OSLO - Capital da Noruega



A Noruega mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde, no ensino superior subsidiado e um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano e como o melhor país do mundo para se viver e também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo.

Oslo é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. Tem sua atenção voltada para negociações, bancos, indústrias e navegações. É também um importante centro para indústrias marítimas e tratados marítimos na Europa.

 A cidade é o "lar" de muitas empresas voltadas para o setor marítimo, algumas delas sendo umas das maiores do mundo.


 Oslo é considerada uma cidade global. Por muitos anos, Oslo vem sendo listada como uma das mais caras cidades do mundo, bem como outras capitais como Copenhaguem, Paris e Tóquio. Em 2009, no entanto, Oslo teve seu status alterado para a cidade mais cara do mundo.



A Moeda: coroa norueguesa (NOK). Com pouco mais de 500 mil habitantes, tem o mesmo charme das demais capitais européias e uma beleza rara, pois está localizada dentro do fiorde de Oslo. Reúne a arquitetura moderna a prédios antigos e oferece ao visitante uma vasta oferta de museus.


A área metropolitana de Oslo conta com uma população de aproximadamente 1.500.000 hab.

 O clima de Oslo é amenizado pela Corrente do Golfo, que deixa as temperaturas mais amenas no inverno norueguês, principalmente na parte sul e leste do país. No Verão, o Sol brilha por mais de 19 horas por dia e as temperaturas oscilam entre 11 e 22 °C. É a segunda estação mais chuvosa, perdendo somente para o Outono. Na Primavera há dias com Sol, sendo a estação que menos chove no ano. As temperaturas oscilam entre 1 °C e 9 °C em Abril e entre 9 e 19 °C em Junho. Oslo é voltada para o mar, luminosa, moderna e bela.


Como outras cidades litorâneas, concentra na orla, ao longo da baía, alguns de seus bairros mais elegantes e seus principais pontos turísticos. Museus, fortalezas, restaurantes, cafés ocupam as avenidas e dividem a vista para o mar com transatlânticos, cargueiros, iates e todo tipo de embarcações, que se espalham pela costa.

 Aqueles que chegam a Oslo de navio desembarcam no terminal de cruzeiros situado aos pés de Akershus, uma fortaleza de mais de 700 anos, a poucos passos da movimentada praça Aker Brygge, com muitos restaurantes e cafés é ponto de partida para conhecer toda a cidade.

Em Aker Brygge pode-se tomar um 'ferryboat', que, em dez minutos, leva ao refinado Bygdoy, bairro onde estão os grandes museus da capital voltados à navegação—um orgulho nacional—entre os quais o Museu dos barcos Vikings e o Museu do Kontiki.

 Na região central, nas proximidades da avenida Karl Johan, estão situados os principais monumentos e prédios históricos da cidade,como o Palácio Real de Oslo; o Museu Histórico; a Galeria Nacional de Arte; a Universidade de Oslo; o Teatro Nacional; o Museu Ibsen, dedicado à vida e à obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906); e o Radhuset, edifício onde funciona a sede da prefeitura da cidade.

Todos esses locais ficam muito próximos uns dos outros e podem ser visitados com facilidade, caminhando. Isso torna a Karl Johan, projetada por H. Linstow (o arquiteto que planejou o Palácio Real), uma espécie de Campos Elísios de Oslo: uma bela avenida cercada de prédios históricos por todos os lados.


Mais de um milhão de visitantes por ano passam pelo Parque das Esculturas de Oslo (Vigelandsparken) e por uma boa razão. Tanto a arquitetura como o paisagismo do parque e as 200 esculturas de granito, ferro fundido e bronze em seu interior são obras do escultor norueguês Gustav Vigeland. Ele foi um artista com uma história para contar, e Vigelandsparken é a materialização dessa narrativa. Há muitas oportunidades de estar em contato com a natureza quando se está em Oslo.

 A fabulosa diversidade dos Jardins Botânicos (Botanisk hage) com milhares de espécies de plantas, um Jardim do Perfume feito especialmente para pessoas com problemas visuais ou mentais e as casas Palm e Victoria, que exibem plantas de todo o mundo.

 A atual Catedral de Oslo é a terceira catedral em Oslo, Noruega. A primeira, a Catedral de Hallvards, foi construída por Sigurd I da Noruega, na primeira metade do século XII, e estava localizada a 1,5 quilômetro a oeste da catedral dos dias de hoje.





  O país se orgulha de ser a sede do Prêmio Nobel da Paz, de sua tradição na resolução de guerras e conflitos e na reconstrução das nações destruídas por eles. O Det Norske Nobelinstitutt foi criado em 1904 em Kristiania (hoje Oslo), Noruega.



Seu principal dever é auxiliar o Comitê Nobel Norueguês na tarefa de selecionar os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz e de organizar o evento anual do Nobel em Oslo. A cerimônia de premiação do Nobel da Paz é dirigida pelo Instituto Nobel Norueguês, e a cerimônia de premiação é realizada anualmente no edifício da Câmara Municipal de Oslo.



 Ao longo da baía de Oslo estão localizados muitos bares e restaurantes da capital, que fervilham de pessoas de todo o mundo durante os longos dias de verão.



PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS de OSLO

 - Teatro Nacional - O Nationaltheater é um dos maiores e mais bonito espaço para desempenho de artes dramáticas na Noruega. O teatro teve sua primeira performance em 1 de setembro de 1899, mas sua origem vai até o Teatro Christiania, fundado em 1829.


- O Palácio Real (Slottet, em norueguês), é a residência oficial da família real norueguesa. Fica no final da movimentada rua Karl Johans Gate.


Este palácio cujo exterior representa simplicidade e pouca ostentação não deixa em momento algum de ser imponente e de deixar bem vincada a sua presença através da sua grandiosidade. Em frente ao mesmo destaca-se a estátua de Karl Johans, o rei que o mandou construir em 1818, assim como alguns guardas noruegueses que fazem a tradicional guarda ao Palácio.


-O Parque Vigeland (Vigeland Park ou Frognerparken) é a principal área verde de Oslo, em cujo centro se destaca o monumento esculpido a partir de um único bloco em bronze, granito e ferro, com 14 metros de altura, representando 121 figuras humanas. Gustav Vigeland é o autor desta e de outras obras do Parque, que lhe conferiram fama no exterior. No total, o consagrado escultor norueguês deixou 192 esculturas no parque, cuja temática é o ciclo da vida e a relação intima entre o homem e a mulher, impressionando por sua ousada estética sensual. O Parque Vigeland recebe aproximadamente, cada ano, um milhão de visitantes.

 - Museu Kon-Tiki - O Kon-Tiki Museet é um museu situado na ilha de Bygdøy, em Oslo, na Noruega. Abriga diversos barcos e artefatos das expedições de Thor Heyerdahl.

O museu foi inicialmente construído para abrigar o barco Kon-Tiki, uma réplica de barcos pré-colombianos, que Heyerdahl utilizou para velejar e navegar à deriva com as correntes marítimas, desde o Peru até à Polinésia, em 1947.

 - Castelo Akershus - O Forte Akershus, é o castelo medieval de Oslo...






Essa impressionante fortaleza dos anos 1300 tem algumas histórias para contar, assim como ajudou a defender a cidade de ataques externos. O rei Christian IV (1588-1648), transformou o castelo em uma esplêndida residência real no estilo renascentista.






-Museu Marítimo Norueguês - O Museu está localizado na península de Bygdøynes, Frogner em Oslo. - Museu Munch - O Museu Munch contém o "O Grito" e outros trabalhos de Edvard Munch que doou toda a sua obra para a cidade após a sua morte.



 

- O Museu Nacional da Noruega mantém e preserva, além de promover e exibir ao conhecimento público a mais extensa coleção de arte da Noruega. O Museu mostra exposições permanentes de obras de suas próprias coleções, mas exposições também trabalhos temporários e os incorporados ao seu leque de opções. O Museu Nacional também mantém exposições conjuntas com a National Gallery, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Artes Decorativas e o Museu Nacional de Arquitetura.

 - Frammuseet, o museu onde está exposto o original Fram. Foi a primeira embarcação a viajar mais longe, tendo conquistado tanto o Pólo Norte como o Pólo Sul. O Frammuseet ou Museu do Fram é um museu situado na ilha de Bygdøy, em Oslo, na Noruega, que tem como atração principal o navio polar «Fram», construído em 1892.



O museu homenageia a exploração polar norueguesa e os três grandes exploradores polares noruegueses Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen.O navio Fram apresentado é o original, com o interior intacto. Os visitantes podem entrar no navio e observá-lo por dentro.O museu conta ainda a história da exploração polar norueguesa, que se confunde com a história mundial da investigação sobre as regiões polares. O museu apresenta também imagens de fauna das regiões polares, como ursos polares e pinguins.

 Uma alternativa para conhecer Oslo é pegar o Hop on – Hop off e percorrer os principais pontos da cidade. Cada ponto pode ser conhecido, pois a cada meia hora um ônibus passa pelos pontos!

 City Sightseeing

 Onde embarcar - O Embarque pode ser em qualquer paragem City Sightseeing durante toda Oslo, a qualquer momento durante o dia.

Duração - O passeio completo sem sair em qualquer uma das muitas atrações de uma rota cheia de Oslo dura cerca de 1 hora e 15 minutos.

 Partidas freqüentes - Um ônibus City Sightseeing irá partir a cada 30 min. de qualquer uma das 18 paradas ao longo de Oslo.

 Multi-lingual - A visita panorâmica da cidade é guiada em 8 idiomas; Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, norueguês, russo e espanhol.

 Validade -O bilhete é válido para viagens ilimitadas por 24 horas.

  Preço - 300,00 NOK

 Oslo tem um sistema transporte público muito amplo. O sistema de transporte doméstico é rápido e extenso, abrangendo metrô, bondes, trens e ônibus.




 Oslo está ligada por vias férreas e rodoviárias às principais cidades norueguesas, suecas e a Copenhague (via Gotemburgo), há inclusive uma linha de trem rumo ao círculo polar ártico; por mar conecta-se por embarcações diárias à Alemanha e Dinamarca. E o aeroporto Gardermoen conecta a cidade com as principais metrópoles mundiais e demais cidades escandinavas.



Hotéis:

 O elegante Hotel Continental está localizado na zona central de Oslo, apenas 150 metros da rua principal de Oslo, a Karl Johan. É um dos hotéis 5 estrelas da Noruega. Os quartos do Hotel Continental foram decorados individualmente, e as opções de lazer incluem um ginásio no 5º andar, com utilização gratuita 24 horas por dia, e um salão no átrio com litografias de Edward Munch ...

Doubletree By Hilton Oslo City Centre - Este luxuoso hotel fica a 100 metros da rua principal de Oslo, a Karl Johans Gate, Oferece jantares elegantes e Wi-Fi gratuito. O Restaurante Tre Galli no 2º piso do Hilton Doubletree Oslo oferece vista para o Parque Spikkersuppa.

 Radisson Blu Hotel Plaza - Localizado no movimentado centro de Oslo, este hotel de 37 andares dispõe de academia de última geração, um restaurante no último piso e quartos modernos, com acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi). A Estação Central de Oslo fica a 100 m. Muitos dos quartos do Radisson SAS Plaza Hotel, em Oslo, têm vista para o centro da cidade e para o Fiorde de Oslo. O Restaurante 34 & SkyBar serve uma variedade de pratos à la carte, além de uma extensa lista de vinhos. As opções de lazer no Radisson Blu Hotel Plaza incluem sauna, piscina e bilhar. Sonja Henies Plass 3, 0134 Oslo.

Clarion Hotel Royal Christiania - Este hotel está a 100 m da Estação Central e da Catedral de Oslo. Conta com um buffet de café-da-manhã orgânico, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e acesso gratuito à sauna, ao banho a vapor e à piscina. Atrações como Karl Johans gate, a rua principal de Oslo, e o Palácio Real, estão a 15 minutos a pé. Biskop Gunnerusgt. 3, 0106 Oslo.

 Restaurantes:

 Oslo tem uma grande variedade de restaurantes, bistrôs e bares. A maioria está localizada dentro de uma área tão limitada que eles estão a curta distância umas das outras.



Além disso, cada bairro da cidade tem uma atmosfera diferente todos merecem uma visita.

O restaurante Annen Etage, do Hotel Continental, em Oslo, é uma boa pedida. Trata-se do primeiro do país a alcançar uma estrela no Guia Michelin, o que faz dele um reduto de artistas, políticos e personalidades internacionais.

 Bruno's Proseccheria – cozinha Italiana e localizado no centro de Oslo, Segunda - Quinta-Feira: 11:00 - 23:00 - Sexta-feira: 11:00 - 00:00 - Sábado: 12:00 - 00:00 - Rådhusgata 30B Oslo 0151.



 Restaurant Oscarsgate - Comida excelente. Um dos melhores restaurantesde Oslo. Reserva de Mesa é necessária. Pilestredet 63, Oslo 0350.

Statholdergaarden - Independentemente da ocasião, Statholdergaarden será capaz de corresponder às suas necessidades. Excelente comida e vinho. Radhusgata 11, Oslo 0151, Noruega.

No centro de Oslo perto de Karl Johan Street há uma grande variedade de discotecas, boates, bares, cafés e clubes de jazz - entre todas as lojas. Há estabelecimentos adequados para pessoas de todas as idades nesta área. Rosenkranz Street tem muitas discotecas e casas noturnas, clubes de jazz e blues estão situados perto Tinghuset e Stortorvet, enquanto os bares noturnos são as predominantes ao longo de Karl Johan Street .

As grandes salas de concerto também estão no centro da cidade a poucos passos de Karl Johan Street. Na Grünerløkka, um bairro com uma variedade de pequenos cafés, restaurantes, bares e estabelecimentos ao ar livre para escolher. Afundar-se num sofá dos anos sessenta, com uma boa xícara de café , sentar no bar e apreciar uma das melhores bebidas da cidade ou ouvir alguns dos melhores DJs de Oslo.

 Grønland é o bairro mais quente agora em termos de animação noturna. O jovem e moderno está migrando para o leste da Grünerløkka a Gronelândia, e de novos estabelecimentos, bares e cafés estão sempre surgindo. Gronelândia tem uma mistura interessante de trabalho, bares de classe e ultra-bares da moda, onde existe uma grande variedade de pessoas de todos os cantos do mundo. É fácil esquecer que no mundo quem você realmente é.

 Majorstua com Bogstadveien e Hegdehaugsveien foi criada uma área de entretenimento e vida noturna, durante muitos anos. Este bairro tem uma clientela mais sofisticada, incluindo o sucesso dos jovens de Vestkanten.

 Um grande número de festivais são realizados em Oslo, com destaque para o Oslo Live, evento de rock and roll, e o Festival de Jazz de Oslo, festival de seis dias que se realiza anualmente em Agosto. O maior festival de rock de Oslo é o Øyafestivalen ou simplesmente Oya. Reune neste cerca de 60.000 pessoas no Parque Medieval leste, e chega a durar quatro dias. O Oslo World Music Festival apresenta principalmente artistas locais da Noruega.

 Compras em Oslo, na Noruega:

 Para quem estiver a passeio em Oslo pode dar uma passada na Hermès para comprar a sua Birkin ou somente visitar a loja. A luxuosa boutique fica na estação de metrô Stortinget no shopping Steen &Strom. Essa é mais uma das 26 luxuosas e exclusivas lojas… Diesel, Lacoste, Mexx e Dior - Kongensgate 23 – Sentrum. Horário: De segunda a Sábado: 10:00 as 18:00 Fechado aos domingos. 

Karl Johans Gate –Sentrum - Esta é a principal rua de compras em Oslo. Vai da Estação de Trem ao Palácio Real. Com marcas famosas nacionais e internacionais como H&M, Vero Moda e Mango.


Aker Brygge Shopping - Stranden 3B - Aker Brygge - Este shopping center é muito popular em Oslo. Os turistas vão encontrar marcas famosas como: Benneton, Bik Bok e Gant. Oslo City-

Stenersgata 1- Sentrum - São 5 pavimentos com cerca de 100 lojas, que vendem de tudo. Destaque para algumas marcas como: Body Shop, Oasis, Bik Bok e H&M.

GlasMagasinet- Stortorvet 9 – Sentrum - Loja de departamentos com 4 andares, onde você encontra roupas, sapatos, cosméticos, acessórios e artigos para casa.


 Rua Akersgata – Rua com concentração de lojas como Louis Vuitton entre outras, no Sentrum de Oslo!!!

Nenhum comentário: