ROMA

Roma é a capital da Itália, está localizada na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma se estende pelas margens do rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Capitólio, Quirinal, Viminal, Esquilino, e Célio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.C. por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade.


Na cidade encontra-se o estado da Cidade do Vaticano (ou Santa Sé), sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa, que também é bispo de Roma.


Roma é uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização européia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. A área metropolitana tem cerca de 2. 500.000hab.

Com a sua imensa bagagem cultural, é um dos grandes polos de atração turística internacional, mas não somente do passado vive a Cidade Eterna. É um grande centro de referência que se estende da moda à culinária. A cidade é também um centro bancário e financeiro, embora já ultrapassado por Milão.

No inverno, mas principalmente em janeiro, as temperaturas são geladas, com queda de neve ocasional, média de somente 7 °C, costuma chover muito nessa época. No verão, mas principalmente em julho, a média é de 24 °C, sendo que a quantidade de chuva é baixa, pois Roma tem um verão de pouca umidade. Novembro é o mês mais chuvoso, enquanto julho é o mais seco.

Ao nível do transporte aéreo, Roma é servida por três aeroportos: Leonardo da Vinci, situado entre Roma e Fiumicino; Giovan Battista Pastine, ao longo da Via Appia e da vila de Ciampino e o aeroporto da Urbe, a 6 km do centro, ao longo da Via Salaria, que atualmente se encontra fechado à aviação civil.

A cidade é servida por uma rede de metropolitanos, a Metropolitana di Roma. Formada pela Linha A e B.
O horário de funcionamento da linha B:
Domingo à quinta-feira: 5h30 às 23h30
Sexta-feira e sábado: 5h30 à 01h30
Funcionamento da linha A (horário reduzido por causa das obras na linha C
até abril de 2012):
Domingo à sexta-feira: 5h30 às 21h00
Sábado: 5h30 à 01h30

De madrugada existem duas linhas de ônibus que fazem os mesmos percursos do metrô.

Pontos Turísticos:

•A Piazza Venezia,  é considerada o centro do tráfego citadino. Ao lado da praça retangular ergue-se o imponente Vittoriano, o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, também chamado Monumento ao Soldado Desconhecido, no seu interior um museu da história militar e referido pelos romanos como a Máquina de escrever, pela sua forma, ou "Bolo de Noiva" e "Elefante Branco", devido à sua cor: um branco imaculado que constrasta com o branco "sujo" das ruínas romanas.

•Basílica de São Pedro, vista do Castelo de Santo Ângelo.

•O Obelisco do Vaticano é um obelisco no centro da Praça de São Pedro no Vaticano, Roma. Originalmente do Egito, levado para o Vaticano por Calígula para decorar a "espinha" de seu novo Circo, onde posteriormente seria martirizado São Pedro, motivo pelo qual o obelisco foi mantido, por estar próximo ao local do martírio do apóstolo.

•O Fórum Trajano é o último dos fóruns imperiais da Roma Antiga, construído a mando do imperador Trajano.

•Fontana di Trevi. A Fontana di Trevi é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma. O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo. Jogar uma moeda estando de costas para a fonte, por sua vez, é uma forma de ter boa sorte.



•Pantheon, situado em Roma, Itália, também conhecido como Pantheon de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.






•O Templo de Saturno, no Fórum Romano : O Fórum Romano (em latim: Forum Romanum) era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal.

•O Fórum de César é o primeiro dos fóruns imperiais de Roma. O fórum era formado por uma praça retangular alongada, em meio à qual havia uma estátua equestre de Júlio César circundada por três lados por pórticos e ocupada no fundo pelo templo de Vénus Genetrix. Hoje a parte visível do Foro, depois das escavações efetuadas por volta de 1930, correspondem a pouco mais da metade da superfície original, mas até hoje estão em curso outras escavações.



•O Coliseu: também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. É uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno". Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, o Papa lidera a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.


•Arco de Constantino. O Arco de Constantino é um arco triunfal em Roma, a curta distância para oeste do Coliseu.

•O Circo Máximo (em latim Circus Maximus, italiano Circo Massimo) foi uma arena antiga e local de entretenimento na antiga Roma. Hoje em dia restam em pé algumas poucas ruínas da sua estrutura, e a área descampada que era ocupada por sua extensão foi utilizada pelos romanos como uma área de lazer ao ar livre.

•O Palácio do Quirinal. O Palácio do Quirinal é um palácio da Itália localizado sobre a colina homónima de Roma. É um antigo palácio Papal e actual residência oficial do Presidente da Itália, sendo um dos símbolos do Estado italiano.

•Castelo de Santo Ângelo, no antigo Campo Marzio.

•San Giovanni in Laterano. San Giovanni in Laterano, localizada na praça de mesmo nome em Roma é a Catedral do Bispo de Roma: o Papa. Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a "mãe" de todas as igrejas do mundo. A Basílica de São João de Latrão é propriedade do Vaticano, embora fique situada fora dos limites da cidade-estado. O Vaticano é um Estado independente, de regime monárquico, governado pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana. De acordo com o Tratado de Latrão, certas propriedades da Santa Sé, apesar de não fazerem parte do território da Cidade Estado do Vaticano (Status Civitatis Vaticanæ), gozam do privilégio da extraterritorialidade (e.g. Basílicas Maiores, Cúria Romana e escritórios diocesanos, Castelo Gandolfo).




•Santa Maria Maggiore – A Basílica de Santa Maria Maior (em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma.

•Scala Santa - Esta escadaria foi enviado para trazer para Santa Helena , mãe de Constantino I , no ano 326 , o palácio de Pôncio Pilatos em Jerusalém , como é por isso que Jesus de Nazaré passou sexta-feira ao palácio para ser julgado. Este aspecto foi considerado como um ícone de veneração, conhecido por alguns como o lugar mais sagrado em Roma e no mundo. Desde 1723 é forrado com madeira de nogueira , para protegê-lo do desgaste causado pelo aumento contínuo de peregrinos sobem de joelhos devotamente como exercício penitencial em um momento de meditação e oração . Este revestimento pode ver espaços protegidos por vidro no que parecia ser vestígios de sangue de Jesus Cristo .



•A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) a maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre uma área de 23000 m² ou 2,3 hectares e pode abrigar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.



•As Termas de Caracala foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano Caracala, e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, sem a interferência de edifícios modernos. As Termas de Caracala podiam acolher mais de 1.500 pessoas num edifício que media 337 por 328 metros, sendo somente a parte central de 220 por 114 metros. Na atualidade, as Termas de Caracala são cenário para grandes manifestações artísticas, como o concerto dos Três Tenores (Pavarotti, Domingo e Carreras) na Copa do Mundo de 1990.

Catacumbas eram os locais que serviam de cemitério subterrâneo aos primeiros aderentes do cristianismo, para quem a fé se baseava na esperança da vida eterna após a morte.



As catacumbas foram construídas ao longo das estradas romanas, como a via Appia, via Ostiense, via Labicana, via Tiburtina e via Nomentana. Existiram também em Roma catacumbas hebraicas, como a da Vigna Randanini e Villa Torlonia.

Catacumbas de Roma



Ainda hoje algumas catacumbas estão abertas para turistas. Uma das mais visitadas em todo o mundo é a de Catacumba de São Calixto, na Via Ápia. Fica na região central de Roma, Itália. Conta-se que vinte mil pessoas estão enterradas lá. Ela ocupa cerca de cinco andares abaixo da terra. Mais de vinte quilómetros (20Km) de corredores levam aos diversos túmulos, onde descansam os corpos de pessoas que viviam na época de Jesus Cristo. Os cultos eram, inclusive, praticados nas catacumbas, sendo o cristianismo uma das únicas religiões a realizar seus cultos em local fechado. Essas catacumbas, usadas como templo, possuem um verdadeiro tesouro arqueológico em si.



Existem 40 catacumbas nos arredores de Roma, entre elas:

•Catacumba de Giordani
•Catacumba de São Marcelino e Pedro
•Catacumba de Calepódio
•Catacumba de Comodila
•Catacumba de Domitila
•Catacumba de Generosa
•Catacumba de Pretestato
•Catacumba de Priscila
•Catacumba de São Calixto
•Catacumba de São Lourenço
•Catacumba de São Nicomede
•Catacumba de São Pancrazio
•Catacumba de São Sebastião
•Catacumba de São Valentino
•Catacumba de Santa Agnese
•Catacumba de Santa Ilária
•Catacumba de Santa Felicita
•Catacumba de Trasone
•Catacumba de Via Anapo
•Catacumba de Vila Torloni




E.U.R. O EUR é um bairro de Roma, construído em ocasião da Exposição Universal que deveria ter ocorrido para celebrar o vigésimo aniversário da Marcha sobre Roma fascista de 1922. A exposição foi anulada em razão da Segunda Guerra Mundial e o bairro, ainda em obras, foi completado posteriormente. Seu nome original era E42 (Exposição 1942), depois modificado para EUR do acrônimo de Esposizione Universale di Roma.

Compras

Via dei Condotti, conhecida em todo o mundo como Via Condotti, é uma das ruas mais prestigiadas da capital, É a rua do luxo, na qual se encontram as melhores grifes de moda e joalheria. Entre outras encontramos Dior, Valentino, Armani, Prada, Dolce e Gabbana, Bulgari, Cartier, Mont Blanc, Louis Vuitton, etc. Ao redor da Via Condotti estão numerosos hotéis. No Antigo Café Grego no número 86 se encontram personalidades do mundo da cultura, da arte e da literatura. Sentados nestas mesas beberam Goethe, Wagner, Schopenhauer, Stendhal, Byron, D'Annunzio, Guttuso, De Chirico e tantos outros.

Hotéis

Antigüidade e a modernidade coexistem tranquilamente, as pracas, fontes e igrejas transportam-os em seguida ao Renascimento, cuja partícula contém em muitos hotéis de Roma.


Grand Hotel de La Minerve -Endereço: Piazza della Minerva 69, Rome, Italy, 00186, 5 estrelas, Perto de muitas atrações locais., Vistas lindas e serviço excepcional, Decoração  estilo boutique, Perto da área empresarial, Perto da zona histórica, Perto das principais atracções, Perto da zona comercial.

Savoy Hotel - Endereço: Via Ludovisi 15, Rome, Italy, 00187.  O confortável hotel situa-se junto à célebre Via Veneto, às Escadas Espanholas e aos jardins da Villa Borghese. As ruas comerciais com os ateliers de moda italianos, museus e teatros são facilmente alcançáveis a pé. Os aeroportos Ciampino e Fiumicino ficam a 20 km e 27 km de distância respectivamente.

Rome Cavalieri Waldorf Astoria Hotels Resorts - Endereço: Via Alberto Cadlolo 101, Rome, Italy, 00136
Quartos requintados e elegantes. Estão decorados em tons pastel, com mobília de madeira, tapeçarias valiosas, e requintado mármore Italiano. São extremamente confortáveis e têm uma belíssima vista sobre a cidade.

Rome Marriott Grand Hotel Flora - Endereço: Via Vittorio Veneto, 191, Rome, Italy, 00187. Os quartos são amplos e muito requintados. Mobilados com antiguidades e têm camas em estilo "Biedermeyer".; O restaurante oferece  vista da cidade.

Sofitel Rome Villa Borghese - Endereço: Via Lombardia 47, ROMA, Italy, 00187.  Perto de muitas atrações locais., Vista linda e serviço excepcional, Convenientemente localizado.

Sheratton Roma- No coração do centro empresarial de Roma, o Sheraton Roma Hotel & Conference Center é uma ótima escolha para visitas à capital. Cercado pelo verde exuberante do bairro EUR, está localizado entre o centro histórico da cidade e o Aeroporto Fiumicino/Leonardo Da Vinci.

Sheraton Golf Parco de' Medici Hotel & Resort, Roma- Rodeado por um campo de golfe de 27 buracos, este hotel de estilo rural está perto da Feira e aproximadamente 15 min. de carro do aeroporto de Roma. Possui ônibus gratuito do Hotel até o centro histórico de Roma!





Restaurantes



Ad Hoc - Situado no canto romântico de Via Ripetta, no centro de Roma, Ad Hoc restaurante é o lugar ideal, onde pode relaxar e apreciar a típica romana e cozinha mediterrânica, habilmente preparado com dedicação e experiência. A atmosfera íntima e romântica que você pode respirar no restaurante irá torná-lo um lugar ideal se você é apaixonado por culinária e no final de vinhos de prestígio, ou se você simplesmente deseja passar uma experiência inesquecível com sua família e amigos.

Com muitos conhecidos celebridades locais e nacionais de visitar o restaurante, Ad Hoc, no centro de Roma, é o local perfeito para uma noite de savoir vivre. Antes ou depois de um belo passeio no centro de Roma, a Via Condotti ea Escadaria de Espanha entre, Pantheon, Praça do Povo, Ad Hoc restaurante será o lugar certo para ter um jantar elegante, combinando com os melhores vinhos. via ripetta 43, 00186 Roma

O Restaurante La Dispensa dei Mellini é um novo conceito de "pousada". Amantes Enogastronomy vai encontrar um novo local de encontro. Uma espécie de "refúgio de problemas", uma calorosa e acolhedora capaz de reviver o passado para a memória da despensa da minha avó. Sabores e aromas inesquecíveis que o nosso "estalagem" vai restaurar a seus hóspedes em um. Amigável e discreta O cardápio oferece boa comida e iguarias servidas com vinhos seleccionados. Lungo Tevere Dei Mellini 31/32, 00193 Roma, Itália.

Ristorante Eleonora D'Arborea - O peixe e frutos do mar são de excepcional frescura e qualidade, o cardápio é variado e tudo tem um sardenha twist. Alimentos leva o paradigma sobre a atmosfera, mas o serviço é altamente profissional e o os garçons experientes e descontraído Corso Trieste, 23, 00198 Roma, Itália

Nino (11 Via Borgognona, tel.39-06/679-5676) - No circuito das lojas, em uma paralela entre Via Condotti e Via Frattina, ótima pedida para almoçar. Fica ao lado da loja Ermenegildo Zegna. Pratos típicos italianos com ambiente movimentado. A Carcioffi alla Romana (alcachofra) é ótima. Pode ser conveniente passar por lá a pé, antes do horário de pico, e solicitar uma reserva para o mesmo dia. http://www.ristorantenino.it/il-ristorante


La Rosetta (Via della Rosetta, 8, tel. 39-06/686-1002) – Um restaurante requintado, tradicional desde 1966, perto do Pantheon, é especializado em peixes e frutos do mar. Faça reserva.

Antico Caffé Greco (Via Condotti, 84) – Um clássico desde 1760, já recebeu Goethe e Keats, entre muitos outros intelectuais. No início da Via Condotti, tem um salão interno para tomar drinques e aperitivo espetacular. É um point obrigatório para quem vai a Roma.

Café de Paris - Celebrado na década de 50 como o ponto de referência do "Dolce Vita", o Café de Paris é o local preferido para o café da manhã. Localizado no charmoso e pitoresco Via Vittorio Veneto. Por gerações, o Café de Paris mantém a sua originalidade. Via Veneto 90 00187 Rome http://www.cafedeparisroma.eu/



Hop On-Hop Off

Explore Roma em um itinerário hop-on hop off. Os ônibus são abertos o que permite uma vista de 360 graus panorâmicas Há escolha de um bilhete de 24 ou 48 horas para fazer o uso das 17 paragens nas áreas mais bonitas, culturais e evocativas da Cidade Eterna. São 365 dias por ano.
Excelente opção para ter uma visão geral da Cidade. Em cada ponto há a alternativa de descer e depois retornar ao passeio. Em vários idiomas.