Cruzeiro para Fernando de Noronha...

Uma alternativa confortável e relaxante para se conhecer Fernando de Noronha, é chegar a este paraíso de Navio. O Navio fica atracado por dois dias e os passageiros tem a seu dispor a beleza da Ilha e o conforto do Navio.


Visitar a ilha de Fernando de Noronha é uma experiência inesquecível, com lindas paisagens naturais e ainda interagir com os cenários paradisíacos. O arquipélago está situado no estado de Pernambuco e aparece na lista entre os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros.

A ilha de Fernando de Noronha oferece excelentes opções de passeios, em especial para quem aprecia o ecoturismo. A região permite que os visitantes façam caminhadas históricas para conhecer trechos da ilha ou até mesmo participem de mergulhos para explorar a biodiversidade marinha do litoral.

Os passeios a barco são ideais para que os turistas explorem as belezas naturais do arquipélago. O sol em Fernando de Noronha sempre é muito forte.

O roteiro turístico Fernando de Noronha inclui pontos como a Praia de Atalaia e a Baía de Sueste, conhecida como a base do projeto Tamar. Quem visita a ilha pode desfrutar de um clima tropical exclusivo da região e se integrar aos atrativos naturais.

O Navio Pacific por anos fez o roteiro de capitais do Nordeste incluindo Fernando de Noronha. Um dos roteiros do Pacific era: Saída de Recife, um dia de navegagação, dois dias em Fernando de Noronha, outro dia de navegação e Chegada em Fortaleza. Devido a problemas constantes no Navio Pacific, o mesmo foi substituido pelo CVC Blue de France, que faz roteiros pelo Nordeste do País, bem como a encantadora Ilha de Fernando de Noronha. Algumas das praias da Ilha: Porto = É onde chegam os barcos que abastecem a ilha e local de saída para os passeios turísticos. Possui uma pequena praia de areia, com águas calmas. Entre os meses de novembro e março, tem boas ondas para a prática do surf.

Cachorro = Localizada no sítio histórico da Vila dos Remédios, apresenta, dependendo da época do ano, cobertura de areia ou pedras, devido ao movimento das marés. Também usada para a prática do surf.
Meio = Localizada junto à Praia do Cachorro, tem a forma de uma pequena baía. O acesso se dá pela Praia do Cachorro e pela Praia da Conceição, através de uma pequena e fácil trilha.
Boldró=Próxima à antiga base de rastreamento de satélites americana, tem as mesmas características de mar da Praia da Conceição, exceto quanto ao fundo, com mais predominância de corais. Atenção especial deve ser dada aos banhos no período entre dezembro e fevereiro, devido a fortes correntes submersas existentes. Sobre um local elevado, funciona o bar Mirante.

Americano/Bode/ Cacimba do Padre Três praias adjacentes, com acesso por terra e por mar na maré seca, ideais para a prática de surf entre dezembro e fevereiro além de banhos nos demais meses. Na Praia do Bode existe excelente local sombreado para descanso e lazer, sob árvores frondosas.

Baía dos Porcos = Um dos destaques de Fernando de Noronha, com acesso pela praia da Cacimba do Padre, principalmente com maré seca. Compõe-se de paisagens deslumbrantes. Localizada em frente ao Morro dos Dois Irmãos, (duas pequenas ilhas bem perto da praia), possui piscinas naturais e água de coloração variada.





Baía do Sancho = Logo após a Baía dos Porcos, encontra-se a Baía do Sancho, outra praia de destaque entre tantas. Cercada por um paredão, tem acessos por escada fincada na rocha, por pequena trilha (aconselhável com guia local) e por mar. Praia de beleza inesquecível onde se pode apreciar ninhos de aves marinhas e praticar exelentes mergulhos dentro da baía. Local de parada dos barcos que fazem passeios turísticos, para mergulho e banho.

Baía dos Golfinhos = Área de preservação máxima, tem como único acesso uma trilha por onde se chega à beira do paredão. É ponto de observação da atividade dos golfinhos, principalmente em torno das 6 horas da manhã. Situada dentro do Parque Nacional Marinho, tem acesso proibido por mar, para proteger os golfinhos em seu habitat natural.


Praia da Atalaia =Verdadeiro aquário natural, permite mergulhos em suas piscinas na maré seca. Extremamente rasas ( 80cm em média ), exibem uma variedade de fauna marinha deslumbrante. Acesso por trilha partindo da Vila do Trinta ou de carro pela estrada iniciada próximo ao aeroporto. Localizada em área do Parque Nacional Marinho, tem o número máximo de visitantes estipulado em trinta por dia.


Atividades Submarinas Dois tipos de mergulhos podem ser praticados em Fernando de Noronha: o mergulho autônomo, com cilindros e o mergulho livre (apnéia).


A pesca submarina proibida. Para o mergulho autônomo existem empresas locais, realizando dois tipos básicos: o batismo submarino e os mergulhos voltados para pessoas já com experiência anterior. Como opção existe ainda o mergulho de reboque, sendo o pioneiro o PLANASUB.


Passeios de Barco= Passeios diários com saidas pela manhã e início da tarde do Porto de Santo Antônio, seguindo para as ilhas secundárias, Ponta da Sapata, passando pela Baía dos Golfinhos com parada na Baía do Sancho para banhos e mergulhos.


Passeios de Buggy = Embora algumas praias possam facilmente ser alcançadas a pé, é bem provável que haja necessidade de alugar um buggy para os deslocamentos pela ilha. Existem várias locadoras que alugam buggies para você mesmo dirigir. Para deslocamentos curtos, pode-se utilizar táxis.


Muitos locais do Arquipélago deixam de ser conhecidos, devido a seu difícil acesso. Praias exóticas, espremidas entre escarpas, cavernas, morros etc, são excelentes opções para caminhadas. Os melhores locais estão dentro da área do Parque Marinho de modo que a companhia de um fiscal é obrigatória e necessária. Recentemente foram inauguradas várias trilhas temáticas em projeto do Governo de PE em conjunto com o PED/Ministério do Meio Ambiente além das novas trilhas na área do Parque Nacional Marinho - PARNAMAR.


A energia local é de 220v e funciona 24 horas. A água, captada da chuva, e produzida por dessalinização da água do mar, é sempre racionada para se evitar colapsos. A ilha é servida por comunicações via satélite, com serviços DDD/DDI.


Restaurantes & Bares: A ilha oferece várias opções, que vão de self-service a restaurantes mais requintados. O destaque é o peixe da ilha, servido em todos os estabelecimentos. Se no continente o filé de tubarão é disfarçado com o nome de “filé de fidalgo”, na ilha é passeio obrigatório passar no Museu do Tubarão para comer o famoso bolinho de tubalhau (preparado como se fosse o bacalhau). O cardápio oferece, além do tradicional bolinho, tubalhoada, escondidinho de tubarão e até hambúrguer feito com a carne do peixe. O local, com vista para o mar, é perfeito para, no fim da tarde, apreciar uma cerveja estupidamente gelada com qualquer uma das opções do menu.


Restaurante da Edilma Onde fica: Vila dos Remédios Tel.: (81) 3619.1873 Abre todos os dias, das 11h às 23h Aceita os cartões MasterCard, Dinners e American Express Museu do Tubarão Onde fica: Vila do Porto (em frente ao Buraco da Raquel) Tel.: (81) 3619.1365 Abre de segunda a sábado das 8h30 às 19h30 e, aos domingos, das 9h às 18h30 Aceita todos os cartões.


O festival gastronômico da Pousada Zé Maria, sempre às quartas e sábados, chega a ter fila de espera. Até os hóspedes, se não confirmarem reserva, ficam de fora. Muito mais que um banquete, o evento já é considerado um espetáculo da gastronomia da ilha. Entre as mais de 40 opções, o público pode degustar pratos típicos do Nordeste como carne de sol com queijo coalho, siri mole, estrogonofe de peixe, ceviche de peixe meca com laranja e graviola, gratinado de bacalhau, camarão ao molho de jerimum, polvo, bacalhoada portuguesa e, aquelas que Zé Maria define como as melhores da mesa, a farofa de pão velho (com alho crocante) e o arroz de jaca. A apresentação encanta primeiro aos olhos. É difícil à primeira vista saber o que escolher, entre as múltiplas cores e sabores dispostos ali. A paella com uma enorme cascata de camarões compete diretamente com um dos peixes servidos. Antes de ir à mesa, o pescado é envolto em uma massa de pão extremamente salgada, que funciona como tempero, antes de ser servido.


Xica da Silva Onde fica: Floresta Nova Tel: (81) 3619.0437 Abre de terça a domingo das 12h às 23h30. Aos domingos, serve feijoada.Com localização central, o Xica da Silva tem dois ambientes. Uma varanda externa, ótima para fins de tarde, e um amplo salão para almoço e jantar. Os cuidados estão nos mínimos detalhes e podem ser percebidos até na seleção dos vinhos. A carta traz rótulos do Brasil, Chile, Argentina, Itália e Portugal. Também oferece champanhe e espumantes.