Guarda – Cidade mais alta de Portugal


Guarda é a cidade mais alta de Portugal,  que faz divisa com a cidade de Salamanca, na Espanha. Conta com uma população de aproximadamente 50.000 hab. É uma cidade histórica e apaixonante!



Fundada no século XII pelo segundo rei de Portugal, D. Sancho I, Guarda insere-se na paisagem montanhosa da Serra da Estrela e é considerada a cidade mais elevada do país, com uma altura de 1056 metros. A Torre é o pico mais elevado da Serra (1993 metros), bem como o mais alto pico de Portugal e a estância de esqui do Parque Natural da Serra da Estrela.


Esta região pertence a três bacias hidrográficas - Mondego, Douro e Tejo, contribuindo desta forma para os recursos hídricos das regiões de Lisboa, Porto e Coimbra.

O clima da cidade é temperado, com influência mediterrânica, no verão há uma curta estação seca. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperatura média de 17 °C, e os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com média de 3 °C. O mês mais chuvoso é Janeiro, e o mês mais seco é Agosto. A temperatura média anual é de 10 °C. É considerada uma das cidades mais frias de Portugal, com alguns dias do ano com precipitações de neve!

As temperaturas inferiores a -10ºC ocorrem com alguma frequência, já havendo registos de temperaturas inferiores a -20ºC.

Em 2002, a  Federação Europeia de Bioclimatismo atribuiu a Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica". Além de ser uma cidade histórica e a mais alta de Portugal,  Guarda foi também pioneira em rádio local, sendo a Rádio Altitude considerada a primeira rádio local de Portugal.


Conhecida pelo seu importante papel durante a Idade Média, Guarda ainda mantém muitos dos seus colossais castelos que fortificaram o país. Estes podem ser visitados em vilas como Figueira do Castelo, Pinhel e Almeida. Não se pode deixar de conhecer o Castelo do Sabugal e o Castelo de Sortelha, símbolos máximos do estilo de inspiração militar que caracteriza estas estruturas monumentais.

Nas proximidades encontram-se as pitorescas localidades serranas de Seia e Manteigas, locais esplêndidos em qualquer lugar do ano.

As suas origens estão ligadas  a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose.

A cidade tem vários monumentos arquitetônicos, na sua maioria situados no centro histórico:


A Praça Velha ou Praça Luís de Camões é o local de encontro em Guarda. Onde se encontram os prédios de reconhecido valor histórico,  localiza-se o monumento mais emblemático da cidade – a Sé Catedral. Esta é a sala de visitas da cidade!

Sé da Guarda (Guarda) - A Sé catedral impõe-se no coração da Guarda e é o principal símbolo do distrito. Embora a sua construção tenha sido iniciada em finais do século XII, no reinado de D. João I, a catedral foi apenas concluída no século XVI. Devido ao longo período de construção do edifício, o monumento apresenta uma combinação de arquitectura gótica e manuelina. No século XIX, a Catedral foi restaurada em partes em um dos melhores trabalhos revivalistas realizado no país.
Praça Luís de Camões
Horário: Manhã: 9.00h - 12.30h Tarde: 14.00h - 17.30h

Entrada livre
Encerramento: Segundas-feiras e Terças-feiras e 3º fim-de-semana do mês.


Museu da Guarda (Guarda) - Organizado em várias seções, desde a geografia e economia aos trajes tradicionais, arte e artesanato regionais, este museu mostra tudo  sobre o património histórico deste lugar.

Bairro judeu (Guarda) - Durante a Idade Média, Guarda acolheu uma comunidade judaica que contribuiu amplamente para o desenvolvimento económico e social da região. No século XV, os judeus portugueses tornaram-se vítimas de perseguição feroz da Inquisição, tendo sido forçados a converter-se ao Catolicismo ou a abandonar o país. Passeie pelas suas ruelas calcetadas e silenciosas com casas baixas e observe os vestígios de muralhas medievais e passagens estreitas que parecem conduzir ao passado.


Rota dos 20 Castelos da Guarda (Guarda) - É  uma viagem inesquecível pela época medieval da Guarda. Com mais de 20 castelos, bem como aldeias e ruínas históricas, há a oportunidade de explorar a cidade da Guarda e de visitar alguns dos castelos dos distritos vizinhos de Castelo Branco e Coimbra.


Estradas:




Hotéis e Pousadas:

Residencial Santos -  A hotelaria foi desde sempre um "negócio familiar" que após 1972 passou para uma vertente mais profissional construindo assim a residencial Gonçalves em plena praça velha, que se destacou pelo seu ambiente simples e agradável, diferenciando-se das residenciais existentes na altura. Em 1981 expandiu os serviços por dentro da zona histórica de edifícios tais como "Residencial Belo Horizonte" no coração do bairro de S. Vicente. 10 anos mais tarde surgiu a Pensão Santos bem ao lado da Torre dos Ferreiros. Com o intuito de poder oferecer aos seus clientes melhores condições e serviços, apostou-se numa única unidade hoteleira o que originou uma bela e completa reconstrução e remodelação da Pensão Santos, a atual "Residencial Santos". R. Ten. Valadim, 14, 6300-764 Guarda - Tel: 271 205 400. http://www.residencialsantos.com


Aparthotel Quinta dos Avelanais - Situado numa encosta, onde tudo à volta é natureza, o Aparthotel Quinta Dos Avelanais - Telef: +351 271 230 067   email: geral@aparthotelavelanais.com

Hotel Turismo da Guarda  - Situado em pleno centro da cidade, perto da zona histórica. Telef: +351 271 223 366   email: geral@hturismoguarda.com

 Hotel Vanguarda  - Situado na cidade mais alta do país, dispõe de quartos, todos climatizados e equipados, a vista é muito bonita. Telef: +351 271 208 390   email: geral@naturahotels.pt

Lusitânia Parque Hotel - No centro da Guarda e próximo da Serra da Estrela, este hotel é uma moderna unidade hoteleira de 4 estrelas. Oferece quartos amplos, ótimo pequeno almoço e estacionamento privativo. Telef: +351 271 238 285   email: reservas@hotellusitaniaparque.com




Gastronomia:


Marisqueira O Caçador  - Rua Batalha Reis 121, 6300 Guarda, Portugal +351 271 211 702 () · restauranteocacador.com



Restaurante Do Hotel Vanguarda - Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, 6300-586 Guarda, Portugal
+351 271 208 390 () · naturaimbhotels.com

Restaurante Colmeia - Galegos, 6300 Guarda, Portugal +351 271 213 389 () · restaurante-colmeia.com

Restaurante Dom Garfo - Rua do Bairro 25 de Abril 10, 6300-774 Guarda, Portugal  +351 271 211 077 () · dongarfo.net

Restaurante Solar Da Beira - R. Dr. Francisco de Passos 9, 6300 Guarda, Portugal +351 271 211 563 () · solarbeirao.pt

Guarda, um destino inesquecível onde os monumentos históricos nos conduzem aos primórdios da nação.

Berlin - Germany

Berlim (em alemão Berlin) é a capital da Alemanha. Com uma população de aproximadamente 3 milhões, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a sétima área urbana mais populosa da União Europeia. Situada no nordeste da Alemanha, localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.




Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo indústrias, corporações de mídia e locais de convenções. Berlim também serve como base para o transporte aéreo e ferroviário e é um destino turístico popular.

A cidade dispõe de um aeroporto e um sistema de transporte público urbano e suburbano. Os transportes urbanos da cidade são servidos pela BVG e pela S-Bahn-Berlin (trem suburbano). A exploração da rede de metrô é efetuada pela Metro de Berlim. A principal estação é a Estação Central de Berlim. Berlim e a sua área metropolitana é atravessada por inúmeras auto-estradas.



Outro transporte muito usado pelo cidadão berlinense é a bicicleta. Toda a cidade é equipada com ciclovias e semáforos para os ciclistas.





O passeio pode começar por Berlim Ocidental onde estão a maioria dos prédios antigos. Nesta parte da cidade, na região conhecida como Mitte, está situado um dos mais conhecidos monumentos de Berlim, construído durante o período comunista, a torre de televisão Fernsehturm. Lá está localizado um mirante de onde é possível ver toda a cidade em volta. Também há um restaurante, no andar superior. Quase sempre há filas, mas a espera vale a pena.

   
Depois que descer da torre Fernsehturm a dica é ir a praça ao lado situada em frente ao famoso prédio vermelho da Rotes Hauhaus. Desde 1860, quando foi construída, esta tem sido a sede da prefeitura de Berlim, e seu formato, retangular com uma torre em estilo clássico no centro, é um dos mais conhecidos ícones da cidade. Durante o período em que a cidade esteve dividida, ela serviu como sede do governo municipal de Berlin Oriental, mas após a unificação da cidade, ela voltou em 1991 a ser a única prefeitura da cidade.






A praça é linda com monumentos muitos antigos. Com uma pequena caminhada na região tem ainda o complexo de museus (http://www.museumsinsel-berlin.de) o centro judaico, ainda pela pela avenida Karl Liebnecht dá para apreciar o movimento em volta e em poucos metros está a belíssima catedral da cidade, a Berliner Dom. Tem ainda a Konzerthaus onde estão localizadas mais duas igrejas entre tantas atrações. 


Seguindo em direção e cruzando o rio Spree (neste ponto pode embarcar num passeio turístico por suas águas, as embarcações tem seu ponto de saída num cais quase em frente à catedral), chega à avenida Unter den Linden, que pela elegância de seus prédios, faz logo lembrar de outros endereços nobres, como o Champs Élysées de Paris. 





Nesta avenida encontram-se diversos estabelecimentos comerciais, bons restaurantes, a cidade começa a mudar a sua aparência e quanto mais se anda em direção ao Portão de Brandenburger, o marco principal da cidade. 


Retornando para o Portão de Brandenburger, uma outra opção são os táxis, bicicletas triciclos, para dois passageiros.

 


O Parlamento  é outro daqueles pontos clássicos, situado a pouca distância do Portão de Brandeburgo, ele parece contar longas histórias sobre tudo que já viu à sua volta. Construído em 1894, serviu como sede da República de Weimar até 1933, quanto foi incendiado pelos nazistas. Com a derrota de Hitler em 1945, e invasão da cidade pelas tropas soviéticas, foi completamente destruído, hoje faz parte da cidade como uma obra notável, vale a pena conhecer.

A partir deste ponto em direção da Siegessäule  a Avenida muda de nome e no topo da qual está uma imensa estátua representando a Deusa da Vitória. O monumento costuma ser o ponto central de manifestações, sendo que em grandes eventos reúne multidões à sua volta. Quem tiver pernas resistentes pode subir os 20 andares até o topo do monumento por uma estreita escada em caracol.


A Universidade Humboldt de Berlim foi fundada em 1810 pelo reformador do sistema de educação e linguista liberal prussiano Wilhelm von Humboldt. É a universidade mais antiga de Berlim.    A universidade oferece aos seus quase 40 000 estudantes mais de 160 cursos ministrados por cerca de 450 catedráticos e mais de 2 600 docentes organizados em 11 faculdades. Apesar da sua história relativamente curta, a universidade passou por momentos políticos muito turbulentos. Não apenas forneceu o modelo de «universidade moderna», combinando ensino e investigação numa tradição humanista, mas contribuiu também grandemente para o progresso científico, atraindo pensadores importantes. A universidade tem nos seus anais 29 laureados Nobel, em particular em Química, Física e Medicina. Entre eles encontram- se Max Planck, Albert Einstein, Werner Heisenberg e Erwin Schroedinger. Além disso, foi igualmente anfitriã dos filósofos Fichte, Hegel e Schopenhauer, de Karl Marx e de Friedrich Engels, bem como dos gigantes políticos Otto von Bismark e Robert Schuman, o unificador da Europa.









O parque de Berlin que é um dos maiores do mundo: Tiergarten é outro ponto de visita. Seu nome deriva de uma floresta que existia nesta região, ainda no século 17, onde os soberanos tinham por hábito praticar o nobre esporte da caça. Em 1830 a floresta foi transformada num parque. 


O Jardim Zoológico e Aquário da cidade, estão situados a oeste do parque. O parque tem uma grande variedade de recantos, alamedas floridas, quadras para esportes, brinquedos infantis, etc, e costuma ser muito frequentado pelos Berlinenses, sobretudo durante os fins de semana.


Quem gosta de palácios basta pegar a linha U2 do metrô até a estação Sophie Charlotte Platz. Deste ponto em diante uma curta caminhada estão os portões de entrada do Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg). Construído a partir de 1695, ele é o principal palácio da cidade, e serviu como residência de verão da imperatriz Sophie Charlotte. Lá está tudo aquilo que turistas e historiadores tanto apreciam em construções do tipo, como mobílias, pinturas, objetos de arte, e utensílios do dia a dia dos séculos passados. Não deixe também de dar uma caminhada pelos belíssimos jardins, situados na parte dos fundos do palácio.


O2 World - Arena indoor, com capacidade para 17.000 pessoas. Lugar de shows e  grandes espetáculos!!!!




PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Palácios e Parques de Potsdam e Berlim
- Torre de Rádio Berlim
- Portão de Brandemburgo
- Checkpoint Charlie
- Jardim Zoológico de Berlim
- Schloss Bellevue
- Unter den Linden
- Estação Central de Berlim
- Reichstag (Parlamento Alemão)
- Ilha dos Museus (cinco museus)

Memorial do Holocausto



O memorial é uma criação do arquiteto Peter Eisenman, é uma impressionante construção, entre o Portão de Brandemburgo e a Potsdamer Platz, no bairro de Mitte (Centro).  São 2711 colunas de concreto, firmadas em 19 mil metros quadrados em uma área que toma o quateirão inteiro. 






Isso tudo gera uma ondulação que causa um poderoso impacto visual, com estreita espessura entre as colunas: os 95 centímetros entre elas oferecem um caminho livre para o visitante, mas a medida é quase insuficiente para dar passagem a duas pessoas ao mesmo tempo.


Muro de  Berlim


Muro de Berlim foi erguido em 1961 pelo regime socialista da hoje extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista.



Com o colapso da União Soviética e seus satélites no Leste Europeu, o muro começou a ser derrubado em 9 de novembro de 1989, acabando com um dos símbolos máximos da opressão dos regimes socialistas. Seu desmanche é também símbolo do fim da Guerra Fria e o marco zero da unificação da Alemanha em uma só nação.


Cruzeiro pelo Rio Spree








O Rio Spree tem um comprimento de cerca de 400 km, dos quais 182 km são navegáveis. É um passeio pela  arquitetura de Berlim. Com a opção de cruzeiro matinal ou vespertino, essa é a melhor maneira de ver um lado diferente de Berlim.










Existem outras centenas de pontos turísticos tanto em Berlim como ao redor da cidade...







Hotéis

The Westin Grand, Berlin Friedrichstraße 158-164, Berlin
030 2027-0 www.westingrandberlin.com
Michelberger Hotel Warschauer Straße 39/40, Berlin
030 2977-8590 www.michelbergerhotel.com/
East Side Hotel Mühlenstraße 6, Berlin
030 2517159 www.eastsidehotel.de/
The Ritz Carlton, Berlin Potsdamer Platz 3, Berlin
030 337777 www.ritzcarlton.com/en/Properties/Berlin
Rocco Forte Berlin Behrenstraße 37, Berlin
030 4606090 www.roccofortecollection.com/
Soho House Berlin Torstr. 1, Berlin
030 4050440 www.sohohouseberlin.de/



Gastronomia

Em  Berlim o melhor que se pode beber é cerveja. A cerveja alemã é muito boa e relativamente barata.
A Berliner Pilsner, made in Berlin, à venda nos quiosques por menos de 1 Euro. Nos cafés, bares e restaurantes não ultrapassa normalmente os 2,50 euros.

Quem visita Berlim não pode deixar de comer o prato típico mais conhecido da cidade, o Currywurst, uma salsicha de porco que pode ser grelhada ou frita, coberta em molho levemente picante de tomate com curry, podendo ser acompanhada de pão ou batatas fritas. Ele pode ser encontrado por toda a cidade, em restaurantes caros e/ou simples, em barraquinhas na rua ou estações de metrô e até no aeroporto. É muito barato, 1 ou 2 euros, e muito gostoso. Foi inventado por uma alemã em 1949, em Berlim.





Para quem prefere um bom restaurante...

Le Buffet im KaDeWe
Tauentzienstraße 21. Estação Wittenbergplatz‎
Localizado no sétimo andar da loja de departamentos KaDeWe é um buffet a kg muito bom, com uma grande variedade de comidas, com saladas, massas, carnes, peixes, pratos típicos, bebidas e sobremesas. Um prato bem servido com bebida e sobremesa custou próximo de 20 euros.

More Restaurant
Motzstraße 28. Estação Nollendorfplatz‎.
Cozinha variada e ambiente descolado. Com uma comida boa e o preço acessível. Um prato de salmão grelhado com molho e mostarda e batatas custa 14,50 euros.

Lindenbräu Restaurante de cozinha tradicional e com algumas especialidades da comida da bavária. O mais atrativo deste restaurante é a sua localização no Sony Center, o novo centro de Berlim. Sob a sua impressionante cúpula, o restaurante possui uma terraça que oferece uma vista espetacular. Bellevuestraße 3-5 (Dentro do Sony Center) 10785 Berlim Tel. +49 (0)30 / 25 75 12 80 - www.lindenbraeu-berlin.de - horário: domingo a quinta 11h-01:30h sextas e sábados 11h-02:30h

 Fischers Fritz - Único restaurante da cidade premiado com duas estrelas Michelin. Decoração clássica, oferece um ambiente íntimo e relaxado. O chef, Christian Lohse, é um dos cozinheiros mais reconhecidos da Alemanha. Charlottenstr. 49 10177 Berlim- Tel. +49 (0) 30/ 20 33 63 63
www.frischersfritzberlin.com - Horário: segunda a domingo 18:30h-22:30h


 Die Quadriga - Restaurante acolhedor, localizado no hotel Brandenburger Hof. Oferece um serviço impecável. Cozinha francesa, utiliza produtos frescos, reinventando pratos tradicionais e internacionais. Recentemente foi premiado com uma estrela Michelin. Eislebenerstr. 14 - 10789 Berlim - Tel. +49 (0) 30/214 050 www.brandenburger-hof.com

Compras:

Galeries Lafayette Berlin http://maps.gstatic.com/intl/pt-BR_br/mapfiles/transparent.pngStorkower Straße 103, 10407 Berlin, 
+49 30/2094 () · galerieslafayette.de

Ring-Center Berlin http://maps.gstatic.com/intl/pt-BR_br/mapfiles/transparent.pngFrankfurter Allee 111, 10247 Berlin, 
+49 30/4226470 () · ring-center.de

Spandau Arcaden http://maps.gstatic.com/intl/pt-BR_br/mapfiles/transparent.pngKlosterstraße 3, 13581 Berlin,
+49 30/330011 ext. 0 () · spandau-arcaden.de

DGesundbrunnen-Center http://maps.gstatic.com/intl/pt-BR_br/mapfiles/transparent.png Badstr. 4, 13357 Berlin, 
+49 30/4930000 () · thalia.de

LOUIS VUITTON - Friedrichstraße 71 Quartier 206 10117 Berlin. 




Berlim é o paraíso dos mercados e lojas em segunda mão. Os mercados de domingo Flohmarkt Mauerpark e Boxhagener Platz em Friedrishschain, são autênticas viagens ao passado e presente de Berlim. É possível comprar de tudo, desde mobílias, roupas, bijuterias artesanal, quadros… Estes mercados são como pontos de encontro onde se juntam pessoas para comer, beber e fazer compras…há sempre qualquer coisa que se pode comprar!

Berlim vive do conceito das second hand shops. Existem por toda a parte da cidade, especialmente em Kreuzberg, em redor da Hermannstrasse e Oranienstrasse, e em Prenzlauer Berg, sendo neste local um pouco mais caro. Normalmente são muito acessíveis, e têm boa qualidade e variedade. Uma cidade de cabeça jovem, aberta, criativa resultando num misto fascinante.




Berlim é uma cidade dinâmica, ativa, de interesse cultural geral, uma cidade para todos, onde as pessoas primam pela extravagância, descontração e vontade de viver.

Berlim é magia, é sentir, viver, procurar e descobrir!!!