Talim,Talin ou Tallinn é a capital da Estônia. A Estônia é um pouco maior que a Holanda e tem cerca de 1,4 milhões de habitantes, 32% dos quais de origem russa; a capital tem cerca de 430.000 habitantes.
Com uma costa com cerca de 3.700 km e mais de 1.000 ilhas, a maior quantidade de pântano por metro quadrado da Europa (20% do país) e cerca de 40% do território coberto de floresta e lagos, a Estônia não é o local ideal para montanhistas. Ainda assim, a colina Suur Munamagi, com os seus 318 metros de altura, é o ponto mais alto do Báltico.
O principal porto mercante da Estônia localiza-se em Talin - porto de Muuga, um porto limpo e hoje com grande número de cruzeiros. Na descida dos navios, os passageiros são recebidos e recepcionados pelo povo de Talin, com artesanatos e comidas típicas.
Para os turistas que chegam pelo porto, há ônibus, taxis e os “ Hop on-Hop off” a disposição de todos.
Talin é cercada pela arquitetura russa que herdou dos tempos de domínio russo e como ex-república soviética. Talin era o lugar escolhido dos Czares no verão pelo seu clima e suas praias.
Pontos Turísticos:
• Praça da Liberdade (Vabaduse Väljak). Dos últimos dias dos czares e através do primeiro período de independência da Estônia, é um espaço aberto à beira da Cidade Velha, um lugar de simbolismo nacional e orgulho cívico, bem como um ponto de encontro favorito do público.
• Palácio Barroco do Norte, construída por Pedro, o Grande e por sua esposa, Catherine I, em 1718. Kadriorg Park, cerca de dois quilómetros a leste do centro histórico, e, na direcção oposta, o Museu das Ocupações (houve várias: uma nazi e duas soviéticas). Escolhido pelo czar Pedro, o Grande, para aí edificar o palácio barroco do início do século XVIII onde hoje funciona o Museu de Arte Kadriorg, em um grande espaço verde da cidade.
• Bairro Rotermann, um complexo que fica entre Cidade Velha e o porto de passageiros. O que era uma coleção de edifícios em ruínas, apenas uma década atrás é hoje um movimentado centro comercial e cultural.
• Ruelas da Cidade Velha...
Uma Cidade Medieval que se divide em Cidade Alta e Cidade Baixa, onde um dos prazeres de caminhar por aqui é descobrir aos poucos pequenas passagens medievais, aparentemente esquecidas pelo tempo, como a Passagem de Santa Catarina, entre as ruas Vene e Müürivahe, sendo um dos pontos mais fotografados da cidade, graças à atmosfera medieval que parece guardar ainda hoje.
Mas também as igrejas medievais não podem ser esquecidas, como a Igreja de São Olavo, a Igreja de São Nicolau, construção do século XIII, que abriga no seu interior algumas das obras de arte mais valiosas do país, e a Igreja do Espírito Santo, consagrada no século XIV, igrejas que se vão dando a descobrir quando percorremos essa rua Müürivahe.
Uma rua medieval com aspecto de fortaleza que abriga, em cada um dos arcos da muralha, pequenas lojinhas enfeitadas com toldos vermelhos, onde simpáticas e rechonchudas estonianas em boa hora vendem casacos, cobertores, luvas e toucas de lã tricotadas à mão, sempre coloridíssimas e com desenhos elaborados, até porque nesta época do ano o Inverno oferece a Talin um encanto especial, cobrindo a cidade com um belo manto branco.
É esta a Cidade Baixa envolta numa fortificação murada intercalada por diversas torres, com algumas delas tornadas verdadeiros símbolos da cidade, e por isso consideradas verdadeiros ícones turísticos, como a Torre do Canhão, construção do século XVI, ou as torres Nunna, Sauna, Kuldjala e Neitsitorn, esta última conhecida especialmente por ter servido, durante a idade média, para aprisionar mulheres acusadas de prostituição.
Mas há outra Talin, a da Cidade Alta, igualmente fascinante, das ruas e ruelas que guardam verdadeiras obras-primas da arquitetura mundial e histórica, dos miradouros da Kohtu Street e de Patkuli, do Toompea Castle, do Palácio rosa em estilo barroco datado do tempo de Catarina a Grande, dos jardins e...
... belíssima Catedral Alexandre Nevsky...
... um dos mais belos e conservados exemplares e símbolos da religião Ortodoxa Russa na Europa, mas também um símbolo do poder dos czares sobre o povo estoniano, das décadas mais recentes do domínio soviético e da forte influência russa ainda visível na cidade.
Mas esta também é a Talin das noites animadas, dos museus, bares, galerias de arte e dos restaurantes que não perderam a traça, o estilo, a arquitetura e uma forma de receber que nos transporta numa viagem a essa época, fazendo com que muitos a chamem de Capital Medieval da Europa.
• Praça da Câmara Municipal é o centro da Cidade Velha nos últimos oito séculos. Cercado por casas comerciais e, no verão, cheio de mesas café, é uma tração imperdível para os turistas.
• DUOmo de Talin - A reluzente igreja, Medieval que está no centro da colina Toompea é mais conhecida pela população local como a "Toomkirik" (Dome Church), e é a principal igreja luterana na Estônia. Fundada em algum momento antes 1233 e repetidamente reconstruída uma vez que, a igreja exibe uma mistura de estilos arquitetônicos.
• Kadriorg - uma arena de concertos ao ar livre, construído em 1959, um número de salas interiores, e hospedar uma multidão de grandes concertos e festivais ao longo do ano. Concha Acústica de Talin - Os estonianos são muito patriotas. Realizam de cinco em cinco anos um Festival de música que reúne milhares de pessoas.
Com quase dois quilômetros de sua parede original da cidade ainda de pé, Talin possui uma das mais bem preservadas fortificações medievais da Europa. Na verdade, uma grande parte do que dá o seu charme da Cidade Velha de conto de fadas é o sistema de paredes e torres e que o rodeia.
Em Talin está localizada a Universidade de Tecnologia de Talim, assim como outras instituições de educação superior e ciência, incluindo:
• Universidade Pedagógica de Talin (novo nome da Universidade de Talim)
• Academia Estoniana de Música
• Academia Estoniana de Arte
• Academia Estoniana de Defesa do Estado
• Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana Estoniana
Vários ferries operam como a Viking Line, Silja Line, Linda Line Express, Tallink e outras, ligando Talin a:
• Helsinki (Finlândia)
• Estocolmo (Suécia)
• Åland (Finlândia)
• San Petersburg (Rússia)
• Rostock (Alemanha)
Restaurantes:
Restaurant Stenhus - www.stenhus.ee Puhavaimu 13/15, Tallinn 10123, Estônia – Restaurante perfeito. Jantar com Reservas
Kadriorg- www.restorankadriorg.ee- Weizenbergi 18, Tallinn 10150, Estônia - Cozinhas Italiana, Francesa - ambiente agradável e serviço de alto nível.
Olde Hansa - www.oldehansa.com - Vana turg 1, Tallinn - 627 9020 - Café da manhã/Brunch, Lanches, Jantar com Reservas, Aberto até tarde.
Peppersack - www.peppersack.ee - Viru 2, Tallinn - 646 6800
Kuldse Notsu Kõrts - www.hotelstpetersbourg.com - Dunkri 8, Tallinn - 628 6567 Lanches, Jantar com Reservas
Le Bonaparte - www.bonaparte.ee - Pikk 45, Talin - 646 4444 – Bistrô - Muitos dos restaurantes e cafés de Talin incluindo o Bonaparte estão promovendo o Menu de Talin, que faz parte do Talin 2011 - Capital Européia da Cultura.
Vanaema Juures - www.eestimaitsed.com - Rataskaevu 10-12, Tallinn - 626 9080 – Restaurante Pequeno.
Restoran Ö - www.restoran-o.ee - Mere puiestee 6E, Tallinn - 606 9422 - Cozinha Contemporânea, Leste Européia, Escandinava
Hotéis:
Hotel Telegraaf – 5* - Hotel de Charme. Muito bem localizado e charmoso. Com 86 quartos do século 19 e ambientes com Elemis SPA, estacionamento subterrâneo e acesso Wi-Fi. Ainda o Restaurant Tchaikovsky apresenta uma sinfonia de cozinha russa. Este hotel de luxo em Talin está localizado na Cidade medieval Velha ao lado da Praça da Câmara Municipal, que remonta ao século 13.
Um serviço inigualável numa atmosfera histórica! www.telegraafhotel.com
Three Sisters Hotel – 5* Localizado dentro das muralhas do século 16 da cidade velha lendária de Tallinn, The Three Sisters Hotel permite-lhe explorar a Hansa Old sem sacrificar o estilo e conveniência. www.threesistershotel.com
Savoy Boutique Hotel – 4* Localização soberba no centro histórico de Tallinn
hotel boutique romântico digno e acolhedor; Em meio a todos os eventos culturais e locais históricos, construído em 1890
Schlössle Hotel – Hotel Boutique – O mobiliário de luxo e os funcionários atenciosos garantem uma estadia memorável neste hotel encantador. AS Schlössle Pühavaimu 13/15, 10123 Talin, Estonia
Compras:
Talin é uma cidade amigável ao consumidor! A maioria das lojas na Cidade Velha e lojas de departamento em toda a cidade estão abertas sete dias por semana, e cartões de crédito são amplamente aceitos.
Os melhores lugares para encontrar moda de qualidade, sapatos, perfumes e similares são as boutiques elegantes ao longo da Viru Cidade Velha e as ruas Müürivahe, e as lojas de departamentos e shoppings que foram recentemente aparecendo por toda a Talin.
Pelas ruas da Cidade Velha, há lojas que vendem relógios, armas, capacetes, roupas da era do comunismo autoritário. É uma volta ao tempo!
De la Gardie: (I-2) Viru 13/15, da cidade velha. www.delagardie.ee
Demini Kaubamaja: (I-2) Viru 1, tel. 667-5135. Um shopping de menor escala exclusiva, no coração da cidade velha.
Kaubamaja: (J-4) Gonsiori 2, tel. 667-3100. Sofisticado www.kaubamaja.ee
Kristiine Keskus: (C-2) Endla 45; no cruzamento da Endla e Tulika. Um shopping perto do centro da cidade. É sentir-ocidental, arejado, espaçoso e tem boa iluminação. www.kristiine.ee
Lemon: (C-3) Estónia pst. 1. Um centro comercial para o vestuário e calçado.
Maksimarket: Peterburi tee 62a. Uma opção um pouco mais barato. Há também uma outra Maksimarket em Laagri, em Pärnu mnt. 558a. Funcionamento :09-22. www.etk.ee
Merekeskus: (B-3) Mere pst. 10, tel. 644-1188. Um mercado-como a ampla seleção de itens de vestuário. Não perecíveis, mas há um café no segundo andar e lugares ao ar livre durante os meses de verão. Funcionamento até às 19:00.
Rocca-al-Mare Shopping Center: Paldiski mnt. 102, em frente ao jardim zoológico. Maior shopping center da Estónia, e favorito de muitos. Funcionamento :09-21,
Rotermanni Keskus: (I-4) Mere pst. 4, ao lado da cidade velha. Bons preços. Um supermercado no primeiro andar.
SadaMarket: Sadama 08/06, tel. 661-4550. Próxima aos terminais A, B e C. Isso é novo shopping, e algumas áreas ainda estão vazias. Há uma bagagem de segurança no primeiro andar. Um bom lugar para comprar qualquer lembrança de última hora antes de tomar o barco.
Selver: em Järve, em Pärnu mnt 238, há um grande centro comercial. Há também lojas menores Selver em Mustamäe, no Kadaka tee 56, em Tondi em Tammsaare tee 62, em Lasnamäe em Punane 46, e em Pirita em Rummu tee 2. Funcionamento:09-23. www.selver.ee
Stockmann: (C-4) Liivalaia 53, tel. 633-9500. Uma subsidiária da loja de departamento finlandês, Stockmann Tallinn tem uma boa selecção de bens e uma mercearia excelente. Seu serviço ao cliente é o máximo. Os preços tendem a ser ligeiramente superior na maioria dos centros de compras. Bom estacionamento, uma cafeteria agradável no piso superior. Funcionamento :09-22; Sat, dom. 21/09. www.stockmann.ee
Sikupilli Prisma: (D-5) Tartu mnt. 87, tel. 680-9500. Bons preços. Funcionamento 08-23.
Viru Keskus: Viru Väljak 4, tel. 610-1444. Funcionamento:08-22. A nova marca, no centro da cidade, com garagem própria.
WW Passaaþ: (I-3) Aia 10 3/Vana-Viru, tel. 627-1200. Um shopping na cidade velha. Funcionamento :10-20; dom 10-17.
Padarias:
Balti Sepik: (I-2) Suur-Karja 3, tel. 644-4365, (C-3) Suda tn. 1, tel. 646-1656 e (B-3) Narva mnt. 6, tel. 661-6019.
Mademoiselle: (B-2) Toompuiestee 27, no Grand Hotel Talin. Pães e bolos boa excelente.
Pagaripoisid: (D-4) Vana-Louna 37, tel. 627-3700, também no subúrbio de Mustamäe, no Sütiste tee tee 32 e Ehitajate 29.
Seja qual for o tempo de estadia em Talin, na Medieval romântica ou da moda, uma cidade high-tech - as portas estão abertas. Apenas faça a sua escolha!
A cidade é compacta e tranqüila, a maioria dos pontos turísticos podem ser facilmente explorados a pé, sem a necessidade de transporte. Os eventos culturais, restaurantes, lojas e vida noturna estão convenientemente concentradas no centro da cidade.
www.tourism.tallinn.ee
Nenhum comentário:
Postar um comentário