Comer bem em...

Comer bem em...ARRUDA dos VINHOS!!!

Arruda dos Vinhos situa-se num vale ameno, com solos fértéis e cursos de água. O concelho de Arruda dos Vinhos, do distrito de Lisboa, situa-se a 36 km para norte da capital. Conta com cerca de 11.000 habitantes, é composto por quatro freguesias, Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos.

O turismo tem maior expressão no espaço rural e também no denominado turismo de fim de semana. No entanto, o patrimônio arquitetônico existente, assim como as festas anuais, as touradas e a gastronomia, atraem cada vez mais visitantes.

Deve ser referido como Patrimônio mais significativo do Concelho como a Igreja Matriz, o Chafariz Pombalino de 1789, o Aqueduto, os Fortes da Carvalha e do Cego que fazem parte da 1.ª linha defensiva que constituíram as Linhas de Torres, o Palácio do Morgado, a Capela de São Lázaro o Hospital da Misericórdia e a Igreja da Misericórdia.

Em termos de patrimônio religioso destacam-se ainda a Igreja de S. Tiago, em S. Tiago dos Velhos, Igreja de São Lourenço e Santuário de N.ª Sr.ª da Ajuda na Freguesia de Arranhó, e Igreja de São Miguel de Arcanjo em Cardosas.

• Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos - Nossa Senhora da Salvação - A Igreja de Nossa Senhora da Salvação ergue-se no centro da povoação, na zona antiga da vila.



• Chafariz - Um amplo largo no centro da vila, o chafariz pombalino de Arruda impõe-se, hoje, mais pelo seu aparato cenográfico que marca decisivamente a malha urbana, do que pelas razões utilitárias que, em 1789, estiveram na origem da sua edificação. Na verdade, o século XVIII dedicou especial atenção à questão do abastecimento da água às populações, sendo que as construções decorrentes desta preocupação, por parte da coroa, dos municípios ou dos nobres e eclesiásticos era, simultaneamente, uma forma de reforço do seu poder, ao qual não deixavam de associar a sua própria imagem, habitualmente através da exibição de brasões.
• Praça de Touros José Marques Simões - Situada no topo do Jardim Municipal, esta praça da primeira metade do séc. XX, reflete as tradições do povo e a sua ligação à festa brava.

Arruda dos Vinhos é por excelência uma terra de vinho e de vinhas, não só pelo nome, mas também pelas tradições, paisagem e história. A Adega de Arruda foi recentemente, e englobada no percurso da Rota do Vinho da Região Oeste.


A Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos ao longo de mais de 50 anos tem produzido e comercializado alguns dos melhores vinhos que se têm produzido na região e no país, como atestam os inúmeros prêmios recebidos em Portugal e no estrangeiro.

Restaurantes em Arruda dos Vinhos:
O Fuso – O melhor dos Melhores!!!!!!!Peixe: Bacalhau assado na brasa, Carne: Costeleta de vaca assada na brasa, Sobremesa: Pudim de ovos. Rua Cândido dos Reis, n.º 92-94. Telefone: 263 975 121.

A Tasca do Beco Torto - Peixe: Bacalhau em crosta de milho e salsa Carne: Espetada de porco em pau de louro e Sobremesa: Três pecados - Beco Torto n.º 25 Telefone: 263 976 500 Encerramento semanal: sábado.

O Barril - Peixe: Bacalhau à casa Carne: Costeletinhas de borrego de coentrada Sobremesa: Doce da casa - Casal do Urjal – Rondulha Cardosas Telefone: 916 619 613 Encerramento semanal: segunda-feira à noite.

Ao Forno Restaurante - Peixe: Lasanha de bacalhau, Carne: Bife do lombo com molho de ervas, Sobremesa: Cheesecake de Oreo , Telefone: 919 706 419, Rua Cândido dos Reis, n.º 42 Arruda dos Vinhos .

Club dos Bifes - Peixe: Bacalhau da Ti’Estrudes na telha, Carne: Bife na tábua à Ti’Tonho, Sobremesa: Amor quente e frio, Rua João de Deus, n.º 34. Telefone: 263 098 420 . Encerramento semanal: domingo.

O Valverde - Peixe: Mil-folhas de bacalhau, Carne: Bochechas recheadas, estufadas em vinho moscatel com puré de batata doce. Sobremesa: Trouxas de aletria com ananás e creme de frutos vermelhos, Travessa do Serrado, n.º 6A , Telefone: 261 941 631 / 933 372 850. Encerramento semanal: quinta-feira.

Kottada de Galopin – Restaurante moderno, localizado em um Horse Club. Serve Peixe: Bacalhau em massa folhada com patê de grão e pimentos piquilho, Carne: Trouxa de perdiz de Arruda com risotto de espargos verdes, Sobremesa: Pera rocha em calda com gelado e chocolate quente, Academia de Dressage - Quinta da Pataca,Telefone: 263 854 300, Encerramento semanal: segunda-feira e aos jantares. Somente almoço.

Sabores da Quinta - O Restaurante Sabores da Quinta oferece uma refinada cozinha mediterrânica e sem esquecer a gastronomia tradicional portuguesa, utilizando frequentemente produtos produzidos na Quinta. Peixe: Bacalhau a baixa temperatura com puré de grão, alho assado e espinafres salteados, Carne: Terrina de cabrito, Sobremesa: Pera rocha, baunilha e anis com um creme brulee de maçã do Oeste, Quinta de Santa Maria - Galinhatos -Telefone: 263 975 528. Encerramento semanal: domingo ao jantar e segunda-feira.

Hospedagem:

Quinta de Santa Maria - Hotel Rural - Está situado na Arruda dos Vinhos, a Quinta de Santa Maria - Hotel Rural está apenas a 35 minutos de Lisboa e a 15 minutos do Aeroporto da Portela. Neste espaço privilegiado, onde a ruralidade e o requinte se misturam harmoniosamente. O Café da Manhã é tomado à beira da piscina, uma xicara de chá num recanto do jardim, uma massagem relaxante …são apenas alguns dos prazeres que se encontra neste lugar.
www.quintadesantamaria.pt.


Este Hotel é o convite ao repouso, num ambiente familiar, onde a participação no quotidiano de uma Quinta ficam ao alcance de todos, proporcionando experiências únicas. Inserida na Região da Rota dos Vinhos do Oeste, próximo do Mar e da Serra, a Quinta de Santa Maria goza de uma centralidade que proporciona experiências ricas em diversidade.

A Quinta tem 6 quartos no Solar e um bloco de 4 apartamentos. Dispõe de Restaurante, Bar, Sala de Convívio, Sala de Jogos, Sala de Reuniões, Piscina, Quinta Pedagógica, Jardins, Vinha e Adega. Aqui, mantém-se o espírito da mais genuína tradição portuguesa, aliada à modernidade. É o "sabor" de uma aristocracia campestre à sua espera! Quinta de Santa Maria - Hotel Rural - Galinhatos, 2630 -183 Arruda dos Vinhos.

Comer bem em...

Comer bem em... ALCOCHETE!

Alcochete é uma vila portuguesa sede do município com o mesmo nome, com cerca de 16 000 habitantes, integrado no distrito de Setúbal, na região de Lisboa e na subregião da Península de Setúbal. Localizada a 15 minutos do Aeroporto de Lisboa e a 20 minutos do centro da capital portuguesa.


"Alcochete" parece derivar de uma expressão árabe que significa "forno", remetendo para os numerosos fornos que existiam na região. Ligada à criação de gado bravo até as tradicionais touradas e as largadas de touros que, nas festas de Verão, especialmente nas do Barrete Verde e das Salinas, obrigam quem anda nas ruas a fugir do animal.

O primeiro encontro com a vila de Alcochete é, muitas vezes, o miradouro das palmeiras, hoje denominado Miradouro Amália Rodrigues. O encanto da muralha, leva à descida ao bairro das Barrocas do lado esquerdo, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Vida, até a Igreja da Misericórdia e a ponte do cais.

Pontos Turísticos:

• Igreja Matriz, uma construção marcadamente em estilo gótico, com três naves, sendo que a torre sineira e a porta lateral sul são de estilo manuelino.
• Igreja da Misericórdia, interior de uma só nave, profusamente decorada.
• Capela de Nossa Senhora da Vida, interior também de uma só nave, albergando no seu interior a imagem de Nossa Senhora da Vida, de grande devoção entre as classes piscatórias.
• Ermida de Nossa Senhora dos Matos, próximo do Samouco.
• Capela de Santo António da Ussa, estranha capelinha na Herdade da Barroca d’Alva, que imita um zigurate.
• Ruínas do Convento de São Francisco, nesta freguesia.
• A Ponte Cais, é o ex-líbris da vila de Alcochete.
• O Edifício dos Paços do Concelho, edifício que imita o estilo neoclássico, de linhas sóbrias, no Largo de São João.
• Edifício do Lar Barão de Samora Correia, no Rossio ou Largo com o mesmo nome.
• Palacete do Marquês de Soydos, no Largo com o mesmo nome.


As Festas do Barrete Verde e das Salinas de Alcochete são realizadas todos os anos durante quatro dias, não faltando as festividades taurinas com particular destaque para as largadas de touros. Um dos momentos esperados da festa é o de sábado à noite com a tradicional sardinhada em que, pelas ruas típicas da vila são oferecidas sardinhas assadas, pão e vinho. Na vertente religiosa, o ponto alto da festa é o da procissão por terra e mar com a imagem de Nossa Senhora da Vida que chega à vila a bordo de uma embarcação típica do Tejo.


Hospedagem:

Quinta da Praia das Fontes - Localizada na pitoresca vila de Alcochete, tendo o rio Tejo como paisagem, a Quinta da Praia das Fontes foi residência do Marquês de Soydos. Construída no século XVI, foi posteriormente enriquecida com magníficos azulejos portugueses do século XVII e XVIII. Por estas e outras razões, constitui um local privilegiado onde se pode disfrutar de toda a comodidade num ambiente histórico.

Numa das alas da residência principal situam-se os cinco quartos que servem ao turismo de habitação. Ao café da manhã, o melhor cenário é a cozinha do palácio, um verdadeiro aposento real, tanto em dimensões como no mobiliário e nos utensílios culinários expostos.

No exterior da ala há um grande recinto aberto, semelhante aos antigos pátios portugueses, onde se encontram os apartamentos, destinados igualmente à serventia dos visitantes.

As alternativas de lazer dividem-se entre a piscina, o tênis ou a sala de jogos com pingue-pongue e bilhar. Na parte externa os jardins e os passeios de bicicleta ou a cavalo oferecem momentos únicos de descontração. Acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) está disponível por toda a pousada. www.quintapraiafontes.com.pt


Os bons restaurantes de Alcochete estão a poucos minutos de carro de Lisboa, pela Ponte Vasco da Gama.

RESTAURANTE ALCOCHETANO – Um restaurante pequeno, simples e barato. A comida é fantástica. Tudo é da melhor qualidade! Largo da Misericórdia 8, 2890. ‎


RESTAURANTE O ARRASTÃO - O Arrastão é um Restaurante na margem Sul do rio Tejo, localizado junto à Praia dos Moinhos em Alcochete. As especialidades vão desde o peixe grelhado no carvão, Sopa de Peixe, Bacalhau à Arrastão, até à Caldeirada de peixe . Uma seleção de vinhos de várias zonas do país, incluindo uma seleção de reservas especiais, fazem parte da carta de vinhos.

DON PEIXE RESTAURANTE GRILL – Serve Ensopado de Enguias, Cataplanas de Garoupa / Cherne, Choco Frito, Massinha de Peixe, Peixe e Carne Grelhados no Carvão. Largo António Dos Santos Jorge.

RESTAURANTE SOLAR DO PEIXE - Para se comer um bom peixe o lugar é ideal. É um restaurante pequeno e acolhedor com bom atendimento. Largo da Misericórdia, 10.

Donostia-San Sebastián

Donostia-San Sebastián, "San Sebastián" é uma cidade e município localizado no norte da Espanha , na costa do Golfo da Biscaia e a 20 km da fronteira com a França.
A cidade é a capital da província de Guipúzcoa , na comunidade autônoma do País Basco. A população é de 186.000 habitantes e na sua área metropolitana é de 436. 000 hab.
San Sebastián é um dos principais destinos turísticos espanhol e europeu.



San Sebastián foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como "uma das cinco principais cidades resort" do mundo, junto com Berlim, Estocolmo, New York e Amsterdã. Suas principais atividades econômicas são o comércio e o turismo.

Sua paisagem é dominada pela baía de La Concha e sua arquitetura moderna iniciada na segunda metade do século XIX , estabeleceu uma cidade de estilo francês que levou ao desenvolvimento do turismo a nível europeu.

San Sebastián é uma cidade cosmopolita, com caráter Basco forte, como refletido em seus eventos culturais. O Tamborrada ou a Semana Grande, com regatas, festivais de cinema de prestígio e jazz diz muito sobre o que é San Sebastián.

La Concha Bay é o símbolo turístico de San Sebastián. No centro da baía a pérola, a ilha de Santa Clara. Ao longo da praia de Ondarreta, e continuando para o passeio final que contorna a baía, encontra-se a Peine del Viento, uma escultura de Eduardo Chillida um símbolo da cidade.

Indo no sentido oeste na Paseo de La Concha está o Miramar Palace, construído em estilo Inglês pela Família Real Espanhola em 1893 e vendido à cidade na década de setenta. Os jardins do palácio aberto ao público, oferece vistas espetaculares sobre a baía, como o parque de diversões do Monte Igueldo, pequeno parque de diversões do início do século XX com uma esplêndida vista da baía.

Da Peine del Viento para Monpás, sob o Monte Ulia no extremo leste da cidade, atravessando a Bahía de la Concha, o pequeno porto, o Paseo Nuevo, a foz do rio e a praia de Zurriola, pode ser percorrido a pé os 7 quilômetros sem atravessar um semáforo único.


Os passeios no centro da cidade, a área conhecida como la belle époque Romantic cujas principais ruas são completamente pedonais, e ao longo do rio Urumea, são pontos fortes do turismo em San Sebastián.

Os edifícios notáveis do Conselho Provincial de Gipuzkoa (inspirado na Ópera de Paris), a Catedral do Bom Pastor, os Correios e o Centro Cultural Koldo Mitxelena, localizado na praça mesmo, ou prefeitura (ex- Casino).

Na parte velha é notável o Museu de San Telmo, a Igreja de Santa Maria e da paróquia de San Vicente. Perto da foz do rio estão o Teatro Victoria Eugenia e o Hotel Maria Cristina, o que configura um dos monumentos mais atraentes da cidade. Atravessar o rio pela ponte de Maria Cristina, a mais atraente das pontes de San Sebastian é um passeio imperdível!

A cidade tem três praias urbanas: Ondarreta, La Concha e Zurriola, as duas primeiras localizadas na baía de La Concha e a terceira a Urumea . Todas as três são cobertas por um Sistema de Gestão Ambiental:

• La Concha , uma das mais famosas praias urbanas na Espanha. Tem um comprimento de 1350 m. Como as outras duas praias, a areia é fina. É composta de chuveiros, aluguel de tendas e cadeiras de praia e vestiários. Perto da praia existe um parque de estacionamento.

La Perla Centro Talaso Sport- Um centro localizado estrategicamente na Praia de La Concha.

Oferece circuito Thalasso, Health & Beauty Center, Fitness e Restaurante com vista paradisíaca da Baía. www.la-perla.net


Na praia além do maravilhoso resort de La Perla,ainda pode-se visitar a Casa Real de ex-Bath e o Iate Clube Royal, juntos, brilhando com as luzes da rua elegante.


• Ondarreta : localizado entre o Palácio de Miramar e Igueldo Monte é a menor das três praias. Ar mais informal La Concha é uma praia urbana. No passeio alguns jardins, onde se pode encontrar uma estátua em homenagem a rainha Maria Cristina . Esta praia tem quase 1 Km.

• Zurriola : com quase 1Km também, esta praia tem ondas fortes, de modo que se tornou o mais freqüentado por jovens surfistas.

Em 1994 procedeu a uma renovação da praia, até então praticamente inutilizável, a construção de um quebra-mar que reduziu o risco de água e da melhoria geral da qualidade da areia e da água. Nudismo é permitido nesta praia.

San Sebastian será Capital Europeia da Cultura 2016. Este título foi oficialmente concedido em junho de 2011. Assim terminou um processo de três anos de sucesso que começou em 2008, quando todos os grupos políticos da cidade apoiaram a iniciativa do então prefeito socialista Odon Elorza submeter formalmente a candidatura da cidade. Em setembro de 2010 a cidade passou a primeira fase de seleção, e, finalmente, alcançado o título em junho de 2011. A capital San Sebastian explora o papel da cultura para a regeneração de convivência e resolução de problemas sociais decorrentes do terrorismo e da divisão política e cultural da sociedade Sebastian e, em geral, da sociedade basca.


Cidade Velha:

Na parte mais antiga de San Sebastián, as igrejas de San Vicente e Santa Maria del Coro, um estilo gótico e renascentista-barroco. Um antigo convento Dominicano é agora o Museu San Telmo, cujas coleções de etnografia, arqueologia e pintura a pena vale uma visita. Estas ruas movimentadas levam para a praça com arcadas da Constituição.


Entre as suas muitas varandas, numeradas e pintadas de branco, traindo suas origens como uma praça de touros, ergue-se a antiga Câmara Municipal neoclássica, convertida em uma biblioteca municipal.

La Alameda del Boulevard leva para a cidade romântica, que surgiu após a demolição das antigas muralhas. Nas margens do Urumea o Teatro Victoria Eugenia e o Hotel María Cristina. Também pode visitar o paisagístico Plaza de Guipúzcoa, com o edifício do Conselho Provincial, Centro Cultural Koldo Mitxelena e Correios. Além disso, a Catedral do Bom Pastor, construída em estilo gótico.

Guipuzcoa:

Uma das melhores maneiras de conhecer os bairros e mais perto de sua cultura é através dos alimentos. A Cozinha basca é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas matérias-primas e do artesanato de seus cozinheiros, tanto no repertório tradicional e imaginativo. Deve ser dito que alguns dos restaurantes mais famosos da Espanha estão em San Sebastián.

A província de Guipúzcoa satisfaz os gostos de qualquer viajante, que oferece uma longa costa de praias e vilas de pescadores, enquanto no interior de áreas naturais entre os quais estão grandes vilas históricas.

Diz-se que São Sebastián é a cidade com o maior número de estrelas Michelin por metro quadrado. Na verdade, a única cidade no mundo, juntamente com Paris, que possui três restaurantes com três estrelas, a mais alta classificação. Assim, a cozinha é uma das principais atrações da cidade. Como representantes da nova cozinha basca, chefs renomados como Juan Mari Arzak, Berasategui e Pedro Subijana Martin, três com os respectivos três estrelas Michelin já mencionado, têm os seus restaurantes em San Sebastian.

Os bares de tapas na Parte Vieja, fazem grande sucesso, obras-primas da culinária em miniatura.


Um lanche típico do País Basco, os "pinchos" consistem em pequenas fatias de pão em cima de que um ingrediente ou mistura de ingredientes que é colocado e preso com um palito de dentes, o que dá o alimento o seu nome "pincho", que significa "pico".

Os Pinchos são geralmente consumidos como aperitivo , acompanhado por um pequeno copo de vinho (chamado txikito, pronunciado "chi-KEE-reboque") ou cerveja (zurito, quarto de litro). Pinchos são muito comuns na tabernas do País Basco.




Restaurantes:

Akelare *** - O restaurante de Pedro Subijana Akelare e a grande equipe, profissional e eficiente que põem toda a sua paixão para servir e obter uma impressão mais forte possível, através de alimentos e rituais que envolvem todos os detalhes. Paseo Padre Orcolaga, 56-20008.

Arzak *** - Av. Alcalde Elosegui 273

Martin Berasategui*** - Loidi Kalea 4. 20160 Lasarte-Oria (Gipuzkoa)
www.martinberasateguiblog.com

Uma boa opção na Praia de Zurriola é o Restaurante Asiático Qing Wok!

Hotéis:

Hotel Maria Cristina, San Sebastián – Hotel 5 estrelas - O Hotel Maria Cristina é um destino certo para os turistas internacionais. Localizado no centro da cidade histórica de San Sebastian e com vista para o Rio Urumea, ele é cercado de jardins e passeios e fica a poucos passos das praias de areias brancas. Paseo Republica Argentina, 4 . www.starwoodhotels.com

Mercure San Sebastian - Vista Impressionante e não é o único motivo para se hospedar neste hotel. O conforto dos espaçosos quartos e o serviço são igualmente recomendáveis. O buffet de café-da-manhã também é muito bom e tem uma bela vista para a baía - Paseo del Faro 134, 20008. www.mercure.com

Hotel Avenida – O Hotel Avenida oferece ótimo atendimento e uma vista espetacular da Cidade de San Sebastián, o hotel prima pela limpeza e organização. Os quartos são arejados e quanto ao Café da manhã muito bem servido. Paseo de Igueldo 55, 20008 San Sebastian - Donostia, Spain. www.hotelavenida.net



Hotel NH Aranzazu- O NH Aranzazu é um hotel de quatro estrelas de San Sebastián, Espanha, situado no tranquilo bairro residencial de Antiguo e perto do centro da cidade. A localização privilegiada oferece fácil acesso a todas as áreas de San Sebastián, e fica a apenas a cinco minutos a pé da linda praia de Ondarreta. O hotel está muito próximo da sofisticada Baía das Conchas. Vitoria-Gasteiz 1, 20018. www.nh.com

Além de tudo que San Sebastián oferece, outra atração na cidade é o Casino KURSAAL, localizado na Cidade Vieja e próximo dos bons restaurantes!!!