegiado entre o Parque das Fontes e a entrada do Hot Park.


É o local perfeito para aproveitar ao máximo o complexo turístico. Possui 239 apartamentos totalmente renovados e, por isso o preferido de milhares de visitantes. Uma opção bastante agradável para quem deseja relaxar em meio a muito verde com acesso aos apartamentos por rampa ou elevador.

Hotel Giardino

Localizado a 800m da entrada do complexo, oferece serviço de transfer 24h.
Possui decoração italiana, jardins e piscina. Acesso aos apartamentos por elevador.
Possui apartamento para portadores de necessidades especiais.

Parques do Complexo:

Parque das Fontes- com bares molhados, piscinas, sauna, duchas e espaços para descansar e relaxar que funcionam 24 horas por dia.


As piscinas são iluminadas à noite!


Hot Park - mais radical, com corredeira e toboáguas, mas também com hidromassagem em banheiras de água quente!




Praia do Cerrado - A "praia" tem areia branca e fina, coqueiros, nove tipos de ondas que podem atingir até 1,20m de altura, restaurante e bar aquático. Quer mais? O espaço oferece aulas diárias de surf!

Hotéis na Cidade de Rio Quente:

Águas da Serra Apart Service Hotel -Localização privilegiada, às margens do Rio Quente. Apartamentos com 1 ou 2 quartos, todos com suíte, sala, copa/cozinha, sacada, ar-condicionado, TV, frigobar, sofá-cama e ponto de internet. Acesso privativo ao Rio Quente. Restaurante panorâmico. Área de lazer com piscinas adulto e infantil, sauna, bar molhado e ampla área verde. Desconto especial para hóspedes no Hot Park. Reservas reservas@imghotelaria.com.br

diRoma Rio Quente Apartamentos com varanda. Convênio com o Hot Park. Bar e restaurante panorâmico. Reservas 0800 648 9800 / sac@diroma.com.br

Serra Park Hotel – Localizado a pouco mais de 200 metros da entrada do Resort, conta com 105 apartamentos mobiliados com copa/cozinha, área de lazer, garagem, restaurante e Sala de convenções. http://www.serraparkhotel.com.br/


Aeroportos Próximos a Rio Quente:

Aeroporto Nélson Guimarães
Av Castelo Novo, s/nº - Caldas Novas/GO
Telefone: (64) 3454-5820

Aeroporto Internacional Santa Genoveva
Praça Capitão Frazão s/nº - Goiânia/GO
Telefone: (62) 3265-1500

Aeroporto Ten Cel Av César Bombonato
Praça José Alves dos Santos s/nº - Uberlândia/MG
Telefones: (34) 3233-5420 e 3233-5400

O Rio Quente Resorts está inserido em um cenário de paisagens naturais distribuídas em florestas, savanas e campos. O que faz da região um verdadeiro paraíso ecológico e um espaço para experimentar sensações de relaxamento com rica integração à natureza. http://www.rioquenteresorts.com.br/