...provavelmente uma das mais fascinantes e apaixonantes cidades da Europa! Com céu azul todo o ano e um Inverno ameno, este destino oferece oportunidades de compras fabulosas, uma vida noturna fantástica, empolgantes panoramas da cidade e do rio e um ambiente pitoresco onde elétricos antigos levam através das estreitas ruelas empedradas até aos excelentes novos hotéis nas largas avenidas: o prático do antigo funde-se com a sofisticação do novo século.
A uma curta viagem de distância a Costa de Lisboa tem algumas das melhores praias de areia em Cascais e no Estoril; aldeias como Sesimbra mais as florestas e a mágica arquitetura de Sintra com os seus palácios reais e vistas deslumbrantes desde Lisboa ao selvagem Atlântico. E ainda dar uma volta de barco pelo Sado ou pelo Tejo para uma vista náutica da costa.
Os sofisticados centros comerciais de Lisboa, os excelentes hotéis, a gastronomia e a cultura combinam com o clima para fazer deste um dos melhores destinos de viagem, 12 meses por ano. Se não conhece...com tudo que Lisboa tem para oferecer deve-se fazer a pergunta, porque não a visitou antes?
Nome oficial: República Portuguesa
Capital: Lisboa
Idioma: Português
Moeda: Euro
Organização Política: Democracia Parlamentar
Divisão Administrativa: 18 distritos, 2 regiões autônomas (Açores e Madeira)
Presidente da República: Marcelo Rebelo de Sousa
Primeiro Ministro: Antonio Costa
Festa Nacional: 10 de junho
Entrada na CEE: 1986
Membro da ONU, OCDE, Conselho da Europa, UE, OTAN.
O português é a terceira língua européia mais falada no mundo, por cerca de 200 milhões de pessoas. Países de expressão oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe na África, Brasil, na América do Sul e Timor-Leste na Ásia.
Portugal tem uma população de cerca de 10 milhões e 300 mil habitantes. Na região de Lisboa vivem cerca de 3 milhões de habitantes, sendo que Lisboa, a capital conta com aproximadamente 600 mil habitantes.
Em Lisboa o inverno é suave e o verão é quente, mas mais moderado devido à proximidade do mar. Durante a primavera e outono registram-se freqüentemente dias ensolarados com temperaturas amenas. As temperaturas médias no inverno são de 17 ºC e no verão 26ºC.
Situados na sua maior parte no centro de Lisboa, os bairros históricos são destino obrigatório para quem se desloque à capital de Portugal. Pela cultura, pela história, pela arquitetura, pelas pessoas ou simplesmente para passear descontraidamente, estes bairros proporcionam, a quem os descobre, traçar um verdadeiro mapa pessoal. As possibilidades são imensas.
O Bairro Alto é um dos bairros mais paradigmáticos e atraentes para viver a cidade. Típico e popular, o Bairro Alto possui lojas de roupas e de design e bares, muito bares. O encontro de pessoas, num ambiente eclético e multicultural, é uma das boas razões para passear pelo bairro. Bons restaurantes lado a lado com livrarias intimistas, em que sempre acontecem coisas, casas de chá emparelhadas com lojas de design e lojas de roupa de alguns dos mais conceituados artistas portugueses. É um bairro apaixonante, cheio de atrações, combinando arrojo e sofisticação com tradição e antiguidade.
Depois do Bairro Alto, desça pelo Chiado, onde encontrará um ambiente ainda mais sofisticado. Ponto de encontro de jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é a zona dos cafés emblemáticos, como “A Brasileira”, das escolas de arte, dos teatros e da história viva. Para além da beleza do local, são as pessoas que o fazem, com a sua atividade e atitude positiva.
A zona do Carmo, vizinha do Chiado, tem alguns pontos fascinantes da história da cidade, como o Convento e a Igreja do Carmo, que mantém a elegância e a imponência. Aí poderá visitar as ruínas, mas também o Museu Arqueológico do Carmo, que inclui um espólio de peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e barrocas. O Largo do Carmo é também um local emblemático da história nacional recente, tendo sido palco privilegiado da revolução dos cravos, em 25 de Abril de 1974.
A ligação entre o Carmo e a Baixa é feita através de outro monumento fundamental da cidade, o irresistível Elevador de Santa Justa. No topo uma belíssima vista sobre a Baixa Pombalina.
Não perca a oportunidade de descer ou subir por este elevador centenário, o único elevador vertical que presta um serviço público e que foi concebido por um discípulo de Gustave Eiffel, mantendo por isso um estilo arquitetônico peculiar.
Já na Baixa, por tradição o centro comercial da cidade, encontrará um forte pólo de concentração de lojas e local para passear. A Rua Augusta é a artéria principal da Baixa Pombalina...
...unindo o Terreiro do Paço, aberto para o rio e símbolo de poder, à belíssima Praça do Rossio (D. Pedro V).
Acima do Rossio, está a Avenida da Liberdade. Um passeio naquela que já foi, em pleno século XIX, o “Passeio Público” da cidade e onde as elites se juntavam para caminhar. Hoje, encontram-se na Avenida as lojas de grandes marcas, onde se realizam as compras mais cosmopolitas e mais internacionais da cidade.
Se foi no Castelo que tudo começou, a história encontra-se em toda a cidade. Com mil anos de história, Lisboa está repleta de monumentos de grande importância, que traduzem alguns dos momentos mais fundamentais da história nacional.
Capital de Império, Lisboa teve o seu expoente máximo de riqueza na época dos Descobrimentos.
Bem perto do Castelo, na Graça, encontra-se a Igreja e Mosteiro de S.Vicente de Fora, um dos mais imponentes e notáveis monumentos religiosos da cidade. Construído logo a seguir à conquista da cidade aos mouros, foi o resultado de um voto do rei D.Afonso Henriques a S.Vicente durante o cerco à cidade em 1143. Bem perto, podemos dar de caras, se for terça-feira ou sábado, como uma das mais populares e concorridas feiras da cidade, a Feira da Ladra, com antiguidades preciosas. É um verdadeiro passeio cultural.
Descendo até Santa Apolónia e percorrendo essa zona ribeirinha, encontramos um original edifício, a Casa dos Bicos (século XVI). Os tais bicos que lhe dão o nome vêm da sua fachada talhada em ponta de diamante. À peculiaridade estética do edifício, com influências italianas aliadas a elementos de estilo manuelino, junta-se a importância histórica de ter pertencido a Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia, e por terem sido encontrados vestígios arqueológicos romanos.
Junto à zona ribeirinha do Tejo, a poente do centro da cidade encontra-se Belém, representante da cidade da época dos Descobrimentos.
Nesta zona há duas construções classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: o Mosteiro dos Jerônimos...
...mandado construir pelo Rei D. Manuel I em 1501 e o melhor exemplo do denominado Estilo Manuelino, cuja inspiração provém dos descobrimentos, estando também associado ao estilo gótico e algumas influências renascentistas. Os restos mortais de Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, repousam no Mosteiro, e também o grande descobridor Vasco da Gama.
No Bélem além do Padrão dos Descobrimentos, encontra-se o Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, o Museu Nacional dos Coches, o Museu da Electricidade, a Igreja da Memória e o Centro Cultural de Belém.
O Palácio da Presidência, outrora palácio de reis, é hoje monumento nacional e sede da Presidência da República Portuguesa. Chamado "das leoneiras" no século XVIII, parece ter como emblema o leão - símbolo solar que alia a Sabedoria ao Poder. Uma bandeira de cor verde com o escudo nacional - o estandarte presidencial - é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.
A entrada no palácio faz-se pela rampa do Pátio dos Bichos. Por aqui entram os convidados do Presidente da República e visitas oficiais. No lado esquerdo da subida está o antigo Pátio das Equipagens, onde antes se encontravam as cavalariças e depósitos de coches e arreios. Atualmente estas instalações acolhem o Museu da Presidência da República. A rampa termina no Pátio dos Bichos.
É junto a esta entrada que se realiza, no 3.º Domingo de cada mês, às 11 horas, a Rendição Solene ou Render da Guarda, realizado pela guarda de honra do Palácio Nacional de Belém, a cargo do Esquadrão Presidencial do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana.
Lisboa é, no contexto europeu, uma cidade com características particulares, beneficiando da proximidade de vários parques que constituem indiscutíveis atrações turísticas.
Mafra / Oeiras / Vila Franca - Parque e áreas naturais com espantosa variedade de fauna e flora, constituindo locais privilegiados de descanso, desporto e lazer.
Oeste / Ribatejo / Templários - única reserva marinha do país, bem como outras classificadas internacionalmente como "Reserva da Biosfera".
Setúbal / Tróia- O Parque Natural da Arrábida, as Reservas Naturais do Estuário do Sado e do Tejo são algumas das belezas paisagísticas naturais da Setúbal / Tróia.
Sintra- Sintra está classificada como Património Mundial pela UNESCO. No extremo do Parque Natural Sintra-Cascais encontra-se o Cabo da Roca - o ponto mais ocidental da Europa.
Fazer compras em Lisboa é uma experiência de diversidade e de prazer. Desde as lojas mais tradicionais aos grandes centros comerciais, desde as marcas portuguesas às marcas internacionais, tudo é possível adquirir em Lisboa
Mas há locais em que a experiência de compra vai para além do produto. No centro de Lisboa, há diferentes espaços para variados gostos. Para começar pelas lojas mais tradicionais, nada melhor do que visitar a Baixa, com um comércio singular e que, se mantém inalterado há décadas. São lojas centenárias e pitorescas, que conservam e preservam os traços da arquitetura pombalina e algumas ruínas de ocupações anteriores. Subindo o Chiado, há uma oferta mais glamorosa e diversificada, com lojas de design, livrarias. Na Avenida da Liberdade, as grandes marcas internacionais marcam presença, sobretudo de moda, garantindo-lhe a diversidade e qualidade de uma grande capital européia.
Avenida da Liberdade, liga a Praça dos Restauradores à Praça Marquês de Pombal e é considerada um dos lugares mais elegantes da cidade de Lisboa, ponto de eleição de escritórios, árvores centenárias, lojas de moda de renome internacional, centro de festividades e manifestações. Esta avenida está repleta de hotéis (muitos deles de luxo), lojas e alguns dos melhores cafés, teatros e Universidades. Esta é uma das mais (se não a mais) importantes avenidas de Lisboa.
Nesta avenida ainda há das antigas lojas de alfaiates, seguidas de marcas conhecidas como Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana, Armani, Todd's, Burberry, etc. Também há lojas multimarca de luxo, que vendem marcas como Christian Dior, Chanel, Versace, Balmain, Gucci, Givenchy, Yves Saint Laurent, Michael Kors, Stella McCartney, Christian Louboutin, Donna Karan, etc.
FASHION CLINIC– Uma das lojas mais bacanas da Av., loja multimarcas com o que tem de melhor da moda internacional. Av. da Liberdade, Tivoli Fórum loja 5, 1250-146 Lisboa - Phone: +351 21 354 90 40 - http://www.fashionclinic.pt/
FASHION CLINIC– Uma das lojas mais bacanas da Av., loja multimarcas com o que tem de melhor da moda internacional. Av. da Liberdade, Tivoli Fórum loja 5, 1250-146 Lisboa - Phone: +351 21 354 90 40 - http://www.fashionclinic.pt/
Caminhar na Avenida da Liberdade foi, e sempre será sinônimo de elegância!
Já no Bairro Alto, a oferta são lojas de roupas, de estilistas nacionais e também algumas em segunda mão, mas também lojas de decoração, design ou música. Uma concentração de lojas de design é o que encontrará em Santos, em grandes espaços que oferecem sempre uma visão alternativa dos objetos e da decoração. Bem perto, poderá encontrar produtos frescos e flores no Mercado da Ribeira, onde todos os seus sentidos serão despertados. Às terças-feiras e sábados, terá também oportunidade de visitar a mais importante feira da cidade, a famosa Feira da Ladra...
...onde encontrará, para além de interessantes bugigangas, verdadeiras peças de colecionador.
Há vários centros comerciais em toda a região. A cidade tem alguns dos maiores e mais diversificados centros comerciais. Os outlets também fazem parte de Lisboa!
Próximo de Lisboa existe um dos maiores centros comerciais, o Dolce Vita Tejo (Amadora)...
...já na cidade estão o Centro Colombo, Amoreiras Shopping Center e o Centro Vasco da Gama. Ou, para compras mais típicas, a Baixa de Lisboa.
Existem muitos outros centros comerciais nas periferia de Lisboa, como o Almada Forum (Almada), o Oeiras Shopping (Oeiras), o Rio Sul Shopping (Seixal), o Freeport Alcochete (Alcochete) e outras áreas como no Montijo, em Cascais, em Loures e em Odivelas.
Outlet Freeport...
Freeport Leisure (Portugal), S.A. Avenida Euro 2004, 2890-154 Alcochete
Free Shuttle:
PARTIDA » Praça Marquês de Pombal Lisboa 10h00
CHEGADA » Avenida Euro 2004 - Freeport Alcochete 11h00
PARTIDA » Avenida Euro 2004 - Freeport Alcochete 13h30
CHEGADA » Praça Marquês de Pombal Lisboa 14h30
PARTIDA » Praça Marquês de Pombal Lisboa 15h00
CHEGADA » Avenida Euro 2004 - Freeport Alcochete 16h00
PARTIDA » Avenida Euro 2004 - Freeport Alcochete 18h30
CHEGADA » Praça Marquês de Pombal Lisboa 19h30
Uma excelente atração e dica de passeio é conhecer a Lx Factory em Alcântara, próximo a Ponte 25 de Abril. Um lugar onde em 1846 funcionou a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonenses, um dos mais importantes complexos Fabris de Lisboa. Com o passar dos anos, os donos foram sendo trocados, até o desativamento total dos pavilhões.
Em 2008, com os prédios em ruínas, nasceu o projeto urbano Lx Factory, que se transformou numa Lisboa underground, com lojas, restaurantes, bares e locais para festas e eventos.
HOTÉIS
CS Palace Lisboa Hotel. - Este palácio do século XVI foi elegantemente restaurado de forma a oferecer uma acomodação exclusiva e instalações num edifício onde a história e o design andam lado a lado. A sua localização na zona de Belém permite aos hóspedes um fácil acesso aos marcos históricos e culturais da cidade. http://www.cspalacelisboahotel.com/
Dom Pedro Palace Lisboa - Com sensacionais vistas da cidade e do rio Tejo, o Dom Pedro Palace Lisboa situa-se num monte, com vista para o centro comercial Amoreiras. Situado idealmente tanto para visitantes a negócios como a lazer, o hotel apresenta um bom nível de conforto, instalações e serviço exigido pelas suas 5 estrelas.
http://www.dom-pedro-palace-lisbon.com/
Pestana Palace Hotel & National Monument – Quem sabe um dos hotéis de Lisboa mais luxuoso, O Pestana Palace e os célebres jardins representam o indispensável retiro. Situado perto de Belém, a sua Torre, o Monumento dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimo, o Pestana Palace situa-se perfeitamente numa área calma, perto do legado marítimo, no centro de Lisboa. http://www.pestanapalacelisbon.com/
Hotel Sofitel Lisboa Liberdade- Luxuoso hotel localizado na maior e principal avenida da Capital, a Avenida da Liberdade, cujos fáceis acessos levam até à área comercial da baixa lisboeta, existindo mesmo em frente ao hotel ligações ao metro de Lisboa que facilmente levam os hóspedes a caminhar pelos magnificos antigos bairros de Alfama e Bairro Alto onde se respira a alma portuguesa e a canção do Fado. http://www.sofitel.com/
Altis Belém Hotel & Spa – Próximo ao Rio Tejo e rodeado por algumas das principais atrações, o novo 5 estrelas design Altis Belém Hotel & Spa não podia estar mais bem situado para uma estadia tranqüila e conveniente em Lisboa. Com um design deslumbrante e todos os confortos e comodidades modernas que se esperaria de um hotel de 5 estrelas. http://www.portugal-live.net/
Altis Avenida Hotel - O elegante e novíssimo hotel de cinco estrelas Altis Avenida fica no coração de Lisboa. De fácil acesso aos pontos de interesse da cidade, e de excelentes transportes públicos. Conta com o restaurante/bar no terraço com vistas de 360º sobre Lisboa. http://www.portugal-live.net/
Hotel Tivoli Lisboa - Na chique Avenida da Liberdade, um hotel de 5 estrelas distinto no coração da cidade é um excelente ponto central a partir do qual pode visitar todos os marcos históricos e atrações. Com piscina, restaurante e muito mais. http://www.madeira-portugal.com/
O Jerônimos 8 é um novo e requintado boutique hotel de 4 estrelas. Situado em Belém, perto do famoso mosteiro, monumentos e de frente para o rio Tejo tem a posição ideal para poder apreciar os pontos altos de Lisboa, mantendo-se um cantinho da cidade calmo e pacífico. http://www.sw-hotelguide.com/
Hotel do Chiado - O histórico bairro do Chiado é uma fascinante e animada parte da cidade de Lisboa. Mesmo no centro encontra o recentemente restaurado Hotel do Chiado de 4 estrelas, reconhecido pelo seu serviço requintado e conforto, tanto nos quartos como nas áreas públicas; perfeito para uma estadia inesquecível. http://www.hoteldochiado.com/
Lisboa Regency Chiado - Esta preciosa jóia de 4 estrelas está alojada mesmo no centro histórico da baixa de Lisboa, literalmente a curta distância de algumas das partes mais famosas da cidade. Próximo dos excelentes serviços de autocarro e Metro e o famoso teleférico. http://www.lisboaregencychiado.com/
Os melhores locais para se ver em Lisboa:
*Estação do Rossio *Elevador da Glória *Elevador de Santa Justa *Park Eduardo VII
*Praça Marquês de Pombal *Igreja do Carmo *Avenida da Liberdade *Praça dos Restauradores * Praça da Figueira *Jardins de Lisboa *Jardim Zoológico *Rua Augusta
*Rossio *Palácio de São Bento *Palácio de Queluz *Praia do Guincho *Costa da Caparica *Palácio de Mafra *Palácio da Pena *Oceanário *Cascais *Palácio de Belém
*Miradouro de São Pedro *Serra da Arrábida *Parque das Nações *Chiado *Alfama *Ponte 25 de Abril *Ponte Vasco da Gama *Planetário *Pastéis de Belém *Mosteiro dos Jerônimos *Padrão dos Descobrimentos *Castelo de São Jorge *Sintra *Jardim Botânico
*Praça do Comércio *Torre de Belém.
Representante da Lisboa moderna, o Parque das Nações nasceu em 1998, para acolher a exposição mundial Expo 98 subordinada ao tema dos Oceanos. A exposição foi inaugurada em 22 de Maio de 1998, dia em que se celebraram os 500 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.
Com tudo isto, a zona oriental da cidade chamada Parque das Nações tornou-se a zona mais moderna de Lisboa e mesmo de Portugal, e Lisboa ganhou imensas estruturas, como a Torre São Rafael e Torre São Gabriel, ambas com 110 metros de altura, as mais altas estruturas de Lisboa e de Portugal. As principais atrações do bairro são: o Oceanário de Lisboa...
...o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão de Portugal, a Torre Vasco da Gama, a Ponte Vasco da Gama e o Gare do Oriente, do arquitecto Santiago Calatrava.
Duas pontes unem a cidade à margem sul do rio Tejo: a Ponte 25 de Abril que liga Lisboa a Almada, inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar...
... e posteriormente rebatizada com a data da Revolução dos Cravos, e a Ponte Vasco da Gama, com 17.2 km de comprimento, uma das mais longas da Europa e a quinta mais longa ponte do Mundo, que liga a zona Oriental e Sacavém ao Montijo. Inaugurada em 1998 no âmbito da Expo 98, comemora também os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.
Os clubes de futebol mais destacados são o Sport Lisboa e Benfica (SLB) e o Sporting Clube de Portugal (SCP), conhecidos apenas por Benfica e Sporting respectivamente. Estes clubes jogam nas mais altas modalidades desportivas nacionais e internacionais.
A gastronomia de Lisboa está influenciada pela sua proximidade do mar.
Especialidades tipicamente lisboetas são as pataniscas de bacalhau e os peixinhos da horta. Também se pode desfrutar das saborosas sardinhas (principalmente nas épocas festivas, como no Santo António). O famoso Bife à Café, é outro prato tradicional da capital.
O doce mais famoso de Lisboa, é o Pastel de Nata, cujos mais famosos são os de Belém, que são feitos numa antiga fabrica na Freguesia de Belém.
Reza a lenda, que há mais de 500 anos, uma cozinheira, não tinha ingredientes suficientes para fazer um doce, e que resolveu inventar, ai nasceram os Pastéis de Belém.
Foram fabricados durante anos no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, só há poucos anos é que mudaram o seu local de fabricação.
A gastronomia de Lisboa é imensa, por onde se anda há restaurantes com muito bacalhau, frutos do mar e especialidades Lusitanas.
CAIS DO SODRÉ situado ao redor da Estação ferroviária que leva até Estoril e Cascais, é o único lugar em Lisboa onde se pode apanhar todo o tipo de transporte. Caminhar pela zona ribeirinha, pela Rua do Arsenal onde está o peixe salgado e o bacalhau seco. Na promessa de uma noite longa, caminhando até às Docas de Santo Amaro está a zona de restaurantes e bares.
A Pescaria - Cais da Ribeira, 18/9, 1200-109 Lisboa Cais do Sodré
Adega dos Macacos - R. D. Luís I, 2B. 1200-151 Lisboa Cais do Sodré
Cais da Ribeira - Aberto das 19.00/02.00 horas, Domingos das 12.00/16.00 e as 19.30/23.00 horas, fecha as Segundas - Cais do Sodré Armazém A-2, 1200-450 Lisboa Cais do Sodré.
Porcão - Cozinha Brasileira - Endereço: Doca de SuZ Amaro, R. Cintura do Porto, 79, Armazém 7 - Lisboa.
A Tasquinha da Adelaide pode ser definida pelos opostos: pequena no espaço, grande na qualidade. O reduzido espaço da sala não impede, contudo, que o ambiente seja acolhedor e a decoração agradável. Quanto à cozinha, a cargo de Adelaide Miranda, segue uma linha tradicional - Rua do Patrocínio, nº 70-74 - Lisboa.
MERCADO da RIBEIRA - Em frente ao cais Sodré, também conhecido como Time Out Market..o Mercado reúne...
...o que há de melhor na gastronomia de Lisboa e de Portugal... Todos os restaurantes apresentam pratos de excelente qualidade da culinária Portuguesa de uma forma muito autêntica, moderna e atrativa. https://www.timeout.pt
A música tradicional de Lisboa é o fado, canção nostálgica acompanhada à guitarra portuguesa. Uma explicação popular da sua origem remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, após a reconquista Cristã. A origem do fado parece despontar da popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha, e da sua síntese popular com outros gêneros afins, como o lundu, na rica cultura presente em Lisboa.
Para quem gosta de Fado, Restaurantes que oferecem shows de Fado:
SENHOR VINHO - Rua do Meio à Lapa, 18 -Tel: 21 397 26 81- www.restsrvinho.com
CASA DE LINHARES -Beco dos Armazéns do Linho - Nº 2, Alfama- Tel: 21 88 650 88- www.casadelinhares.com
CAFÉ LUSO - Travessa da Queimada, 10 (Bairro Alto)Telefone: 21 342 22 81 - www.cafeluso.pt
DRAGÃO DE ALFAMA- Rua Guilherme Braga 8 -Tel: 21 886 77 37
CLUBE DO FADO -R. S. João da Praça, 94 - Junto à Sé -Tel: 21 886 77 37 - www.clube-de-fado.com
O CALDO VERDE - Rua da Esperança, 91 -Tel: 21 390 35 81
FAIA- R. Barroca, 54/56 -1200-050 Lisboa - Tel: 21 342 67 42- www.ofaia.com
PÁTIO DA MEMÓRIA - Calçada da Memória, 57A - Ajuda -21 364 44 51