SALAMANCA - Espanha!

Salamanca é uma província da Região de Leão, na Espanha e situa-se a nordeste de Portugal. Também é influenciada pela bacia do rio Douro, sua denominação em idioma local antigo era DOIRI. Região que chegou a sofrer influências romanas, árabes entre outras. A cidade de Salamanca possui o título de "LA DORADA", admitida pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Salamanca foi escolhida como Capital Européia da Cultura em 2002.

 
É uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca.

Destacam-se:  Catedrais velha e nova... http://www.catedralsalamanca.org/espanol.htm
Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas) e a Torre do Cravo (Torre del Clavero). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade.


 
A atual vida cotidiana de Salamanca concentra-se na Praça Maior (Plaza Mayor). Essa praça foi edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade.


Terra de clima ameno e topografia variada. Sendo a cidade situada em local mais plano mas com montanhas ao norte e ao sul. Dona da penúltima catedral gótica construida na Espanha. Como seus maiores tesouros encontraremos a Universidade de Salamanca (a segunda universidade mais antiga da Europa, fundada no ano 1218 por Alfonso IX de Leão).


As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma atividade economica importante., sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988. Em suas terras são produzidas uvas, vinho, azeite e alguma pecuária de ovinos e caprinos.

Não possui temperaturas extremas de calor e frio e recebe pouca afluência de chuvas, menos de 400mm ao ano. Já em suas montanhas pode-se verificar mais abundância pluvial, chegando mesmo a 1000 mm em determinadas regiões.

Hoje, local onde se encontram turistas, sonhos, belezas e histórias. Dentro desta cidade de cerca de 300.000 habitandes reside um maravilhoso celeiro cultural da humanidade. Salamanca é uma cidade Universitária!

 

Pontos de Interesse:

 
La Plaza Mayor
Considerada por muitos a praça mais bonita de toda a Espanha, a Plaza Mayor de Salamanca é o centro das atividades da cidade. Durante o dia e à noite, salamantinos e turistas vão à Plaza Mayor para admirarem sua beleza ou simplesmente sentarem uma terraza e passarem o tempo com os amigos.
 
Vida noturna
Todos sabem que Madri é a capital da vida noturna na Espanha, mas Salamanca não fica muito atrás e, melhor ainda, com preços de cidade pequena! De grandes discotecas a pequenos clubes de jazz, os estudantes lotam as baladas todas os dias da semana. Se você está disposto a curtir a noite inteira e sem gastar muito, Salamanca é o lugar perfeito.


Universidad de Salamanca
Fundada em 1218, Salamanca possui a 5ª universidade mais antiga da Europa. São quase 800 anos de vida acadêmica passeando pelas elegantes ruas e edifícios dos grandes pensadores espanhóis como Luis de Góngora, Miguel de Unamuno e Pedro Calderón de la Barca. Com excelente reputação,  estudantes espanhóis e internacionais frequentam as universidades e formam mais de 30% da população total da cidade.




Casa de las Conchas
A apropriadamente chamada de Casa de las Conchas é, sem dúvida, um dos edifícios mais emblemáticos de Salamanca. A parte exterior desta antiga mansão do século 16, agora transformada em biblioteca pública, está decorada com fileiras e mais fileiras de conchas esculpidas em arenito. Localizada próxima à catedral, está bem cêntrica e devido à sua aparência, é muito fácil encontrá-la.

Catedrais são duas!
Uma das principais atrações de Salamanca é o complexo de catedrais, um complexo. Enquanto muitas cidades derrubam as antigas catedrais para construírem as novas, as duas catedrais de Salamanca - a antiga e a nova - continuam intactas.
 
A Catedral Nueva, que começou a ser construída em 1512, demorou mais de 200 anos para ficar pronta. Graças a esses dois séculos de construção, a catedral é um belo exemplo da evolução da arquitetura espanhola. A Catedral Vieja está ao lado na nova e possui o órgão mais antigo da Europa.

 
Quando  ir  a  Salamanca:
MARÇO/ABRIL: Semana Santa
As celebrações da Semana Santa em Salamanca são umas das mais impressionantes da Espanha, com procissões massivas partindo da catedral gótica da cidade. "Lunes de Águas", a segunda-feira posterior à páscoa, é uma tradição de  Salamanca. Na Idade Média, este era o dia em que as prostitutas eram recebidas de volta à cidade depois do exílio temporário no outro lado do rio Tormes, durante a quaresma. Nos dias de hoje, os habitantes locais comemoram este dia fazendo piqueniques e comendo "hornazo", um tradicional bolo de carne, divertindo-se com os amigos e deixando para trás os dias de penitência da quaresma.

 JUNHO: El Día de San Juan de Sahagún
Em 12 de junho, Salamanca celebra o dia de San Juan de Sahagún, o padroeiro da cidade. As principais atrações são os shows de fogos de artifício, touradas e um mercado barroco com artesanato regional. Todos tiram uma folga do trabalho ou da escola para poder participar da festa e, é claro, se divertir até não poder mais.

SETEMBRO: Las Ferias de Salamanca
Todos os tipos de música e dança, fogos de artifício, shows ao ar livre, peças de teatro e touradas são as principais atividades da Feria de Salamanca, que ocorre anualmente na segunda semana de setembro
.

Gastronomia

A gastronomia de Salamanca constitui-se como uma das mais ricas cozinhas artesanais da Espanha.

É também bastante eclética, oferecendo uma grande variedade, que se distingue pelos seus enchidos, carne de porco, carne bovina, peixes de água doce e legumes.

 
Comer pinchos

 As tapas  ou "pinchos", como são chamados em Castilla-León,  são uma boa maneira de conhecer os diversos bares da cidade. Os melhores e mais populares bares de pinchos estão localizados em volta da Plaza Mayor e na Calle Van Dyck. Dá para ficar em um único bar toda a noite ou fazer como os espanhóis, provar um pincho em cada bar.


Pratos Típicos:

Cochinillo (leitão), chanfaina salmantina (arroz, miúdos e linguiça), farinatos (linguiça frita com ovos), cozidos, biscoitos de amêndoa, marzipã, pinchos, rabanadas!

Ao contrário do que acontece com outras cidades espanholas, a gastronomia de Salamanca é bastante elaborada. A cidade é caracterizada por uma cozinha artesanal. Salamanca, como cidade turística global que recebe turismo de nível mundial, oferece uma ementa requintada em quase todos os estabelecimentos gastronômicos. Há preços para todos, nos vários restaurantes e bares. Na cidade, há muitos locais para almoçar ou jantar.

Os enchidos próprios da cidade são de excelente qualidade, especialmente os que contam com a carne de porco, como seu ingrediente principal. Os mais solicitados são os de chouriço, salsicha e presunto e, principalmente, o presunto ibérico.

O queijo de Hinojosa del Duero é um dos produtos típicos da cidade e no mês de Maio, realiza-se uma feira internacional dedicada a este tipo de queijo.

Contudo, para além deste, existem muitos outros tipos de queijo feito com leite de ovelha. As carnes são ingredientes fundamentais na cozinha de Salamanca. A carne de vaca, cabrito e cordeiro, mas principalmente, a de porco. A qualidade de todas elas é excelente.

Outro dos ingredientes utilizados em quase todos os pratos são os peixes de água doce. Aqui, trata-se essencialmente de truta e tenca, peixes preparados em diversas receitas.

Entre os pratos mais comuns que poderá encomendar num restaurante, encontram-se:

Bejarano para calderillo: Estufado de carne bovina, cortada em bifes, com batatas. Tudo temperado com pimenta e páprica.

El hornaza: Este delicioso prato contém carne de porco, salsichas e ovos cozidos. É uma espécie de torta, feita com esses ingredientes. É um alimento típico da cidade, comummente servido nas festividades.

Peces al escabeche (peixe em conserva): usam-se peixes de água doce, submergidos numa mistura de azeite, alho e vinagre.

Entre os doces e as sobremesas mais comuns estão: os 'chochos', o bolo 'maimón', o torrão de 'alberca', as 'floretas' e as 'garrapiñadas'. Estes são apenas alguns dos produtos de confeitaria da cidade. Os bolos e rosquinhas cobertos de 'glacê' e açúcar são irresistíveis.
 

 Hotéis

 Hotel Recoletos Coco - Avenida Agustinos Recoletos, 44, 37005 Salamanca, - O Recoletos Coco está localizado a 5 minutos a pé da praça de touros da cidade, em uma área tranquila de Salamanca. A propriedade oferece Wi-Fi gratuito, estacionamento também gratuito, e uma piscina ao ar livre durante o verão.

Hotel Recoletos Coco oferece estacionamento gratuito no local. Você pode chegar a Valladolid e Burgos, facilmente, através da Rodova A62, situada apenas a 2 km do hotel. Além disso, a propriedade fica a 20 minutos a pé do centro histórico da cidade.

Ibis Salamanca - La Marina 15-19, 37001 Salamanca. O Ibis Salamanca fica próximo ao Parque Los Jesuitas, a apenas 700 m da Plaza Mayor e do centro histórico da cidade. Oferece quartos climatizados com TV via satélite.
Todos incluem Wi-Fi gratuito.
O Ibis Salamanca conta com uma lanchonete, onde pode desfrutar do buffet de café-da-manhã diariamente. O hotel também dispõe de recepção 24 horas.
O Ibis Salamanca está situado a 5 minutos a pé da Avenida Gran Via e dos bares de tapas (petiscos) mais famosos de Salamanca.
Petit Palace Las Torres - Concejo, 4-6, 37002 Salamanca - Este hotel está localizado na famosa Plaza Mayor em Salamanca, a apenas 5 minutos a pé da catedral. Oferece aluguel de bicicletas gratuito e quartos com laptop e Wi-Fi de cortesia. A maioria possui chuveiro de hidromassagem. Os quartos do Petit Palace Las Torres dispõem de ar-condicionado, piso em parquet, e uma decoração simples e moderna. Todos são equipados com TV via satélite.O restaurante do hotel serve um buffet de café-da-manhã, e há também vários restaurantes ao redor do hotel.A equipe da recepção 24 horas do Hotel Petit Palace pode ajudá-lo a reservar bilhetes para visitas guiadas, espetáculos ao vivo e outros eventos. Há também um serviço de translado para o aeroporto, disponível mediante um custo extra.O hotel fica a 5 minutos a pé da famosa Universidade de Salamanca, que é a mais antiga de Espanha, e a 15 minutos da Ponte Romana. Rede de hotéis: High tech hotels & resorts.


Nenhum comentário: