De Bicicleta... Amsterdam até Bruges!

Amsterdão / Amesterdão (português europeu) ou Amsterdam em neerlandês é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província da Holanda do Norte.
Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade.

A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdam a ser chamada também de "Veneza do Norte".

Amsterdam tem 761.262 residentes, enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes.

É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdan a Amsterdan e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes.

A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu. Com mão-de-obra qualificada no setor logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.

Amsterdam tem um clima moderado, devido à forte influência do oceano Atlântico a Oeste e aos ventos que provêm dele. Os Invernos costumam ser frios, mas não extremos, ainda que temperaturas abaixo de zero sejam muito frequentes. Costuma nevar alguns dias ao ano. Os Verões são calorosos com temperaturas ao redor dos 25 °C, mas não muito quentes, salvo alguma onda de calor. Trata-se de um clima extremamente úmido. Ainda que a cidade sofra muito com a chuva, sempre se trata de chuvas moderadas.


Amsterdam é uma das cidades mais extraordinárias do mundo, mais romântica e encantadora da Europa!

Desde os seus canais até aos mundialmente conhecidos museus e atrações históricas...


É uma cidade cosmopolita e diversificada. Tem todas as vantagens de uma grande cidade: cultura, vida noturna, restaurantes de renome internacional, bons meios de transporte, porém é calma, e grande parte graças aos seus canais, e ao reduzido tráfico rodoviário.


Em Amsterdam o seu destino nunca está longe demais, e se possível na companhia de uma bicicleta para ter uma experiência inesquecível.


O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada.


No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde acontecem os shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo.

A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.


PONTOS TURÍSTICOS


• A Dam Square, no coração da Cidade,local de fácil acesso a muitos pontos de Amsterdam!
•Museus de fama internacional, como o Rijksmuseum,
•Museu de arte moderna Stedelijk Museum,
•Museu Casa de Rembrandt,
•Museu Van Gogh que possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo.
•A Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central e América do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).
•Em Amsterdam se encontra a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience.


•O clube esportivo AFC Ajax têm sua sede e seu estádio na cidade, chamado Amsterdam ArenA.
•Também a prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquesta Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.
•NEMO, local de diversão e cultura, de sua cobertura pode-se ver a capital da Holanda de cima!

•Uma filial do Museu Hermitage, de San Petesburg, também pode ser visitado em Amsterdam!

As lojas de queijos estão por toda parte, é uma infinidade de tipos, cores e sabores...



Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag em 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. A cidade se envolve em mercado e em uma verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.



HOTÉIS

*NH Grand Hotel Krasnapolsky www.nh-hotels.com
Dam, 9 Amsterdam 020 5549111

*Inntel Hotels Amsterdam www.inntelhotelsamsterdamcentre.nl
Nieuwezijds Kolk 19 Amsterdam 020 5301818

*Sofitel Legend The Grand Amsterdam www.sofitel-legend-thegrand.com
Oudezijds Voorburgwal 197 Amsterdam 020 5553111

*Hotel Amsterdam De Roode Leeu www.hotelamsterdam.nl

Damrak 94 Amsterdam 020 555 0666

*Radisson BLU Hotel www.radissonblu.com
Rusland 17 Amsterdam 020 6231231

*Hotel ibis Amsterdam Centre http://www.accorhotels.com

Stationsplein 49 Amsterdam 020 6389999

*Hotel de Gerstekorrel www.gerstekorrel.com

RESTAURANTES

LUDEN- restaurante muito, mas muito bom, próximo a Dam Square, no coração de Amsterdam- Spuistraat 304-306 – 1012 VX Amsterdam.



Restaurante d'Vijff Vlieghen - Desfrutar de boa comida e bom vinho, apresentados em um ambiente único e maravilhoso, este é o Restaurante D'Vijff Vlieghen. Um museu de culinária, sim! É onde se pode jantar com gravuras originais de Rembrandt e onde as paredes estão forradas com papel de parede em couro dourada do século 17. Spuistraat 294-302 - 1012 VX Amsterdam

La perla - Tweede tuindwarststraat 14A - 1015 RZ Amsterdam

Vankerkwijk- Localizado próximo a Dam Square. www.caferestaurantvankerkwijk.nl

O transporte público de Amsterdam consiste em:

•Trem de alta valocidade (Thalys)com conexões de trem a qualquer parte dos Países Baixos e a destinos internacionais;
•4 linhas de metro, e 1 linha nova que será inaugurada em 2011;
•16 linhas dos famosos eléctricos (bondes);
•55 linhas de ônibus urbano;
•várias linhas de ônibus regionais;
•vários ferrys (também para ciclistas);
•2 centrais de táxis.


Bicicleta

Amsterdam é famosa pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar.

De Bicicleta... Amsterdam para Bruges!

De Amsterdam para Bruges, começa com uma rota holandêsa diferente via para as cidades de Gouda e Dordrecht, tendo os ciclistas uma paisagem verde com casas e moinhos. Zeeland, a província sudoeste dos Países Baixos, ao longo de grandes rios. Este é o lugar onde se pode testemunhar como os holandeses lutam contra o mar. Pequenas aldeias e cidades, tais como Zierikzee, Veere...

...a cidade principal de Middelburg (cidade monumental dos Países Baixos), e o porto da cidade de Vlissingen estão situados ao longo deste percurso. Depois de atravessar a Westerschelde, surge a Bélgica, com a sua famosa Ghent e Bruges cidades monumentais. A rota na Bélgica é através de áreas agrícolas, com cidades pequenas. Embora o holandês é falado nesta área, é conhecido como 'Flamengo'.

De Amsterdam... embarcando para Alphen on the Rijn, ciclismo do "Oudewatering 'para Alphen on the Rijn.( aprox. 20 km)

DOMINGO: Alphen on the Rijn-Gouda (aprox. 45 km)


Gouda

Gouda é uma cidade neerlandesa, famosa pelo queijo gouda...

A cidade fica entre A Haia (30 km) e Ultrech (35 km)e muito perto de Roterdam (20 km).

O centro é famoso pela praça do mercado e a câmara municipal em arquitetura gótica . No verão, todas as semanas, às quintas, há um mercado de queijo, especialmente para os turistas.


SEGUNDA-FEIRA: Gouda - Dordrecht (50 km)


Dordrecht

Foi fundada em 1008 e, com sua população de 118.601 habitantes (30 de novembro de 2009, fonte: CBS), é a quarta cidade da província neerlandesa da Holanda do Sul (neerlandês: Zuid-Holland). Está localizada no lugar onde o rio Merwede bifurca-se em Norte e Velho Maas (Oude Maas).

Dordrecht ocupa toda a Ilha de Dordrecht, formada por rios, lagos e ribeiras. Seus habitantes muitas vezes denominam a cidade com o nome de Dordt.

São 1000 museus espalhados pela cidade. O percurso a pé passa nos mais belos monumentos de Dordrecht. Museu Huis van Gijn foi à casa do século XIX de Simon van Gijn. Os quartos são no estilo original e conten coleções exclusivas, incluindo mobiliário, gravuras, porcelanas, brinquedos, vidro e prata.


O renovado Museu Dordrecht seduz os visitantes com uma notável coleção de pintura holandesa de 1600 a hoje: Aelbert Cuyp, os pintores do século XIX, Ary Scheffer, alunos de Rembrandt de Dordrecht.

O café holandês (de preferência com um bolo de creme) por isso há muitos lugares onde se pode beber café ou chá. Chá talvez não seja tão popular quanto no Reino Unido, mas há alguns lugares onde se pode encomendar o chá com doces e lanches salgados.

Para o almoço, os holandeses comem freqüentemente um rolo cheio. Tente um rolo com kroket, um produto real holandes de ragu de carne com uma crosta crocante. Panquecas e poffertjes também têm um lugar na cozinha típica holandesa. Poffertjes [pequenas panquecas] são feitas em açúcar de confeiteiro e cobertas com manteiga.


TERÇA-FEIRA: Dordrecht para Willemstad ou Bruinisse, percurso de Zierikzee (54 km)

Zierikzee

É uma pequena cidade, localizada na antiga ilha de Schouwen província de Zeeland . É uma parte do município de Schouwen-Duiveland , fica cerca de 26 km a sudoeste de Hellevoetsluis . A área de "Zierikzee", que também inclui a zona rural circundante, tem uma população de cerca de 10.000 hab. O canal que liga Zierikzee é usado principalmente por barcos turísticos.




O centro, perto do canal é um local bastante agradável com restaurantes, pubs e um famoso museu marítimo. A torre é chamada The Sint Lieven Monster toren, ou de "De dikke Toren". No interior da torre há um pequeno museu e da para ver a cidade depois de subir os 178 degraus.

QUARTA-FEIRA: Zierikzee-Middelburg-Vlissingen (51 km)

Middelburg

Bem-vindo ao Middelburg, a capital atraente de Zeeland. No centro histórico de Middelburg as atrações estão a uma curta distância do centro comercial com lojas de departamentos e lojas especializadas.



O centro histórico da cidade, a variedade de lojas, restaurantes e atrações e eventos fazem de Middlesbrough uma cidade que não é só de seus moradores, mas também dos visitantes que fascina e surpreende.
Middlesbrough tem algo para todos. Assim, os amantes de prédios históricos e os amantes das compras também vão gostar!. Há também no ano todo eventos para todas as idades. A cidade oferece bons restaurantes, restaurantes gourmet e muito mais.

PASSEIOS na Cidade:

•City Walk - Stadswandeling - Experimentar a rica história de Middelburg durante uma caminhada através de becos e ao longo das muitas e belas construções antigas e armazéns de Middelburg.
•Escalada John Long - Beklimming Lange Jan
•Mini Mundi - Mini Mundi é um novo parque de diversões em Middlesbrough com muitas atrações para a família. Surpreendente e emocionante.
•Ida e volta de Middlesbrough - Rondvaart vanuit Middelburg - Com o navio de passageiros de luxo "Lady Madeleine", são cerca de 3 horas de passeios de barco no sentido Veere. Durante a viagem pode desfrutar da natureza, sol e lazer.
•Canoagem através dos canais de Middelburg - Kanoën door de Middelburgse grachten.

QUINTA-FEIRA: Vlissingen-Ghent (45 km)

Ghent

O segundo maior município da Bélgica pelo número de habitantes. A área metropolitana ocupa uma área de 1,205 km2 e tem uma população total de aproximadamente 600.000 hab.,como o quarto mais populoso na Bélgica.

Grande parte da arquitetura da cidade medieval permanece intacta e é muito bem preservada e restaurada.

Destaques interessantes são a Catedral Saint Bavo com o Retábulo de Ghent , o campanário , o castelo Gravensteen , e a arquitetura esplêndida ao longo do porto Graslei.

Ghent estabeleceu uma agradável mistura entre o conforto da vida e da história - não é uma cidade-museu. A cidade de Ghent têm numerosas igrejas, entre os quais a Saint-James, a Saint-Nicolas e a São Miguel.

O centro da cidade e do bairro chamado "Patershol" tem uma grande concentração de restaurantes. O "Sleepstraat" um pouco mais ao norte tem uma série de restaurantes turcos.


Nas regiões de Ghent e outras, as padarias vendem um bolo em forma de rosquinha denominada "Mastel" (plural "mastellen"), que é basicamente um bagel. "Mastellen" são também chamados de " Saint Hubert ", porque no dia da festa do santo, comemorado no dia 03 de novembro, os padeiros trazem seus pães para serem abençoados nas missas.

SEXTA-FEIRA: Ghent-Bruges (45 km)

Bruges

"Cidade do romance", "Veneza do norte" e "cidade esquecida pelo tempo" são alguns dos apelidos que a belga Bruges, cidade medieval repleta de canais, recebeu ao longo dos séculos.


Capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres. Tem cerca de 117 mil habitantes. Foi a capital europeia da cultura em 2002, juntamente com a cidade espanhola de Salamanca.


Bruges é também chamada de "Veneza", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Ghent.


As lojas de chocolates e de rendas e os restaurantes típicos estão espalhados pelo centro histórico, considerado patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).


O centro histórico de Bruges é, desde 2000, Patrimônio da Humanidade, por ser um “excelente exemplo de assentamento medieval” tendo mantido sua característica ao longo da história. Castelos, igrejas, hospitais, antigas habitações e monumentos transportam os turistas a um passado distante.


Além da arquitetura típica em Bruges, existem muitos prédios e locais de relevância histórica. O mais famoso deles é o Campanário de Bruges (EN: Belfry of Bruges NL: Belfort van Brugge), impressionante torre bem no Grote Markt, o mercado central da cidade – aliás, lindo. O prédio é meio que símbolo da cidade, tem papel central no fim do filme In Bruges, e é parte de outro Patrimônio da Humanidade, os campanários da Bélgica e França.

Trezentos e sessenta e seis degraus. Pelo privilégio de ter seu condicionamento cardíaco desafiado, rola uma entrada (5€, criança menor de 13 nos não paga), mas uma bela vista da cidade é a recompensa. Além disso, dá pra admirar o carrilhão e os sinos de bem perto. A subida é feita em etapas, e as escadas são estreitas. Tem que rolar uma negociação entre quem sobe e quem desce em vários lances.


No caminho entre a estação de trem e o centrinho, procure o Begijnhof, uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque.

Na cidade, a Igreja de Nossa Senhora tem uma Madonna de mármore de autoria de Michelangelo.

A diversidade cultural é o ponto forte dos 16 museus, que trazem desde atrações históricas de seus primitivos habitantes às artes clássicas, arqueológicas e contemporâneas. O Museu do Chocolate, o Museu da Cerveja, e o Museu da Batata-frita também são paradas obrigatórias para quem visita a cidade de Bruges.


Museu da Batata Frita (Vlamingstraat 33; €6). Apesar do aspecto de bufê de festa infantil, é um bom lugar para descobrir por que as batatas belgas são mais gostosas do que as outras (a saber: a escolha das variedades corretas; o uso de banha animal; o intervalo entre a pré-fritura e a fritura final).

Choco-Story, The Chocolate Museum (Bruges, Bélgica) Quase mil objetos explicam a história da evolução e da origem da chocolate. Nesse museu, você ainda confere os detalhes do processo de fabricação e das características típicas do chocolate. A visita ao local termina com um vídeo e degustação do chocolate.

De cerveja, Bruges também está bem servida. Eles tem uma cervejaria local, De Haalve Maan (A Meia Lua, fica na Walplein 26). Pode encontrá-la por toda a parte, mas o melhor lugar pra tomá-la é na própria cervejaria. Ela tem tour guiado, onde vai aprender sobre cerveja em inglês e holandês (e, se tiver pessoas o suficiente querendo, alemão e francês). E depois pode tomar a cerveja local tirada na pressão, antes de ser filtrada (o que é feito fora da cidade).

Diversos passeios de barco são oferecidos aos turistas, alguns dos quais permitindo chegar às cidades vizinhas. A cidade apresenta ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais. Um passeio de barco pelos canais custa aproximadamente (€6,50).


A cidade conta com uma grande variedade de restaurantes, que oferecem cozinha gastronômica e os hotéis exclusivos são um verdadeiro banquete para aqueles que apreciam as boas coisas da vida.

Hotéis

Palace Kempinski Hotel Dukes - Prinsenhof 8, 8000 Bruges +32 50 447 888 www.kempinski.com/bruges

Hotel Heritage - www.hotel-heritage.com
Niklaas Desparsstraat 11
Brugge 050 44 44 44

Tuilerieën [ De ] www.hoteltuilerieen.com
Dijver 7
Brugge 050 34 36 91

Hotel Ibis www.accorhotels.com
Katelijnestraat 65
Brugge 050 33 75 75

Duc De Bourgogne Hotel nv www.ducdebourgogne.be
Huidenvettersplein 12
Brugge 050 33 20 38

Os Restaurantes são inúmeros, desde o italiano até a melhor cozinha francesa!
A melhor experiência gastronômica da cidade, claro, é almoçar a dupla moules-frites (mexilhões ao vinho branco e batatas fritas) num dos restaurantes da praça principal. ENJOY!