MACEIÓ - "Paraíso das águas"

Maceió, capital de Alagoas, possui uma população de aproximadamente um milhão de habitantes e é famosa por possuir as praias urbanas mais bonitas dentre as capitais do Brasil.


O nome Maceió veio do tupi Maçayó ou Maçaió-k que significava "O que tapa o alagadiço". Uma das orlas mais bonitas começa na praia da Pajuçara, onde jangadas perfiladas enfeitam a orla.

É uma das praias mais freqüentadas e onde os jangadeiros levam os turistas até as piscinas naturais que se formam no mar e alguns incrementam o passeio carregando bebidas e petiscos.
A enseada ganha um belo coqueiral na Ponta Verde. Passando a curva do farol, as águas represadas na maré baixa, parecem ainda mais verdes, antes do mar ficar aberto à altura da Jatiúca. O trecho da orla entre Pajuçara e Jatiúca é o endereço de boa parte dos hotéis de Maceió e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.





Um dos bairros mais interessantes de Maceió é o de Ponta Verde, com prédios, coqueiros, lojas e gente bonita! O outro pólo hoteleiro importante da cidade é em Jatiúca, onde ficam os Resorts. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró.


Em Ponta Verde, tem barracas como a Lopana e a Canoa. Ponta Verde e Jatiúca têm restaurantes, mas a zona de bares é Stella Maris, perto do restaurante Divina Gula. Por mais bonitas que sejam as praias urbanas de Maceió acabam servindo apenas de começo para sair em busca de águas ainda mais bonitas, coqueirais mais densos, piscinas naturais mais cristalinas.


O Bairro do Farol foi sempre o bairro preferido da burguesia alagoana,pela parte alta da cidade, por seu clima saudável e a proximidade com o Centro da cidade. Seu nome originou da implantação do farol no Planalto do Jacutinga.



A Avenida Fernandes Lima até as proximidades do Quartel do Exército, era toda tomada por mansões onde residiam usineiros, grandes industriais, comerciantes, magistrados e políticos. Hoje, é tudo comércio. As casas antigas, deram lugar a lojas dos mais variados ramos, consultórios médicos, supermercado, agências bancarias e outros estabelecimentos comerciais.



O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a enxurradas são maio e junho. As temperaturas médias mensais oscilam em torno de 25,1 °C. A máxima mensal atinge 29,9 °C e a mínima 20,8 °C.


O Porto de Jaraguá ou Porto de Maceió, está localizado no bairro de Jaraguá, entre as praias de Pajuçara e Avenida. É administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN por meio da Administração do Porto de Maceió (ADPM) e tem o maior terminal açucareiro do mundo, além de ser um dos mais movimentados do Nordeste. Alagoas é um dos maiores produtores de gás natural do Brasil.


Sem dúvida, todo o CONJUNTO ARQUITETÔNICO DE JARAGUÁ é a principal atração. Belos sobrados e fachadas reconstituídas onde se sobressaem os prédios da Delegacia da Receita Federal, a sede da Associação Comercial, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, localizados na Praça Lavenere Machado, (antiga Dois Leões), construída no século XIX.


Maceió tem uma cultura marcante, representada principalmente pelo seu rico folclore, além, claro, de seus artistas, escritores e músicos como Djavan, Hermeto Pascoal, Graciliano Ramos, Jorge de Lima. Dentre as manifestações folclóricas há os folguedos, tais como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.


Os Museus fazem parte da cultura de Maceió: Museu Palácio Floriano Peixoto - Acervo permanente: Mobiliário do final do século XIX e início do século XX; prataria, cristais e objetos decorativos; pintura de Rosalvo Ribeiro e outros artistas alagoanos. Conta também com Exposição temporária.


Museu Théo Brandão - Possui um grande acervo de arte popular que foi doado pelo patrono Théo Brandão. É composto por peças de vários países como: Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu. Durante período natalino, desde 2005, o Museu recebe uma iluminação especial, dentro do programa Natal de Luz, da Eletrobrás.


Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - O rico acervo é composto basicamente por: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas, armas que pertenceram a Lampião, móveis em variados estilos etc. No museu também encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.


Museu de Arte Brasileira - Acervo composto de imagens, em sua maioria, nordestinas dos séculos XVII, XVIII e XIX. Cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos, pinturas brasileiras e estrangeiras formam o acervo do museu. Localizado em um antigo armazém, no bairro de Jaraguá.


Museu do Esporte - O acervo é formado por fotografias do futebol alagoano, brasileiro e mundial, além de revistas, jornais, camisas, taças, medalhas e outros objetos que contam a história do futebol, é possível conferir os melhores dribles, lances e gols, com os diversos vídeos que lá estão.


Museu da Imagem e do Som - MISA - Em seu acervo está parte da memória maceioense, registrado em fotos, fitas K-7 e fitas de vídeo, lá se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos do estado. O prédio foi construído no século XIX, mais precisamente, em 1869. Ao seu fundo se encontra um modelo da Estátua da Liberdade, em menor escala, projetado pelo próprio Frédéric Auguste Bartholdi e feita na mesma fundição que a original. Há apenas dois modelos (não confundir com as incontáveis réplicas espalhadas por todo o mundo) da estátua: o de Maceió e aquele localizado no Jardin du Luxembourg em Paris.


Museu de História Natural - UFAL - O Museu de História Natural é parte da Universidade Federal de Alagoas - O MHN vem dando apoio científico-cultural às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cooperação Técnica, no campo das Ciências Naturais, aos estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e à comunidade em geral.


O Estádio Rei Pelé conhecido como Trapichão, abriga 30 mil torcedores. Infraestrutura completa para futebol e atletismo.


A cidade conta com vários locais de comercialização de sua cultura e artesanato, o artesanato alagoano, representado especialmente através de bordados, rendas, filés e cerâmicas e é encontrado o ano todo na, Feirinha da Pajuçara na Av. Antonio Gouveia, s/n, Pajuçara, Cerca de 300 barracas funcionando de 2ª a 6 ª das 16h às 22h Sábados e feriados das 10h às 22h, Domingos das 10h às 20h.


Cheiro da Terra (Jatiúca), Av. Álvaro de Otacílio, 2500, Praia de Jatiúca – Maceió.Horário: 10 às 22 horas, diariamente. Diversos stands, shows diversificados e gratuitos todos os dias.


Pavilhão do Artesanato (Pajuçara) Av. Antonio Gouveia, s/n, Praia de Pajuçara - Horário: 10 às 22 horas, diariamente. Diversos stands com uma variada de artesanatos.


Mercado do Artesanato (centro da cidade), nas lojas do Pontal da Barra e no Shopping Iguatemi. No bairro de Pontal da Barra, reduto de pescadores, há rendeiras que fazem trabalhos maravilhosos.


Núcleo Artesanal do Pontal da Barra, mais de 80 lojas distribuídas em todo o bairro com variados trabalhos do artesanato alagoano. Funciona diariamente das 8h às 18h30min, Pontal da Barra – Maceió.


Tipos de Trabalhos em Renda:


Filé - O principal tipo de renda genuinamente alagoana são utilizadas na confecção de colchas, toalhas, fronhas e tantos outros artigos que são encontradas. Redendê e Ponto de Cruz - Trabalho artesanal praticado em Alagoas, que se realiza com linhas coloridas para fabricação de colchas, pano de mesa, saias, blusas, fronhas, toalhas. Fibras - O artesanato de fibra fabrica: espanadores, cordas, cadeiras, tapetes, cintos, sandálias, forno de sela, bolsas e cestas, e haja criatividade. Fonte: Livro “Alagoas, Um Olhar”


Litoral Norte


Para conhecer as praias do litoral norte o caminho é ir ao Hibiscus, em Ipioca. Para ficar pé-na-areia fora da cidade, deve-se escolher entre resorts em Pratagy e Ipioca (20 e 30 km) ao norte.


Paripueira:


Paripueira está aproximadamente 27 Km ao norte da capital, Maceió. Todo o seu litoral está localizado na Costa dos Corais, famosa por suas belas piscinas naturais e conhecida por contar com uma das maiores concentrações de Recifes de Corais do Atlântico sul.


Um lugar que vem ganhando fama é Barra de Santo Antônio. Fundada por holandeses, a cidade é dividida pelo Rio Santo Antônio e acessível apenas por balsa ou saveiro. Seus destaques são as praias da Ponta do Gamela, do Morro e de Carro Quebrado, mas é na costa norte do estado que fica Maragogi, o destino turístico que mais cresce. Em algumas de suas praias, os bancos de areia permitem avançar pelo mar por mais de 200 metros.


Na mesma região, outros lugares disputados são Japaratinga e São Miguel dos Milagres. Com tanto espetáculo, não é de admirar que as lagoas tenham de disputar a atenção de quem visita Alagoas.


São Miguel dos Milagres está a 100 km e Maragogi, a 130 km de Maceió. Nas pequenas cidades ao redor, como Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, os programas incluem travessia de rio, visita à ilhas e passeios em meio a construções históricas.






Maragogi:

Maragogi segundo pólo turístico do estado de Alagoas, fica entre Maceió e Recife a aproximadamente 125 Km. de cada uma. Conhecida por suas belezas naturais e extensos coqueirais a cidade é um convite para o descanso. Tem diversos hotéis, pousadas e restaurantes a maioria a beira mar. Conhecidas como Galés, as piscinas naturais de Maragogi são as maiores de Alagoas.

A seis quilômetros da costa ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila, os aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, o melhor é ir com a maré baixa e nas primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras.

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio, Brasília, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador). A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul) e a Recife (270 km ao norte). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais divertido continuará sendo a litorânea AL 101, que permite a entrada em todas as praias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis; para Pernambuco, continue pela PE 060). Litoral Sul:


Voltando para o Litoral sul - Barra de São Miguel é a mais bonita e charmosa...

A parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira. As lagoas têm povoados simples e pitorescos às margens. As maiores são Mundaú e Manguaba, que se encontram com o mar num local apelidado pelos guias de "perereca". Além das lagoas, outro motivo de orgulho dos alagoanos são as águas da costa. Ora azul-turquesa, ora verde-esmeralda, a tonalidade varia em função do sol, das marés e areias. A temperatura da água é constante, sempre morna.


A Praia do Francês, em Marechal Deodoro, uma das mais conhecidas de Alagoas, principalmente pelos surfistas. A praia é bonita, mas lotada, confusa e suja. As barracas não são das melhores...


No lado esquerdo da praia há bares e restaurantes, além de trechos protegidos por barreiras de recifes que atraem praticantes de jet-ski e de vela. No lado direito as ondas são fortes e boas para o surfe. Está a 21 quilômetros do Centro de Maceió.



Em janeiro boa parte da vida social da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. O lugar é bonito, ótimos restaurantes e gente descolada!



Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.


Praia do Gunga: A praia do Gunga fica localizada 33Km ao sul de Maceió, na cidade de Barra de São Miguel. Na ponta do Gunga tem coqueiros que se perdem na perspectiva do cenário, a praia é formada pela saliência do bico de areia. A infraestrutura na Praia do Gunga não é boa.


Resorts Jatiúca — o único pé-na-areia na zona urbana.


Ritz Lagoa da Anta — a estrutura mais completa.


Village Pratagy (Pratagy, 20 km) — resort bem estruturado, um pouco antigo, com boa relação custo x benefício.


Salinas Maceió (Ipioca, 25 km) — pequeno, no canto direito da praia, próximo aos restaurantes dos Altos de Ipioca. D’anatureza (Ipioca, 30 km) — pequeno, num excelente ponto da praia, próximo ao restaurante Hibiscus.


Kenoa (Barra de São Miguel, 30 km) — um dos mais belos hotéis de praia do Brasil.


Hotel Radisson Maceió— o mais novo da cidade; instalações modernas, em Pajuçara.


Brisa Tower — hotel-design de médio porte na Jatiúca. Gungaporanga (Barra de São Miguel, 30 km) — sobre as falésias do Gunga.


Casa Caiada (Altos de Pratagy, 20 km) — no alto do morro; hóspedes podem usar a estrutura do Village Pratagy.


Ritz Plazamar — recentemente renovado, excelente localização no lado certo da Ponta Verde. Ritz Coralli — moderninho, na rua de trás entre Pajuçara e Ponta Verde.


San Marino — só suítes, todas renovadas, num bom ponto da Ponta Verde. Village Barra (Barra de São Miguel, 30 km) — fique na ala nova (vertical).


Ibis — na Pajuçara, em frente às jangadas. Reymar Express — apartamentos grandes, um pouco fora de mão, em Cruz das Almas.


Pousada Gogó da Ema — ultra-econômico, na Ponta Verde. Hotel Fazenda Localizado apenas 76 km de Maceió e 184Km de Recife.


O Hotel Fazenda Cambará, dispõe de 28 suítes, uma vasta opção de lazer implantado em uma área verde de 870.000,00 m² e uma infra-estrutura repleta de atrações e comodidades para todas as idades.Salão de jogos, salão de eventos, piscinas para crianças e adultos, parquinho infantil, pesque-pague entre outras opções de lazer a sua disposição.


As frutas tropicais Manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola e etc... são transformadas em sucos, sorvetes e doces. Nas praias, é comum saborear um bom caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi (feito na fruta) e batidas.


Maceió conta com infinidade de ótimos restaurantes. Do sururu à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Restaurantes:


Divina Gula - Restaurante instalado num enorme imóvel de 1 620 metros quadrados, dividido em diversos salões, com paredes de tijolos aparentes, jardim e mesas na calçada. Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85, Jatiúca, 3235-1016 (320 lugares). 12h/2h (dom. até 0h; fecha seg.).


Takê - Instalado de frente para a orla da Ponta Verde, com decoração em que predominam as cores preta e vermelha, Avenida Sílvio Carlos Viana, 1731, Ponta Verde.


Armazém Guimarães - Na melhor pizzaria da cidade, o ambiente procura recriar um armazém, com piso de cimento queimado, paredes de tijolos aparentes, janelas em forma de arco e objetos antigos. Os setenta sabores de pizza saem de um forno a lenha no meio do salão. Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 188, antiga Avenida Amélia Rosa, Jatiúca.


Litoral Norte Vila Chamusca (Altos de Ipioca, 25 km) — comida nordestina criativa Oca (Altos de Ipioca, 25 km) — dos donos do antigo Goya de Olinda Santorégano (Riacho Doce, 22 km) — pizzas em ambiente praiano.


Restaurante do Zezé (Riacho Doce, 22 km) — carne de sol e acompanhamentos regionais Litoral Sul - Situada no município de Marechal Deodoro, à 15 km de Maceió.


Massagueira foi formada a partir de uma antiga colônia de pescadores. Banhada pela lagoa Manguaba, possui um cenário de rara beleza e tranqüilidade, com seus coqueirais, canais e manguezais. Além de vários bares rústicos, à margem da lagoa, onde se degustam comidas típicas de excepcional qualidade.





Um verdadeiro paraíso à beira da lagoa Manguaba, com vários bares rústicos, onde pode saborear caranguejos, siris, massunins, sururus, camarões e peixes; verdadeiras iguarias da culinária alagoana. Além de deliciosos suspiros, broas e cocadas de vários sabores. Melhor dica: Bar do Pato - Massagüeira, 10 km de Maceió— rústico, Excelente Comida.

ILHAS CANÁRIAS... ("ilhas dos cães").


As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, próximo do Marrocos, constituindo uma Região Autonoma da Espanha. Situada numa grande baía natural, tem como deslumbrante pano de fundo, montanhas (montanhas Anaga) com mais de 1000 metros de altura.


Santa Cruz de Tenerife é o centro administrativo das Ilhas Canárias. A Ilha é a mais povoada da Espanha situada entre as ilhas de Gran Canária, La Gomera e La Palma, conta com uma população de aproximadamente 900 mil habitantes.




O idioma é o Espanhol e a moeda o Euro. A indústria é escassa, basicamente agroalimentária, de tabaco e de refinação de Petróleo (A refinaria de petróleo de Tenerife é a maior de Espanha).



A ilha está na latitude do Deserto do Saara, com um clima quente durante todo o ano e uma média de 20 ° - 22 ° C no inverno e 26 ° - 28 ° C no verão.


Santa Cruz é uma cidade de museus, de parques e de jardins repletos da mais exuberante flora.



É a cidade das esculturas de rua e do carnaval, e que constitui o melhor Carnaval da velha Europa e um dos mais famosos e populares do mundo.

Santa Cruz de Tenerife oferece a comodidade dos transportes públicos com linhas regulares tanto urbanos como interurbanos. Com um extenso sistema de ônibus, que são chamados guaguas. O sistema de ônibus é utilizado tanto dentro das cidades e também se conecta à maioria das vilas e cidades da ilha. Há estações de ônibus em todas as grandes cidades, como o Intercambiador de Transportes de Santa Cruz de Tenerife.

Recentemente foi inaugurado o elétrico que liga a capital ao município de La Laguna e abrange uma distância de 12,5 km (7,67 milhas) em 37 minutos.


A ilha de Tenerife conta com dois aeroportos, Los Rodeos (TFN) situado a Norte de Tenerife, aproximadamente 12 quilômetros de Santa Cruz...



... e o aeroporto Rainha Sofia (TFS), no Sul da ilha, a cerca de 60 quilômetros da capital. Ambos os aeroportos ligam a ilha de Tenerife ao resto do arquipélago, ao território espanhol e ao mundo.
A ilha dispõe de portos de atracação de barcos de transporte marítimo e de ferries procedentes das restantes ilhas das Canárias, sendo um dos mais importantes o porto de Santa Cruz de Tenerife, que também se tornou um importante ponto de escala de cruzeiros das rotas atlânticas, procedentes do Mediterrâneo e da América.

O Porto de Santa Cruz de Tenerife é o primeiro porto de pesca nas Ilhas Canárias, com cerca de 7.500 toneladas de pescado, de acordo com o Anuário Estatístico do Estado.



Em Tenerife as compras são outra atração...com Imposto Zero e a dica é começar na Plaza de España, em frente ao mar...



...subindo em direção à Plaza de Candelaria, que oferece marcas internacionais a preços sem IVA. Dispõe de uma grande variedade de lojas como El Còrte Ingles, MNG, entre outras... cafés, bares, restaurantes e espaços de lazer para passar um dia de compras agradável!


Atrações Turísticas:

Igreja de La Concepción, cuja primeira construção data de 1500, embora fosse reconstruída em 1653. No seu interior pode ver-se a imagem da Virgem de La Consolación (século XV) com estilo Barroco e Toscana.


Palacio de Nava. O palácio foi declarado patrimonio Cultural em 1976, com a categoria de monumento, e o Teatro Guimerá...




O Parque Municipal García Sanabria é um autêntico jardim botânico onde as espécies vegetais se combinam com passeios, fontes, caramanchões é o espaço ideal para o lazer e descanso.

No coração de Santa Cruz de Tenerife ergue-se um espaço impressionante, singular, o Auditório de Tenerife. Salpicado pelo mar e banhado pelo sol. Uma maravilha da vanguarda arquitetônica criada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava. Desde a sua inauguração em Setembro de 2003, o Auditório assinalou uma nova etapa na vida artística das Ilhas Canárias, convertendo-se num motor cultural e social. Este espaço assemelha-se ao Opera House de Sydney, na Austrália.



O Parque Marítimo César Manrique é um complexo de piscinas de água do mar ao ar livre. Dispõe de instalações e de uma vasta gama de serviços. Este Parque oferece, tanto ao residente como ao visitante, um espaço de lazer para passar e usufruir de um dia de descontração. Horário de funcionamento na época de Verão: De segunda a domingo das 10:00 às 19:00 h. Época de Inverno: De segunda a domingo das 10:00 às 18:00 h.


O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife dispõe de maior dotação para festas concedida pelo ministério com competência no turismo na Espanha. Em 1980, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife foi declarado Festa de Interesse Turístico Internacional pela Secretaria do Estado do Turismo e é um dos carnavais mais importantes do Mundo e um dos melhores da Europa.

A Zona Comercial do Mercado é uma das áreas de maior atividade de Santa Cruz. Foi-se desenvolvendo a partir do antigo Mercado da cidade, que foi ampliado com a construção do novo, e com o ressurgimento da zona, à medida que foi sendo dotada com uma extensa atividade governativa, educativa, cultural e comercial, superando o âmbito dos produtos tradicionais próprios do mercado da alimentação para alargar as suas possibilidades à venda de qualquer serviço ou produto.

O Mercado Municipal Nossa Sra. De África é o principal mercado central da província de Santa Cruz de Tenerife. É um mercado grande, que abrange várias zonas, e cuja principal peculiaridade além da sua arquitetura é o seu sistema de autogestão por meio de uma cooperativa de comerciantes.




Neste lugar as flores, os frutos e verduras são frescos. O setor de pescados é de dar água na boca!

Praias:

• Praia de Las Teresitas (Santa Cruz de Tenerife, Anaga) É a praia mais conhecida de Santa Cruz e encontra-se a uma distância de 7 km do centro da cidade. Tem aproximadamente um quilômetro e meio de extensão de areia dourada e fina e está protegida das correntes e da ondulação por um quebra-mar, ideal para crianças. Oferece todo o tipo de equipamentos e um grande número de serviços hoteleiros com restaurantes e cafés.


• Playa de La Arena - A Playa de la Arena está localizada na costa sudoeste de Tenerife, Ilhas Canárias. A praia é inteiramente de areia natural preta, vulcânica. A praia é uma das mais limpas da ilha, e foi premiada com a Bandeira Azul da Europa pela limpeza. Há três hotéis em Playa de la Arena, que são o hotel Playa La Arena, que pode ser visto a partir da parte principal da cidade, o Barceló Varadero...



...e o Flamingo Bahia.



A ilha goza de uma abundância de peixes de várias espécies. As espécies que são mais consumidas: as blennies Combtooth (viejas), bem como pargo (SAMA), pargo (bocinegro), ouro forrada dourada (Salema), garoupa (mero), e vários tipos e abundante de Thunnus. A cavala do Atlântico (cabala), sardinha (sardinha), cavalas e Jack (chicharros) também são consumidos com freqüência. Moreias (morenas) também são consumidos, geralmente fritos. A maioria dos frutos do mar são cozidos, preparados ou "a la espalda" (cortado em duas partes iguais em forma ao longo da coluna vertebral) ou "a la sal" (cozido em água salgada). Estes pratos são normalmente acompanhadas de mojo (molho local) e batatas.

Os molhos são acompanhamentos indispensáveis dos pratos nas Ilhas Canárias!


Restaurantes:

La Cuadra de San Diego Restaurante y Campo - Pratos típicos e tradicionais, bolos e doces, preparados da maneira tradicional, o toque final de uma refeição pode ser acompanhado por uma excelente seleção de vinhos, da região. El Camino Botella, 2
38370 - La Matanza de Acentejo

Restaurante Margarita- recomendado para carnes. CL Boston No 11, 38650
http://www.restaurantemargarita.com/


Amaranto – Restaurante com cardápio Italiano, Mexicano, Av. Roma, 24. Urb. Puntillo del Sol, El Sauzal, 38450 Santa Cruz de Tenerife.

Regulo – Restaurante em estilo típico das Canárias, com pátio interno e varanda encantadora. O interior é muito bem decorado e equipado e os funcionários são eficientes e educados. A comida é boa com um menu que inclui uma grande variedade de pratos de carne e peixe. Excelente carta de vinhos. Calle San Felipe, 6, 38400 Puerto de la Cruz.

Hotéis

O NH Santa Cruz de Tenerife é um hotel de 4 estrelas localizado no centro das áreas históricas e comerciais da cidade. Candelaria Esquina Doctor Allart,38003.


Silken Atlantida Santa Cruz - Este hotel, em Santa Cruz de Tenerife, está próximo de lojas como Él Corte Ingles e das principais ruas de comércio. O Silken Atlantida Santa Cruz possui jacuzzi, sauna seca e uma academia de ginástica. As comodidades para negócios disponíveis neste estabelecimento de 4 estrelas incluem um business center e serviços de business. Avenida Tres De Mayo S N, Santa Cruz De Tenerife, 38005.


Iberostar Hotel Mencey- Remodelado, este hotel de 5 estrelas oferece o que há de melhor para uma estadia de lazer ou negócios. O Hotel Iberostar Mencey está localizado em uma propriedade de estilo colonial única onde os hóspedes poderão desfrutar do luxo requintado do hotel com quartos completamente renovados. Calle Doctor José Naveiras, 38.


Gran Meliá Palacio De Isora - Saboreie refeições inesquecíveis nos pátios à luz de velas. Mergulhe em espetaculares piscinas de azulejos venezianos ou nade até o horizonte, na piscina de água salgada. O lugar perfeito do céu e do mar no resort perfeito em Tenerife. La Jaquita s/n Alcalá Guia de Isora, Tenerife.