Talim,Talin ou Tallinn - Capital da Estônia

Em 2011, Talin tornou-se a Capital Européia da Cultura, dando à cidade uma chance de mostrar o melhor de seu espírito para o resto do mundo.


Talim,Talin ou Tallinn é a capital da Estônia. A Estônia é um pouco maior que a Holanda e tem cerca de 1,4 milhões de habitantes, 32% dos quais de origem russa; a capital tem cerca de 430.000 habitantes.
Com uma costa com cerca de 3.700 km e mais de 1.000 ilhas, a maior quantidade de pântano por metro quadrado da Europa (20% do país) e cerca de 40% do território coberto de floresta e lagos, a Estônia não é o local ideal para montanhistas. Ainda assim, a colina Suur Munamagi, com os seus 318 metros de altura, é o ponto mais alto do Báltico.

O principal porto mercante da Estônia localiza-se em Talin - porto de Muuga, um porto limpo e hoje com grande número de cruzeiros. Na descida dos navios, os passageiros são recebidos e recepcionados pelo povo de Talin, com artesanatos e comidas típicas.

Para os turistas que chegam pelo porto, há ônibus, taxis e os “ Hop on-Hop off” a disposição de todos.

Talin é cercada pela arquitetura russa que herdou dos tempos de domínio russo e como ex-república soviética. Talin era o lugar escolhido dos Czares no verão pelo seu clima e suas praias.

Pontos Turísticos:

• Praça da Liberdade (Vabaduse Väljak). Dos últimos dias dos czares e através do primeiro período de independência da Estônia, é um espaço aberto à beira da Cidade Velha, um lugar de simbolismo nacional e orgulho cívico, bem como um ponto de encontro favorito do público.

• Palácio Barroco do Norte, construída por Pedro, o Grande e por sua esposa, Catherine I, em 1718. Kadriorg Park, cerca de dois quilómetros a leste do centro histórico, e, na direcção oposta, o Museu das Ocupações (houve várias: uma nazi e duas soviéticas). Escolhido pelo czar Pedro, o Grande, para aí edificar o palácio barroco do início do século XVIII onde hoje funciona o Museu de Arte Kadriorg, em um grande espaço verde da cidade.

• Bairro Rotermann, um complexo que fica entre Cidade Velha e o porto de passageiros. O que era uma coleção de edifícios em ruínas, apenas uma década atrás é hoje um movimentado centro comercial e cultural.

• Ruelas da Cidade Velha...


Uma Cidade Medieval que se divide em Cidade Alta e Cidade Baixa, onde um dos prazeres de caminhar por aqui é descobrir aos poucos pequenas passagens medievais, aparentemente esquecidas pelo tempo, como a Passagem de Santa Catarina, entre as ruas Vene e Müürivahe, sendo um dos pontos mais fotografados da cidade, graças à atmosfera medieval que parece guardar ainda hoje.

Mas também as igrejas medievais não podem ser esquecidas, como a Igreja de São Olavo, a Igreja de São Nicolau, construção do século XIII, que abriga no seu interior algumas das obras de arte mais valiosas do país, e a Igreja do Espírito Santo, consagrada no século XIV, igrejas que se vão dando a descobrir quando percorremos essa rua Müürivahe.
Uma rua medieval com aspecto de fortaleza que abriga, em cada um dos arcos da muralha, pequenas lojinhas enfeitadas com toldos vermelhos, onde simpáticas e rechonchudas estonianas em boa hora vendem casacos, cobertores, luvas e toucas de lã tricotadas à mão, sempre coloridíssimas e com desenhos elaborados, até porque nesta época do ano o Inverno oferece a Talin um encanto especial, cobrindo a cidade com um belo manto branco.

É esta a Cidade Baixa envolta numa fortificação murada intercalada por diversas torres, com algumas delas tornadas verdadeiros símbolos da cidade, e por isso consideradas verdadeiros ícones turísticos, como a Torre do Canhão, construção do século XVI, ou as torres Nunna, Sauna, Kuldjala e Neitsitorn, esta última conhecida especialmente por ter servido, durante a idade média, para aprisionar mulheres acusadas de prostituição.

Mas há outra Talin, a da Cidade Alta, igualmente fascinante, das ruas e ruelas que guardam verdadeiras obras-primas da arquitetura mundial e histórica, dos miradouros da Kohtu Street e de Patkuli, do Toompea Castle, do Palácio rosa em estilo barroco datado do tempo de Catarina a Grande, dos jardins e...

... belíssima Catedral Alexandre Nevsky...

... um dos mais belos e conservados exemplares e símbolos da religião Ortodoxa Russa na Europa, mas também um símbolo do poder dos czares sobre o povo estoniano, das décadas mais recentes do domínio soviético e da forte influência russa ainda visível na cidade.


Mas esta também é a Talin das noites animadas, dos museus, bares, galerias de arte e dos restaurantes que não perderam a traça, o estilo, a arquitetura e uma forma de receber que nos transporta numa viagem a essa época, fazendo com que muitos a chamem de Capital Medieval da Europa.

• Praça da Câmara Municipal é o centro da Cidade Velha nos últimos oito séculos. Cercado por casas comerciais e, no verão, cheio de mesas café, é uma tração imperdível para os turistas.

• DUOmo de Talin - A reluzente igreja, Medieval que está no centro da colina Toompea é mais conhecida pela população local como a "Toomkirik" (Dome Church), e é a principal igreja luterana na Estônia. Fundada em algum momento antes 1233 e repetidamente reconstruída uma vez que, a igreja exibe uma mistura de estilos arquitetônicos.


• Kadriorg - uma arena de concertos ao ar livre, construído em 1959, um número de salas interiores, e hospedar uma multidão de grandes concertos e festivais ao longo do ano. Concha Acústica de Talin - Os estonianos são muito patriotas. Realizam de cinco em cinco anos um Festival de música que reúne milhares de pessoas.

Com quase dois quilômetros de sua parede original da cidade ainda de pé, Talin possui uma das mais bem preservadas fortificações medievais da Europa. Na verdade, uma grande parte do que dá o seu charme da Cidade Velha de conto de fadas é o sistema de paredes e torres e que o rodeia.


Em Talin está localizada a Universidade de Tecnologia de Talim, assim como outras instituições de educação superior e ciência, incluindo:

• Universidade Pedagógica de Talin (novo nome da Universidade de Talim)
• Academia Estoniana de Música
• Academia Estoniana de Arte
• Academia Estoniana de Defesa do Estado
• Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana Estoniana

Vários ferries operam como a Viking Line, Silja Line, Linda Line Express, Tallink e outras, ligando Talin a:
• Helsinki (Finlândia)
• Estocolmo (Suécia)
• Åland (Finlândia)
• San Petersburg (Rússia)
• Rostock (Alemanha)

Restaurantes:

Restaurant Stenhus - www.stenhus.ee Puhavaimu 13/15, Tallinn 10123, Estônia – Restaurante perfeito. Jantar com Reservas

Kadriorg- www.restorankadriorg.ee- Weizenbergi 18, Tallinn 10150, Estônia - Cozinhas Italiana, Francesa - ambiente agradável e serviço de alto nível.

Olde Hansa - www.oldehansa.com - Vana turg 1, Tallinn - 627 9020 - Café da manhã/Brunch, Lanches, Jantar com Reservas, Aberto até tarde.

Peppersack - www.peppersack.ee - Viru 2, Tallinn - 646 6800

Kuldse Notsu Kõrts - www.hotelstpetersbourg.com - Dunkri 8, Tallinn - 628 6567 Lanches, Jantar com Reservas

Le Bonaparte - www.bonaparte.ee - Pikk 45, Talin - 646 4444 – Bistrô - Muitos dos restaurantes e cafés de Talin incluindo o Bonaparte estão promovendo o Menu de Talin, que faz parte do Talin 2011 - Capital Européia da Cultura.

Vanaema Juures - www.eestimaitsed.com - Rataskaevu 10-12, Tallinn - 626 9080 – Restaurante Pequeno.

Restoran Ö - www.restoran-o.ee - Mere puiestee 6E, Tallinn - 606 9422 - Cozinha Contemporânea, Leste Européia, Escandinava


Hotéis:

Hotel Telegraaf – 5* - Hotel de Charme. Muito bem localizado e charmoso. Com 86 quartos do século 19 e ambientes com Elemis SPA, estacionamento subterrâneo e acesso Wi-Fi. Ainda o Restaurant Tchaikovsky apresenta uma sinfonia de cozinha russa. Este hotel de luxo em Talin está localizado na Cidade medieval Velha ao lado da Praça da Câmara Municipal, que remonta ao século 13.

Um serviço inigualável numa atmosfera histórica! www.telegraafhotel.com

Three Sisters Hotel – 5* Localizado dentro das muralhas do século 16 da cidade velha lendária de Tallinn, The Three Sisters Hotel permite-lhe explorar a Hansa Old sem sacrificar o estilo e conveniência. www.threesistershotel.com


Savoy Boutique Hotel – 4* Localização soberba no centro histórico de Tallinn
hotel boutique romântico digno e acolhedor; Em meio a todos os eventos culturais e locais históricos, construído em 1890

Schlössle Hotel – Hotel Boutique – O mobiliário de luxo e os funcionários atenciosos garantem uma estadia memorável neste hotel encantador. AS Schlössle Pühavaimu 13/15, 10123 Talin, Estonia

Compras:

Talin é uma cidade amigável ao consumidor! A maioria das lojas na Cidade Velha e lojas de departamento em toda a cidade estão abertas sete dias por semana, e cartões de crédito são amplamente aceitos.

Os melhores lugares para encontrar moda de qualidade, sapatos, perfumes e similares são as boutiques elegantes ao longo da Viru Cidade Velha e as ruas Müürivahe, e as lojas de departamentos e shoppings que foram recentemente aparecendo por toda a Talin.


Pelas ruas da Cidade Velha, há lojas que vendem relógios, armas, capacetes, roupas da era do comunismo autoritário. É uma volta ao tempo!

De la Gardie: (I-2) Viru 13/15, da cidade velha. www.delagardie.ee
Demini Kaubamaja: (I-2) Viru 1, tel. 667-5135. Um shopping de menor escala exclusiva, no coração da cidade velha.

Kaubamaja: (J-4) Gonsiori 2, tel. 667-3100. Sofisticado www.kaubamaja.ee

Kristiine Keskus: (C-2) Endla 45; no cruzamento da Endla e Tulika. Um shopping perto do centro da cidade. É sentir-ocidental, arejado, espaçoso e tem boa iluminação. www.kristiine.ee

Lemon: (C-3) Estónia pst. 1. Um centro comercial para o vestuário e calçado.

Maksimarket: Peterburi tee 62a. Uma opção um pouco mais barato. Há também uma outra Maksimarket em Laagri, em Pärnu mnt. 558a. Funcionamento :09-22. www.etk.ee


Merekeskus: (B-3) Mere pst. 10, tel. 644-1188. Um mercado-como a ampla seleção de itens de vestuário. Não perecíveis, mas há um café no segundo andar e lugares ao ar livre durante os meses de verão. Funcionamento até às 19:00.

Rocca-al-Mare Shopping Center: Paldiski mnt. 102, em frente ao jardim zoológico. Maior shopping center da Estónia, e favorito de muitos. Funcionamento :09-21,



Rotermanni Keskus: (I-4) Mere pst. 4, ao lado da cidade velha. Bons preços. Um supermercado no primeiro andar.

SadaMarket: Sadama 08/06, tel. 661-4550. Próxima aos terminais A, B e C. Isso é novo shopping, e algumas áreas ainda estão vazias. Há uma bagagem de segurança no primeiro andar. Um bom lugar para comprar qualquer lembrança de última hora antes de tomar o barco.

Selver: em Järve, em Pärnu mnt 238, há um grande centro comercial. Há também lojas menores Selver em Mustamäe, no Kadaka tee 56, em Tondi em Tammsaare tee 62, em Lasnamäe em Punane 46, e em Pirita em Rummu tee 2. Funcionamento:09-23. www.selver.ee

Stockmann: (C-4) Liivalaia 53, tel. 633-9500. Uma subsidiária da loja de departamento finlandês, Stockmann Tallinn tem uma boa selecção de bens e uma mercearia excelente. Seu serviço ao cliente é o máximo. Os preços tendem a ser ligeiramente superior na maioria dos centros de compras. Bom estacionamento, uma cafeteria agradável no piso superior. Funcionamento :09-22; Sat, dom. 21/09. www.stockmann.ee

Sikupilli Prisma: (D-5) Tartu mnt. 87, tel. 680-9500. Bons preços. Funcionamento 08-23.

Viru Keskus: Viru Väljak 4, tel. 610-1444. Funcionamento:08-22. A nova marca, no centro da cidade, com garagem própria.

WW Passaaþ: (I-3) Aia 10 3/Vana-Viru, tel. 627-1200. Um shopping na cidade velha. Funcionamento :10-20; dom 10-17.

Padarias:

Balti Sepik: (I-2) Suur-Karja 3, tel. 644-4365, (C-3) Suda tn. 1, tel. 646-1656 e (B-3) Narva mnt. 6, tel. 661-6019.

Mademoiselle: (B-2) Toompuiestee 27, no Grand Hotel Talin. Pães e bolos boa excelente.

Pagaripoisid: (D-4) Vana-Louna 37, tel. 627-3700, também no subúrbio de Mustamäe, no Sütiste tee tee 32 e Ehitajate 29.

Seja qual for o tempo de estadia em Talin, na Medieval romântica ou da moda, uma cidade high-tech - as portas estão abertas. Apenas faça a sua escolha!

A cidade é compacta e tranqüila, a maioria dos pontos turísticos podem ser facilmente explorados a pé, sem a necessidade de transporte. Os eventos culturais, restaurantes, lojas e vida noturna estão convenientemente concentradas no centro da cidade.

www.tourism.tallinn.ee

ILHABELA – O nome já diz tudo!!!

Ilhabela é o único município–arquipélago marinho brasileiro e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo. A população é de aproximadamente 28.000 mil habitantes.


Com um conjunto montanhoso formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude.
Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 135 quilômetros de São Paulo.


A ilha possui 36 km de praias:

Praia de Pedras Miudas (Ilha das Cabras), Ponta Azeda, Ponta do Pequeá, Praia da Feiticeira, Praia da Siriúba, Praia da Vila, Praia de Santa Teresa, Praia do Barreiros, Praia do Curral, Praia do Julião, Praia do Portinho, Praia do Veloso, Ponta da Cabeçuda, Praia da Armação, Praia da Caveira, Praia da Figueira, Praia da Fome, Praia do Viana, Praia da Guanxuma,Praia da Pacuíba, Praia Engenho d'Água, Praia Grande, Praia Itaguaçu, Praia Itaquanduba, Praia Garapocaia (Pedra do Sino), Praia Perequê, Praia Saco do Indaiá, Saco da Capela, Praia da Serraria, Praia das Enchovas, Praia de Indaiaúba, Praia do Bonete, Praia do Gato, Praia do Jabaquara, Praia do Pinto, Praia dos Castelhanos, Praia Mansa, Praia Saco do Eustáquio, Praia Saco do Poço, Praia Vermelha e Saco do Sombrio.

Praia de Castelhanos - Localizada a leste, Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, com 1 km e oferece aventura do começo ao fim da viagem. O acesso pode ser feito por mar e por terra, a pé ou de jipe, por uma trilha de 22 km. Chegando em Castelhanos, uma trilha leva para a Cachoeira do Gato. Para os adeptos do surf, o mar oferece boas ondas.

Praia do Jabaquara é uma das praias mais belas e preservadas da Ilha. Tem cerca de 500m de extensão, numa larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce.. É a última praia ao norte cujo acesso de carro é possível. Dois bares de praia atendem aos banhistas com bebidas e alguns pratos a base de peixe.

Praia Saco da Capela - Possui dois quiosques que pertencem há hotéis localizados em frente que servem refeições, porções, sucos. Possuí ótima estrutura que permite ao turista passar o dia todo na praia. Todo o movimento pode ser visto da avenida.

Praia Engenho d'Água - A Praia é uma das mais freqüentadas por praticantes de todas as modalidades do iatismo. Uma das melhores escolas do esporte instalou uma sede no local, que garante a praia bem cheia durante o ano inteiro. Possui estacionamento, chuveiro e bar.

Praia do Perequê - A Praia do Perequê está próxima dos principais comércios de Ilhabela e é totalmente avistada da avenida principal. Possui bares em toda sua orla que ficam repletos na temporada. Ultimamente foi descoberta pelos praticantes do Kite Surf que, em dias de vento, lotam a praia.

Praia da Feiticeira - A praia da Feiticeira já foi uma das praias mais badaladas de Ilhabela. Hoje em dia, quem freqüenta a praia opta por um lugar mais sossegado com apenas algumas barracas que contribuem para que o lugar se torne ainda mais agradável.

Praia do Curral - Com mais de 400 metros de extensão, a Praia do Curral é a mais freqüentada e agitada do município. Possui bares e restaurantes por toda praia com uma excelente infra-estrutura, com mesas e cadeiras, banheiro, ducha de água doce, estacionamento além de servir almoço, porções e bebidas. Na alta temporada, o som não para durante todo dia.

Praia do Veloso - Com cerca de 200 m de areias amareladas e águas tranqüilas, o Veloso é a última praia que pode ser alcançada de carro na costa sul da Ilha. Muito tranqüila, é para aqueles que optam pelo descanso e um banho em suas águas calmas.

A ligação entre São Sebastião e Ilhabela é feita pela Travessia São Sebastião-Ilhabela de balsas, operada pela Dersa. O percurso dura em média 15 minutos.

Programação da Balsa - São Sebastião / Ilhabela - Horários: De 6h à 0h - a cada 30 min. - De 0h às 6h - a cada 1 hora - Preços Segunda a sexta-feira: Moto - R$ 5,50 - Carro - R$ 11,00 - Sábado, domingo e feriados: Moto - R$ 8,20- Carro - R$ 16,40 Mais informações pelos telefones: Balsa Ilhabela - (12) 3895-8286- Balsa São Sebastião - (12) 3892-1576- Hora marcada - 0800-7045510


Hotéis e Pousadas:

Hotel Vilamar - Av. dos Bandeirantes, 55 - Itaguassú
Telefone: (12) 3896-2622 / 0800-111304 - www.hotelvilamar.com.br

Pousada Candy Rua Maria Melânia dos Santos, 125
Telefone: (12) 3896-2001 cel.: (12) 9719-4375 www.candyilhabela.com.br

Ilha Flat Hotel Av Princesa Isabel, 747 - Perequê
Telefone: (11) 6858-4805 - (12) 3895-3000 www.ilhaflat.com

Hotel Colonial Av. Brasil, 1751 - Pedras Miúdas (Ilha das Cabras)
Telefone: (12) 3894-9414 www.colonialhotelilhabela.com.br

Pousada Villa Nina Rua Dona Maria Primeira, 156 - Feiticeira
Telefone: (12) 3894-1960 www.villanina.com.br

Hotel Vista Bella Rua Bela Vista, 98
Telefone: +55 (12) 3896-2706 / +55 (11) 6858-4803 www.hotelvistabella.com.br

Pousada Lacosta Av. Riachuelo, 5531 - Praia Grande
Telefone: (12) 3894-1001 / 3894-1535 www.pousadalacosta.com.br

Pousada dos Hibiscos Av. Pedro de Paula Moraes, 720 - Saco da Capela
Telefone: (12) 3896-1375 www.pousadadoshibiscos.com.br

Pousada do Capitão Av. Almirante Tamandaré, 272 - Itaguaçú
Telefone: (12) 3896-1037 / 3896-2903 / (11)3522-340 www.pousadadocapitao.com.br

Hotel Mercedes - O Hotel Mercedes está localizado ao norte da ilha, na praia Mercedes, no bairro Viana, a 1.5km do centro. O hotel foi totalmente reformado e conta com apartamentos espaçosos, piscina e bar na praia, piscinas naturais, salão de jogos, sala de ginástica e sala de TV e DVD. O café da manhã do Hotel Mercedes traz diversas frutas, uma deliciosa coalhada caseira, pães, frios, bolos, tortas, sucos, e muito mais. A equipe do hotel, sempre atenciosa e cordial, foi cuidadosamente selecionada e treinada para proporcionar aos hóspedes uma estadia tranqüila e gostosa. A praia localizada em frente ao hotel é pequena, tranqüila e freqüentada exclusivamente por hóspedes, que podem também utilizar a piscina à beira mar com deck, ducha de água doce e serviço de bar. Av Leonardo Reale 2220, Ilhabela - www.hotelmercedes.com.br.

Dpny Beach Hotel Ilhabela – 5* - com praia privativa, estilo de decoração único, local romântico e ao mesmo tempo despojado, restaurante de excelente qualidade, area externa muito confortável, música ambiente agradável, pacotes Gourmet com meia pensão no excelente restaurante Troia, Notebooks e Ipods para os hóspedes . www.dpny.com.br

Hotel Maison Joly - Localizado no alto do morro do Cantagalo, já hospedou os reis da Suécia e os Rolling Stones, um pequeno Hotel Pousada com 9 Apartamentos, seguro, tranqüilo e familiar. Com perfil Romântico, serviço pontual e atencioso. Estar na Maison Joly é sentir-se com a privacidade e com os mimos da sua própria casa. Rua Antônio Lisboa Alves, 278 – Centro -Telefone: (12) 3896-1201 www.maisonjoly.com.br

Hotel Real Villa Bella - Instalado em um imenso e bem cuidado jardim, o Hotel garante sossego e privacidade. Encontra-se à disposição dos hóspedes serviços de internet banda larga com conexão wireless para notebooks, office center, copa 24 horas, lanches, aperitivos e pratos leves que podem ser saboreados na piscina ou no salão, copa para bebês, lavanderia, estacionamento, píer para embarque e desembarque. Delicioso café da manhã servido até às 13:00 horas com pães, bolos e biscoitos confeccionados no próprio hotel. O Hotel Real Villa Bella situa-se próximo ao Centro Comercial e histórico de Ilhabela. Praias tranqüilas como Santa Tereza e Prainha são algumas das opções perto do Hotel. www.realvillabella.com.br


Restaurantes:

Tróia (Hotel DPNY Beach)
Av. José Pacheco do Nascimento, 7668 (Praia do Curral)
Ilhabela - SP
Fone: (12)3894-3000

Marakuthai
Av. Força Expedicionária Brasileira, 495 (Praia de Sta. Tereza), 2 km
Ilhabela - SP Fone: (12)3896-5874 / Reservas: (12)3896-3754www.marakuthai.com.br

Viana
Av. Leonardo Reale, 1560 (Praia do Viana), 2,5 km
Ilhabela - SP Fone: (12)3896-1089 www.viana.com.br

Famiglia Manzoli
Av. Princ. Isabel, 207 (Perequê), 4 km Ilhabela - SP Fone: (12)3896-5791 Ilha Sul

Av. Riachuelo, 287 (Feiticeira), 10 km
Ilhabela - SPFone: (12)3894-9422

Portinho
R. Antonia S. Santana, 81 (Portinho)
Ilhabela - SP Fone: (12)3894-9351 / Reservas: (12)9793-2682 www.restauranteportinho.com.br

Maison Joly (hotel)
R. Antônio Lisboa Alves, 278 (Morro do Cantagalo) Ilhabela - SP Fone: (12)3896-1201

Bacalhau Villa
Av. Pedro Paulo Moraes, 435 (Saco da Capela), 1 km Ilhabela - SP
Fone: (12)3896-3939 www.bacalhauilhabela.com.br

Maitaca (Pousada Porto Pacuíba)
Av. Leonardo Reale, 2392 (Viana), 2,5 km Ilhabela - SP Fone: (12)3896-2466

All Mirante Av. Gov. Mário Covas, 16600 (Borrifos), 24 km
Ilhabela - SP Fone: (12)3894-1831 / Reservas: (12)3894-1735 www.allmiranteilhabela.com.br

Deck Av. Alm. Tamandaré, 805 (Itaguassu) Ilhabela - SP Fone: (12)3896-1489 www.ilhadeck.com.br

Paulinho R. Pedro de Freitas, 201 (Perequê), 4 kmIlhabela - SP
Fone: (12)3896-2755

Canto do Jabaquara - Praia de Jabaquara

Fonte: Guia Quatro Rodas

Também conhecida como Capital da Vela, é em Ilhabela que acontecem Regatas o ano todo.

Neste ano está acontecendo o XI Circuito Ilhabela de Vela de Oceano - Copa Suzuki Jimny/ 2011, realizadas, nos dias 19/20 e 26/27 de março, as regatas da primeira etapa da competição. O evento aconteceu na sede do Yatch Club de Ilhabela, e comemorou os 40 anos da Capitania dos Portos de São Sebastião. Participaram as classes ORC Internacional, ORC Club, C 30, HPE 25, BRA-RGS/SP, DELTA 32 e RGS CRUISER (mínimo de 30 pés).

Calendário de Atividades 2011

Janeiro
29 Regata Aniversário YCI 55 anos Ilhabela

Fevereiro

Março
19 e 20 1ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela
26 e 27 1ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela

Abril
2 e 3 1ª Etapa do Circuito de Monotipos Ilhabela
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SELAR)

Maio
14 e 15 2ª Etapa do Circuito de Monotipos - SELAR Ilhabela Ilhabela

Junho
23 a 26 2ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Warm UP Ilhabela

Julho
02 a 09 Semana Internacional da Vela de Ilhabela - 38ª RISW Ilhabela
15, 16 e 17 Semana de Vela Monotipos de Ilhabela - SELAR Ilhabela Ilhabela

Agosto
27 Regata do Camarão - SELAR Ilhabela Ilhabela

Setembro
10 Regata Santos - Ilhabela Santos
17 e 18 3ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela
24 e 25 3ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela
24 e 25 Campeonato Paulista de Oceano 2011

Outubro
21 61ª Regata Santos - Rio ICRJ
28 à 1/ nov 42º Circuito Rio ICRJ

Novembro
5 e 6 3ª Etapa Circuito de Monotipos - SELAR Ilhabela Ilhabela
26 e 27 4ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela

Dezembro
3 e 4 4ª Etapa Circuito Ilhabela de Vela Oceânica Ilhabela
10 1ª Regata Fast Cat Ilhabela Ilhabela

Fonte: www.bl3.com.br