Guarda – Cidade mais alta de Portugal


Guarda é a cidade mais alta de Portugal,  que faz divisa com a cidade de Salamanca, na Espanha. Conta com uma população de aproximadamente 50.000 hab. É uma cidade histórica e apaixonante!



Fundada no século XII pelo segundo rei de Portugal, D. Sancho I, Guarda insere-se na paisagem montanhosa da Serra da Estrela e é considerada a cidade mais elevada do país, com uma altura de 1056 metros. A Torre é o pico mais elevado da Serra (1993 metros), bem como o mais alto pico de Portugal e a estância de esqui do Parque Natural da Serra da Estrela.


Esta região pertence a três bacias hidrográficas - Mondego, Douro e Tejo, contribuindo desta forma para os recursos hídricos das regiões de Lisboa, Porto e Coimbra.

O clima da cidade é temperado, com influência mediterrânica, no verão há uma curta estação seca. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperatura média de 17 °C, e os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com média de 3 °C. O mês mais chuvoso é Janeiro, e o mês mais seco é Agosto. A temperatura média anual é de 10 °C. É considerada uma das cidades mais frias de Portugal, com alguns dias do ano com precipitações de neve!

As temperaturas inferiores a -10ºC ocorrem com alguma frequência, já havendo registos de temperaturas inferiores a -20ºC.

Em 2002, a  Federação Europeia de Bioclimatismo atribuiu a Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica". Além de ser uma cidade histórica e a mais alta de Portugal,  Guarda foi também pioneira em rádio local, sendo a Rádio Altitude considerada a primeira rádio local de Portugal.


Conhecida pelo seu importante papel durante a Idade Média, Guarda ainda mantém muitos dos seus colossais castelos que fortificaram o país. Estes podem ser visitados em vilas como Figueira do Castelo, Pinhel e Almeida. Não se pode deixar de conhecer o Castelo do Sabugal e o Castelo de Sortelha, símbolos máximos do estilo de inspiração militar que caracteriza estas estruturas monumentais.

Nas proximidades encontram-se as pitorescas localidades serranas de Seia e Manteigas, locais esplêndidos em qualquer lugar do ano.

As suas origens estão ligadas  a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose.

A cidade tem vários monumentos arquitetônicos, na sua maioria situados no centro histórico:


A Praça Velha ou Praça Luís de Camões é o local de encontro em Guarda. Onde se encontram os prédios de reconhecido valor histórico,  localiza-se o monumento mais emblemático da cidade – a Sé Catedral. Esta é a sala de visitas da cidade!

Sé da Guarda (Guarda) - A Sé catedral impõe-se no coração da Guarda e é o principal símbolo do distrito. Embora a sua construção tenha sido iniciada em finais do século XII, no reinado de D. João I, a catedral foi apenas concluída no século XVI. Devido ao longo período de construção do edifício, o monumento apresenta uma combinação de arquitectura gótica e manuelina. No século XIX, a Catedral foi restaurada em partes em um dos melhores trabalhos revivalistas realizado no país.
Praça Luís de Camões
Horário: Manhã: 9.00h - 12.30h Tarde: 14.00h - 17.30h

Entrada livre
Encerramento: Segundas-feiras e Terças-feiras e 3º fim-de-semana do mês.


Museu da Guarda (Guarda) - Organizado em várias seções, desde a geografia e economia aos trajes tradicionais, arte e artesanato regionais, este museu mostra tudo  sobre o património histórico deste lugar.

Bairro judeu (Guarda) - Durante a Idade Média, Guarda acolheu uma comunidade judaica que contribuiu amplamente para o desenvolvimento económico e social da região. No século XV, os judeus portugueses tornaram-se vítimas de perseguição feroz da Inquisição, tendo sido forçados a converter-se ao Catolicismo ou a abandonar o país. Passeie pelas suas ruelas calcetadas e silenciosas com casas baixas e observe os vestígios de muralhas medievais e passagens estreitas que parecem conduzir ao passado.


Rota dos 20 Castelos da Guarda (Guarda) - É  uma viagem inesquecível pela época medieval da Guarda. Com mais de 20 castelos, bem como aldeias e ruínas históricas, há a oportunidade de explorar a cidade da Guarda e de visitar alguns dos castelos dos distritos vizinhos de Castelo Branco e Coimbra.


Estradas:




Hotéis e Pousadas:

Residencial Santos -  A hotelaria foi desde sempre um "negócio familiar" que após 1972 passou para uma vertente mais profissional construindo assim a residencial Gonçalves em plena praça velha, que se destacou pelo seu ambiente simples e agradável, diferenciando-se das residenciais existentes na altura. Em 1981 expandiu os serviços por dentro da zona histórica de edifícios tais como "Residencial Belo Horizonte" no coração do bairro de S. Vicente. 10 anos mais tarde surgiu a Pensão Santos bem ao lado da Torre dos Ferreiros. Com o intuito de poder oferecer aos seus clientes melhores condições e serviços, apostou-se numa única unidade hoteleira o que originou uma bela e completa reconstrução e remodelação da Pensão Santos, a atual "Residencial Santos". R. Ten. Valadim, 14, 6300-764 Guarda - Tel: 271 205 400. http://www.residencialsantos.com


Aparthotel Quinta dos Avelanais - Situado numa encosta, onde tudo à volta é natureza, o Aparthotel Quinta Dos Avelanais - Telef: +351 271 230 067   email: geral@aparthotelavelanais.com

Hotel Turismo da Guarda  - Situado em pleno centro da cidade, perto da zona histórica. Telef: +351 271 223 366   email: geral@hturismoguarda.com

 Hotel Vanguarda  - Situado na cidade mais alta do país, dispõe de quartos, todos climatizados e equipados, a vista é muito bonita. Telef: +351 271 208 390   email: geral@naturahotels.pt

Lusitânia Parque Hotel - No centro da Guarda e próximo da Serra da Estrela, este hotel é uma moderna unidade hoteleira de 4 estrelas. Oferece quartos amplos, ótimo pequeno almoço e estacionamento privativo. Telef: +351 271 238 285   email: reservas@hotellusitaniaparque.com




Gastronomia:


Marisqueira O Caçador  - Rua Batalha Reis 121, 6300 Guarda, Portugal +351 271 211 702 () · restauranteocacador.com



Restaurante Do Hotel Vanguarda - Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, 6300-586 Guarda, Portugal
+351 271 208 390 () · naturaimbhotels.com

Restaurante Colmeia - Galegos, 6300 Guarda, Portugal +351 271 213 389 () · restaurante-colmeia.com

Restaurante Dom Garfo - Rua do Bairro 25 de Abril 10, 6300-774 Guarda, Portugal  +351 271 211 077 () · dongarfo.net

Restaurante Solar Da Beira - R. Dr. Francisco de Passos 9, 6300 Guarda, Portugal +351 271 211 563 () · solarbeirao.pt

Guarda, um destino inesquecível onde os monumentos históricos nos conduzem aos primórdios da nação.

Nenhum comentário: